03/08/2016 às 15h09min - Atualizada em 03/08/2016 às 15h09min

Hospital e Maternidade Santa Joana promove caminhada em prol da amamentação com apoio da Turma da Mônica

Ação contará com sessão de fotos com os personagens Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão no parque do Ibirapuera

Ulisses Oliveira
Divulgação

O Hospital e Maternidade Santa Joana promoverá a 6ª edição da Caminhada em Apoio à Amamentação, no próximo dia 6 de agosto, a partir das 9h, no parque do Ibirapuera. O evento gratuito é aberto ao público geral e visa proporcionar momentos de lazer e informação sobre o aleitamento materno.

 

Neste ano, a Mauricio de Sousa Produções se juntou à Maternidade Santa Joana em apoio ao movimento e levará convidados especiais: Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão para sessão de fotos com os participantes da caminhada.

 

A ação é realizada em apoio à Semana Mundial de Aleitamento Materno, criada há 24 anos pela World Alliance for Breastfeeding Action (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno). Essa semana é celebrada em mais de 120 países com o intuito de aumentar os índices de amamentação no mundo. O tema deste ano é "Amamentação: Uma chave para o Desenvolvimento Sustentável” e abordará o aleitamento em relação à sustentabilidade e sua importante contribuição para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estipulados internacionalmente pela ONU.

 

De acordo com a dra. Clery Bernardi Gallacci, pediatra neonatologista da maternidade Santa Joana, a preocupação de um meio ambiente melhor para todos é mundial e a amamentação está relacionada ao tema. “O leite materno está pronto e não necessita de manipulação. A amamentação pode colaborar com a sustentabilidade, pois o preparo das fórmulas lácteas, por exemplo, necessita de embalagem e para o seu preparo utilizamos mamadeira, copo, luz e fogo para aquecê-lo. Além da lavagem do material, em que usamos água, sabão e esponja. Estes são só alguns exemplos da complexidade de materiais envolvidos. Já a amamentação é um ato simples e natural, que não exige nenhum gasto”, ressalta.

 

A médica ainda comenta que os benefícios da amamentação para a saúde do bebê são vários. “A recomendação é um aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses, o que vai proporcionar a esses bebês uma proteção importante contra infecções e trazer um desenvolvimento neurológico melhor. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda manter o aleitamento exclusivo até o 6º mês e até os 2 anos com complementação de outras fontes de alimentos.”, esclarece dra. Clery.

 

Para Mônica Sousa, executiva da Mauricio de Sousa Produções, a amamentação é muito importante para a mulher em todos os sentidos e alerta “Todas as mães, especialmente as de primeira viagem, devem sempre pedir ajuda e orientação de profissionais que podem colaborar com dicas muito importantes”.

 

Anualmente, comparecem gestantes, mães de recém-nascidos, crianças e até famílias inteiras na Caminhada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.hmsj.com.br/servicos/caminhada-amamentacao2016. No dia do evento, as atividades terão início após entrega do kit para os participantes e exercícios de alongamento. Além da caminhada ao ar livre, também haverá esclarecimento de dúvidas com profissionais da saúde e as gestantes devem levar autorização do obstetra para a prática de exercícios físicos. Mais do que simplesmente andar pelo parque e manifestar apoio à amamentação, o encontro tem como objetivo promover a interação e a troca de experiências de famílias engajadas no aleitamento materno.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »