01/12/2023 às 12h25min - Atualizada em 02/12/2023 às 00h02min

Duas em cada três pessoas se tornarão cuidadoras de idosos, aponta pesquisa da Essity; app gratuito apoia na organização de tarefas

App TENA Family Care tem como objetivo principal apoiar cuidadores familiares e profissionais para uma melhor partilha das tarefas e organização da rotina de cuidados, melhorando a qualidade de vida de todos.

Pierre Cruz dos Santos
DIVULGAÇÃO
São Paulo, 24 de novembro de 2023 – De acordo com o Relatório de Higiene e Saúde Essity 2023-2024 Advancing Health and Well-being Through Care, Prevention and Gender Equality, em algum momento da vida, duas em cada três pessoas se tornarão cuidadoras de idosos. Segundo o estudo da Essity, empresa líder mundial em produtos e soluções em higiene e saúde, 80% da prestação de cuidados é realizada por membros da própria família.
Os dados estão em consonância com o crescimento de indivíduos na terceira idade do Brasil. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos dez anos, a parcela de pessoas com 60 anos ou mais passou de 11,3% para 14,7% da população – a tendência é a de que esse número aumente no decorrer das décadas.
Como afirmam especialistas da área da saúde, o ato de cuidar de familiares que precisam de atenção especial pode acarretar sobrecarga no dia a dia, pois demanda grande esforço físico para banhos, trocas e vigílias, além da resiliência emocional. Para que o volume de tarefas fique equilibrado, o indicado é um modelo em que os cuidados sejam compartilhados entre diferentes membros da família e, se possível, com o apoio de cuidadores profissionais.  
A tecnologia pode ser uma grande aliada dos cuidadores familiares. Em pesquisa realizada em 2022, também pela Essity, 72% dos brasileiros entrevistados afirmaram que serviços digitais de saúde são capazes de economizar o tempo na execução de tarefas, o que permite mais dedicação às necessidades da pessoa cuidada.
Nesse sentido o app TENA Family Care chega ao mercado como um serviço a toda a comunidade: uma solução gratuita para os cuidadores tornarem sua rotina de responsabilidades com familiares idosos mais eficiente, com melhora na qualidade de vida de todos envolvidos no processo.
“Trata-se de uma abordagem inovadora da tecnologia aplicada ao cuidado com pessoas”, analisa Alexandre Kalache, médico gerontólogo, presidente do Centro Internacional de Longevidade no Brasil (ILC-BR). “Tendo em vista o rápido envelhecimento da população brasileira, uma ferramenta como essa pode auxiliar muito àqueles que são responsáveis pelos cuidados com os idosos mais fragilizados, facilitando a organização e economia do tempo e, assim, refletindo positivamente também no autocuidado”, conclui.

App TENA Family Care e a Cultura do Cuidado
O aplicativo está disponível para download nas plataformas iOS e Android (App Store e Play Store) e permite a criação do perfil da pessoa cuidada e do time de cuidadores envolvidos na mesma rotina, com o compartilhamento de tarefas e lembretes.
É preciso seguir as seguintes instruções para o uso:
  • Passo 1: criar o perfil da pessoa cuidada;
  • Passo 2: criar um time de cuidadores;
  • Passo 3: convidar os outros familiares e demais cuidadores para usarem o aplicativo e compartilhar com eles tarefas e lembretes sobre a rotina de cuidados;
  • Passo 4: criar tarefas e lembretes para que nada seja esquecido. Por final, organizar a lista de tarefas por ordem de prioridade.
É preciso criar e reforçar o hábito em todo o time de cuidadores para que as informações estejam sempre atualizadas no app. Há, também, a área de Conselhos e Dicas Práticas, com diversos temas relacionados ao interesse desse público.
Mais informações sobre o software para celulares estão disponíveis no site TENA (https://www.tena.com.br/institucional/family-app-tena), onde também é possível encontrar o curso on-line gratuito Cuidado & Conforto com TENA para cuidadores. Em 11 módulos e com a carga horária de 6 horas, o aluno poderá aprender e revisar práticas diárias de cuidados, bem como refletir sobre seu papel no relacionamento com o idoso. Além disso, terá acesso a boas práticas de higiene, medicações, alimentação e lazer para pessoas da terceira idade, assim como orientações sobre emergências do lar e luto.

Sobre a marca TENA
TENA é uma marca Essity, empresa global de higiene e saúde de origem sueca fundada em 1929, presente hoje em aproximadamente 150 países e uma das 100 companhias mais sustentáveis do mundo de acordo com a Corporate Knights. Em 2022, a Essity Brasil recebeu pelo segundo ano consecutivo a certificação Great Place to Work®. Com mais de 60 anos, TENA é a marca líder mundial em incontinência urinária adulta, com uma gama completa de produtos absorventes, serviços e soluções que são adaptados às necessidades dos indivíduos, das suas famílias e dos profissionais de saúde. Com TENA, a Essity está na vanguarda do desenvolvimento de produtos e serviços que ajudam a melhorar a dignidade e a qualidade de vida das pessoas. Os produtos da marca desenvolvidos com foco em sustentabilidade, assim como práticas e processos fabris sustentáveis reduzem, passo a passo, sua pegada de carbono no meio ambiente. TENA protege não apenas as pessoas, mas também o planeta. Mais informações no site TENA.

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA
Agência Truly
Renata Toledo Piza
+55 11 9.9248-4412
[email protected]

Pierre Cruz
+55 12 9.97956191
[email protected]
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp