04/12/2023 às 12h45min - Atualizada em 05/12/2023 às 16h00min

O propósito fica, a jornada muda!

*Por Rafael Kenji Hamada, médico e empreendedor mineiro, especialista em investimentos

NB Press
Rafael Kenji

Na escolha da profissão, somos induzidos a tomar uma das decisões mais importantes de nossas vidas, influenciados por fatores como a estrutura familiar e arranjos coletivos. O que não é ensinado é que essa escolha feita tão jovens pode sofrer alterações, e que não há erro nenhum nisso. A trajetória profissional é repleta de mudanças e oportunidades que podem nos levar a novos horizontes.   

 

Guiado por um propósito maior de “aliviar o sofrimento das pessoas”, entendi que o curso de medicina era o ideal para mim. Ao longo de meu amadurecimento profissional, pude reforçar que fiz e escolha correta, e que mais do que “salvar vidas”, eu como médico teria a honra de entender as dores mais profundas das pessoas, em busca de uma cura que poderia ser física, mental ou emocional. 

 

Impulsionado por uma busca intensa de significado e realização profissional, sempre tendo como base o meu propósito, que se tornou o alicerce que sustenta todas as etapas dessa jornada, pude entender que além das práticas clínicas, havia algo em que eu poderia impactar ainda mais pessoas. 

 

Notei que minha criatividade e inconformismo me ajudavam a criar soluções inovadoras para problemas comuns enfrentados na área da saúde. O questionamento constante e a inquietude para melhorar processos e desenhar projetos acenderam uma dúvida sobre o modo que eu estava enxergando a medicina, restrita à clínica e cirurgia.  

 

Compreendi que, para encontrar a verdadeira satisfação na minha carreira, eu precisava ir além do convencional e explorar caminhos que me permitissem usar minhas habilidades e paixões para causar um impacto positivo na vida das pessoas. Percebi que estava preparado para enfrentar os desafios que surgiram ao longo da transição. Mudar de uma carreira estável e segura, como a medicina, para o mundo complexo e incerto dos negócios, exigia coragem e determinação. No entanto, o propósito me deu a motivação para seguir em frente, superar obstáculos e mostrar ao mercado da saúde que precisamos de médicos empreendedores, criativos e gestores, além dos tradicionais clínicos e cirurgiões. 

 

Percebi que para fornecer soluções relevantes na área da saúde, eu precisava estar sempre atualizado e preparado para oferecer o melhor. Investir em materiais e estudos, abrindo espaço para perspectivas. 

 

A jornada de transição também me ensinou a valorizar a resiliência como uma característica essencial para o sucesso na carreira. A mudança de carreira, especialmente quando envolve o empreendedorismo, está repleta de incertezas e desafios inesperados. A resiliência me ajudou a encarar os momentos de incerteza como oportunidades de crescimento, aprendendo com os erros e transformando-os em lições. 

 

Aprendi também a importância do networking e da construção de relacionamentos, me conectando com pessoas inspiradoras, mentores e outros empreendedores que me proporcionaram aprendizado e colaboração. Essas conexões ajudaram a alavancar meus projetos e criar parcerias estratégicas. 

 

De médico aspirante à cirurgião, passei a me esforçar para ser um bom gestor e desenvolver soluções que impactam a vida de milhões. Foi assim que como gestor de uma empresa de telemedicina, com menos de 3 anos de formado, pode impactar a vida de mais de 40 milhões de pessoas, liderando um corpo clínico com mais de 3 mil médicos. Hoje, como CEO de uma Venture Builder, trabalhando no mercado financeiro, coordeno o investimento em dezenas de startups de saúde, cuidando do dinheiro de mais de 70 médicos, que buscam escalar ideias criativas no setor da saúde. 

 

Continuo “aliviando o sofrimento das pessoas”, através de projetos pessoais e das startups investidas. As habilidades de criatividade, resiliência e inconformismo hoje impactam milhões de pessoas e ajudam a reforçar que carreira não se resume em replicar as técnicas aprendidas na faculdade. 

 

Hoje, eu me posiciono como médico, conhecedor das habilidades técnicas da medicina, mas que utiliza dessas e de outras habilidades, para ganhar escala em projetos inovadores, que resolvem problemas latentes do mercado da saúde. 

 

Dessa forma, encorajo a todos a explorarem seu propósito e usá-lo como guia para tomar decisões e transformar suas carreiras em uma busca constante por significado e crescimento. 

 

*Por Rafael Kenji Hamada, médico e empreendedor mineiro, especialista em investimentos. Speaker do TEDx FCMMG, Rafael é também palestrante e professor do MBA de Gestão em Saúde 4.0 do BBI of Chicago.  

 

 

Sobre Rafael Kenji  

Rafael Kenji Fonseca Hamada é um médico e empreendedor mineiro, especialista em investimentos. Speaker do TEDx FCMMG, Rafael é também palestrante e professor do MBA de Gestão em Saúde 4.0 do BBI of Chicago. É CEO da FHE Ventures, venture builder pioneira em health techs, e fundador da edtech Academy Abroad, que tem foco em impulsionamento de carreira. Rafael Kenji é conhecido por seu trabalho no setor de saúde, particularmente em relação ao uso da tecnologia para melhorar a qualidade da assistência médica. Ex-Gerente Médico da Conexa e Ex-Diretor Comercial do Jaleko, é mentor e palestrante sobre os temas inovação, empreendedorismo, health techs, telemedicina e gestão em saúde. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp