05/12/2023 às 15h36min - Atualizada em 05/12/2023 às 16h01min

Suplementação mineral na época das chuvas: caminho para a melhor nutrição animal

Estratégia é utilizada para garantir o aproveitamento do potencial de ganho fornecido pelas pastagens, assegurando o sucesso nos ganhos do rebanho

Julia de Souza Calaça
Minerthal

O fim do ano é a época mais favorável para a produção animal criada a pasto. No período das águas, meses entre novembro e março, os dias mais longos (maior prevalência de luz solar) e as temperaturas mais altas fazem com que a planta apresente boas taxas de crescimento. Dessa forma, o pasto pode apresentar as características necessárias para fazer com que o animal apresente bom ganho de peso.

Ao contrário do período da seca, animais em pastejo durante as águas, normalmente, alcançam ganhos de peso médios superiores a 400 g/animal/dia, segundo dados da Embrapa Gado de Corte. Nessa situação, qualquer tentativa de suplementação deve ser, exaustivamente, analisada em termos da meta a ser alcançada dentro de um determinado sistema de produção.

Suplementação nas águas

A suplementação nas chuvas tem o objetivo de melhorar o desempenho animal pelo suprimento adicional de nutrientes, alcançando intensificação do sistema com redução da idade de abate e/ou idade de primeira cria. 

“Para garantir o aproveitamento total do potencial de melhores resultados fornecido pelas pastagens neste período do ano, a suplementação nas águas é ponto estratégico para garantir sucesso nos ganhos do rebanho”, explica a Responsável Técnica da Minerthal, Letícia de Souza Santos.

A maior parte da produção de bovinos no Brasil é realizada sob regime de pastagem, porém, os pastos tropicais normalmente apresentam deficiências nutricionais, que são alteradas de acordo com a condição climática de cada época do ano. Para que o animal expresse todo seu potencial produtivo e reprodutivo, essas deficiências nutricionais precisam ser corrigidas.

Durante o período das águas, a quantidade de minerais que o rebanho precisa ingerir está diretamente ligada à categoria e ao desafio produtivo que o gado está exposto. Em fazendas de cria, os animais a serem trabalhados são as matrizes, os reprodutores e os bezerros, que apresentam grande exigência por minerais, em especial do fósforo, por ser determinante na estrutura óssea corporal e composição do leite.

“Em termos nutricionais, a demanda das vacas por nutrientes é crescente para atender a manutenção, crescimento e reprodução. Dados apresentados pelo BR-Corte sugerem que a exigência de mantença de vacas zebuínas é aumentada 1,1 vezes no período médio de gestação e 1,33 vezes no período final da gestação. Isso nos mostra que a nutrição inadequada à atividade reprodutiva é a primeira a parar e a última a retornar à normalidade, representando prejuízo”, explicou Letícia.

Outro fator de fundamental importância para suplementação mineral para época das águas é a questão relacionada aos cochos. Os cochos são os “pratos” dos animais e uma situação comum de se encontrar nas fazendas é de não terem os dimensionamentos e posicionamentos corretos, o que levam a resultados insatisfatórios para o negócio.

Em relação ao seu posicionamento, a especialista explica que o ideal é em locais de fácil acesso para os animais e próximos das aguadas, já que os animais, quando vão iniciar seu processo de ruminação, querem sombra e água fresca.

“A suplementação mineral para época das águas é de fundamental importância no processo produtivo dos animais (carne e leite), devendo o produtor ficar atento ao manejo correto das pastagens e a fatores como cochos e os suplementos utilizados, de forma a potencializar os resultados da atividade pecuária”, finaliza Letícia.

Sobre a Minerthal

A Minerthal Produtos Agropecuários, fundada em 1973, atua em âmbito nacional, levando ao mercado uma linha completa de produtos capaz de suprir as necessidades dos pecuaristas nos sistemas produtivos de pecuária de corte (cria, recria e/ou engorda e confinamento), pecuária de leite e indústrias ligadas à pecuária, em qualquer época do ano.

Mais informações: www.minerthal.com.br.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp