05/12/2023 às 09h27min - Atualizada em 05/12/2023 às 16h00min

Agronegócio: concessão de crédito teve aumento acima de 10% nos dois últimos anos, identifica Serasa Experian com novo raio-x financeiro sobre o setor

Companhia lança o “Boletim Agro”, um acumulado trimestral com dados inéditos do cenário econômico rural; inadimplência do campo tem baixa no último trimestre

Bruno Laércio
serasa.experian.com.br
divulgação
A Serasa Experian, datatech líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude, acaba de lançar o Boletim Agro, um apanhado que será divulgado trimestralmente trazendo sempre informações econômico-financeiras inéditas e atualizadas sobre o setor.

O Boletim Agro se divide em categorias e traz informações relacionadas ao perfil da População Agro no Brasil, ao volume de crédito concedido, evoluções de score e Cadastro Positivo, além de dados atualizados sobre inadimplência e negativação. Tudo com recorte por porte, região e tipo de crédito contratado.

De acordo com os dados desse relatório, entre outubro de 2022 e setembro de 2023, o montante de crédito concedido à população rural chegou a R$ 386 bilhões.

Além disso, quando analisada por categoria, a tomada do recurso financeiro feita por essa população apresenta forte sazonalidade nas linhas Rural/Agroindustrial e Financeiras, com o pico registrado no 3º trimestre do ano e o menor montante no 1º. O Cartão de Crédito é a única modalidade que não registra marco sazonal, apesar da expansão de 96% entre T4/2020 e T3/2023. Veja no gráfico a movimentação trimestral dos anos de análise:
 

Inadimplência com credores específicos do agronegócio marca queda

O novo Indicador de Inadimplência do Agronegócio da Serasa Experian, que considera dívidas atrasadas a partir de 180 dias e também ganhará atualização trimestral dentro do Boletim Agro desenvolvido pela companhia, mostrou que o percentual da população rural inadimplente caiu no 3º trismestre deste ano, indo para 6,7%. Na comparação com o trimestre anterior (abril a junho de 2023) a retração foi de 1% e, feita a relação com o 3º trimestre de 2022, a baixa registrada foi de 0,2 ponto percentual. Confira a evolução trimestral no gráfico: 




De acordo com o Indicador, a categoria que mais teve destaque na inadimplência foram aqueles identificados como “sem registro de cadastro rural – arrendatários ou grupo familiar”. Desde o 3º trimestre de 2021 essa categoria sofreu um aumento que a descolou das demais, alcançando, no 2º trimestre de 2022, o percentual mais alto de nomes em vermelho (12,5%). Em 2023, também no 2º trimestre, chegou a 13,5% e, nesse período, registravam o Score médio mais baixo dentre todos os portes, com pouco mais de 468 pontos. Apesar disso, no 3º trimestre deste ano, marcaram melhora, com a taxa de inadimplência caindo para 10,0%.

Lançamento do Boletim Agro tem como objetivo democratizar informação

O lançamento do Boletim Agro, desenvolvido pela Serasa Experian, trará ao mercado um consolidado com dados inéditos sobre diversos detalhamentos do cenário econômico-financeiro do agronegócio, com categorias específicas para o consumo de crédito rural, negativação, inadimplência e mais. 

“O principal diferencial desse relatório é sua riqueza de detalhes. Nele conseguiremos, entregar informações gerais, mas também segmentadas por porte, faixa etária, linha de crédito, tempo de dívida, regiões agrícolas, Unidades Federativas, entre outras. É um verdadeiro raio-x financeiro do agronegócio no país”, comenta o head de agronegócio da companhia. 

O relatório, que será atualizado e divulgado a cada três meses, possibilita uma visão ampliada sobre toda a relação dos proprietários rurais com o mercado de crédito brasileiro, viabilizando a identificação de tendências, sazonalidades e comportamentos financeiros adotados em momentos de instabilidade, como em crises climáticas ou econômicas. 
 
“Essa ação está alinhada ao nosso compromisso de democratizar o acesso à informação sobre o setor do agronegócio, disseminando conhecimento para embasar análises críticas e a tomada de decisão por parte do mercado, por exemplo. A ideia é ampliar sempre que possível esse conteúdo, inserindo novos dados e insights importantes”, finaliza Pimenta. 

Para acessar a primeira versão do Boletim Agro da Serasa Experian na íntegra clique aqui!

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp