05/12/2023 às 15h03min - Atualizada em 05/12/2023 às 16h00min

Companhias aéreas brasileiras ficam bem distante da lista das melhores do mundo em 2023, aponta AirHelp Score 

Avaliação global de usuários traz Azul na 47a posição e Gol no 68o lugar  

Vinicius Pereira Santos
Reprodução: AirHelp

Logotipo    Descrição gerada automaticamente

Logotipo Descrição gerada automaticamente

 

 

 

Companhias aéreas brasileiras ficam bem distante da lista das melhores do mundo em 2023, aponta AirHelp Score 

 

Avaliação global de usuários traz Azul na 47ª posição e Gol no 68º lugar  

 

Nenhuma companhia área brasileira figura entre as mais bem avaliadas do mundo em 2023. É o que revela o ranking internacional AirHelp Score, divulgado hoje. As empresas Azul e Gol foram listadas no levantamento, mas passaram longe do topo, ocupando 47º e 68º lugares, respectivamente. Na edição do ano passado a Latam Airlines ocupou a quinta posição e, neste ano, acabou não aparecendo na relação.  

 

A Qatar Airways repetiu o feito de 2022 e foi novamente considerada a melhor companhia aérea na avaliação dos passageiros. A empresa obteve 8,38 como nota final, destacando-se pela opinião dos usuários (8,8), pontualidade (8,4) e consistência no processamento de reclamações (8,0). 

 

Na atual edição do ranking foram listadas 83 companhias aéreas, avaliadas por cerca de 16 mil usuários de 58 países. A pesquisa, realizada de janeiro a outubro deste ano, foi estruturado em três temas centrais: pontualidade dos voos; qualidade do serviço das companhias aéreas; e o processamento de reclamações com base na eficiência do atendimento de pedidos de indenização de clientes. 

 

Entre as aéreas nacionais, a Azul (47a posição) foi bem avaliada em termos de performance de partida e chegada no horário (8,3) e serviços (8,4), mas apenas 3,5 para processamento de reclamações, chegando a 6,74 como nota final. A Gol (68° lugar) recebeu nota 7,9 para pontualidade; 7,8 para serviço e apenas 2 em relação ao atendimento de reclamações de usuários - pior índice nacional registrado - alcançando pontuação final de 5,89.  

 

“Este ranking mostra que as companhias aéreas brasileiras continuam ficando muito atrás de suas concorrentes. O levantamento conta apenas com a avaliação dos passageiros e acaba deixando claro que ainda há um longo caminho a percorrer para que os usuários mudem essa percepção. Elas ainda deixam muito a desejar em casos de reclamação ou queixa. Temos como missão auxiliar os passageiros aéreos a reivindicar seus direitos garantidos pela lei e conscientizá-los em quais circunstâncias são cobertos pelo Código de Defesa do Consumidor”, avalia Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil. 

 

Publicada desde 2015, AirHelp Score é a avaliação mais abrangente e precisa de companhias aéreas e aeroportos com intuito de ajudar os passageiros a planejarem melhor seus voos. O ranking é produzido pela AirHelp, líder mundial na defesa dos passageiros aéreos e que já atendeu cerca de 20 milhões de pessoas. 

 

Melhores companhias aéreas do mundo 

 

Posição 

Companhias aéreas 

País 

Pontuação Final 

Pontualidade 

Qualidade do serviço 

Processamento de reclamações 

1° 

Qatar Airways 

Catar 

8,38 

8,4 

8,8 

8,0 

2° 

Eurowings 

Alemanha 

8,27 

9,3 

7,5 

8,0 

3° 

LOT Polish Airlines 

Polônia 

8,11 

8,3 

8,1 

7,9 

4° 

Etihad Airways 

Emirados Árabes Unidos 

8,09 

8,4 

8,7 

7,2 

5° 

All Nippon Airways 

Japão 

8,09 

8,2 

8,9 

7,2 

6° 

Austrian Airlines 

Áustria 

8,07 

8,4 

8,1 

7,7 

7° 

American Airlines 

Estados Unidos 

7,97 

7,7 

8,3 

7,9 

8° 

China Airlines 

Taiwan 

7,92 

7,5 

8,1 

8,2 

9° 

Widerøe 

Noruega 

7,89 

8,5 

7,7 

7,5 

10° 

United Airlines 

Estados Unidos 

7,88 

7,5 

8,1 

8,1 

47º 

Azul Airlines 

Brasil 

6,74 

8,3 

8,4 

3,5 

68º 

Gol 

Brasil 

5,89 

7,9 

7,8 

2,0 

 

 

Sobre AirHelp   

AirHelp é a maior empresa mundial especializada em direitos de passageiros aéreos, ajudando os viajantes a negociar indenizações por voos atrasados ou cancelados e em casos de recusa de embarque. A empresa também toma medidas legais e políticas para apoiar o crescimento e a aplicação dos direitos dos passageiros aéreos em todo o mundo. AirHelp já ajudou 2 milhões de pessoas a receber indenização e está disponível em todo o mundo e oferece suporte em 18 idiomas.  A companhia também oferece gratuitamente o Guia dos direitos do passageiro aéreo 2023. Trata-se de um manual simples, didático e prático, criado com o objetivo de garantir aos passageiros informações, assistência básica e procedimentos de indenização quando o voo não sai como planejado.  

  

Mais informações   

Conteúdo Comunicação   

Ricardo Morato ([email protected]) – Cel. 11 98799-5868   
Carol Freitas ([email protected]) - Cel. 11 99196-3890  

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp