01/12/2023 às 15h34min - Atualizada em 02/12/2023 às 00h09min

Adoção estratégica do BIM traz benefícios na construção civil

MPD Engenharia agiliza processos e contabiliza ganhos com o uso da metodologia

Redação
Divulgação MPD Engenharia
São Paulo, Novembro de 2023 – BIM (abreviação de Building Information Modeling) é uma metodologia de trabalho colaborativa e em tempo real para a gestão de projetos de construção. Por meio de ferramentas (software) e processos para modelagem de edifícios em 3D, o BIM une todas as informações de um projeto em modelos centralizados, permitindo o estudo de todo o seu ciclo de vida, do projeto ao pós-obra.

Considerado a base da transformação digital no setor de arquitetura, engenharia e construção, o BIM traz diversas vantagens, como economia de tempo, otimização da mão de obra, redução de retrabalho e melhor aproveitamento dos dados para tomada de decisões mais precisas e de forma antecipada. Na MPD Engenharia, a metodologia é usada em diversas áreas, como projetos, planejamento, orçamentos, obra e pós-obra. “Os impactos da ferramenta são notáveis em todas as fases do projeto”, explica Priscila Sotto, gerente de Projetos Executivos na MPD Engenharia. “Tivemos feedback positivo para visualização no canteiro de obra com o auxílio de tablets e na entrega de as builts e manuais do proprietário”, destaca.

Assim como ocorre em todos os processos de mudança, a implantação do BIM também encontra alguns desafios.  “Muitos têm a impressão de ser a solução para todos os problemas, mas isso não é verdade. Ele é apenas um facilitador” esclarece Priscila. “É importante ter pessoas engajadas e processos estabelecidos por trás, já que nenhuma tecnologia é capaz de substituir a expertise do orçamentista ou do projetista, por exemplo”, reforça. No futuro, o objetivo da companhia é ampliar o uso da ferramenta para áreas como análise de segurança, gestão de custos e estudos de engenharia de valor. “Entendemos que, como contratantes, temos um papel importante na formação do mercado. Por isso, estamos sempre atentos às últimas tendências e metodologias que possam contribuir com o desenvolvimento de produtos cada vez melhores”, completa.

Histórico de Inovação
Desde 2013, a MPD vem investindo na adoção da tecnologia BIM nos seus empreendimentos por meio da contratação de consultorias, treinamentos e aquisição de softwares e hardwares especializados.  Um dos primeiros projetos de sucesso da companhia com aplicação da metodologia foi o Atria, empreendimento de alto nível, que garantiu à companhia o prêmio BIM Sinduscon em 2018. Os avanços da MPD na consolidação da metodologia tornam-se mais evidentes a cada novo empreendimento. No caso do Myrá, produto lançado em 2018, a quantidade de disciplinas desenvolvidas com os projetos em BIM aumentou consideravelmente, sendo conduzida diretamente pelos escritórios de projeto. Este aumento abrange as principais disciplinas, tais como arquitetura, estrutura, instalações hidráulicas e elétricas, ar condicionado e exaustão, paisagismo, luminotécnica e vedações.

Além do planejamento e análise, a metodologia permitiu melhor integração entre o time interno, projetistas e a equipe da obra, que passaram a trabalhar com uma sinergia inédita. Essa nova forma de trabalhar contribuiu para que o Myrá fosse certificado pelo Green Building Council – GBC Condomínio, reconhecimento concedido pela primeira vez para esse tipo de empreendimento.

Um projeto que indica, com precisão, a quantidade de materiais necessários não apenas ajuda a reduzir o impacto da geração de resíduos, mas também otimiza o entendimento dos projetos nos canteiros de obras, entre todas as equipes e diferentes profissionais envolvidos. Por isso, aliado aos nossos princípios de descarbonização e digitalização dos canteiros, aplicamos o BIM em todas as nossas obras de incorporação, ao longo do ciclo de vida da edificação. Assim, garantimos um processo ágil, respeitando os compromissos de entrega da construtora, e oferecemos uma experiência de alto padrão para os consumidores", encerra Ligia Pires, Especialista BIM.

Sobre a MPD Engenharia 
A MPD atua há mais de quatro décadas na construção de indústrias, hospitais, universidades, galpões de logísticas, shopping centers e na construção e incorporação de apartamentos e escritórios de médio e alto padrão, sempre prezando pela qualidade de acabamento, responsabilidade socioambiental e respeito pelos clientes e colaboradores. Para a construtora e incorporadora, seus colaboradores são seu principal pilar, sendo primordiais para que alcance seus objetivos de negócio. A empresa já foi reconhecida nove vezes pela constante valorização, garantiu o 1º lugar do prêmio “Engenharia e Construção 2022”, duas vezes o prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (FIA e UOL) e sete vezes como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar da (Você S.A.). Além disso, a companhia é vencedora do Prêmio Valor Carreira, por duas vezes, como uma das Melhores Empresas na Gestão de Pessoas. A MPD Engenharia investe em desenvolvimento tecnológico e boas práticas construtivas. Por meio do Instituto MPD, braço de responsabilidade social e organização sem fins lucrativos, desenvolve programas focados em gerar impactos positivos e transformar vidas por meio de ações consistentes e campanhas solidárias.  


Contatos para a Imprensa 
Máquina Cohn & Wolfe – MPD Engenharia  
Gabriel Pereira – [email protected]  | (11) 9 6828-5025 
Mikaella Pedrosa – [email protected] 
Denise Carvalho – [email protected] |(11) 99218-0181  
[email protected]/ (11) 3147-7399  

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp