01/12/2023 às 19h08min - Atualizada em 02/12/2023 às 00h01min

BI no trade marketing digital e o poder da comunicação

Por Andrea Miranda, cofundadora e CEO da STANDOUT*

Luiza Menezes
Andréa Miranda, CEO e cofundadora da STANDOUT/Crédito: Luciano Alves

Segundo o relatório Data Age 2025, do International Data Corporation (IDC), divulgado recentemente, a quantidade de dados consumida em 2020 foi de cerca de 59 ZB (zettabytes, ou 59 trilhões de gigabytes), que significa 200 bilhões de gigabytes por dia.  Mas afinal, que número é esse? 

Para efeito de comparação, a Biblioteca do Congresso Americano, a qual tem cerca 39 milhões de livros além de 128 milhões de outros itens, é estimada em 20 milhões de gigabytes. Desta forma, a quantidade de dados produzida diariamente no mundo é equivalente a 10 mil vezes todo o volume de informação da maior biblioteca do mundo moderno.

E o que se faz com tanta informação?

Calma lá: vale dizer que dado é diferente de informação. Informação é aquilo que você extrai depois de analisar os dados. Quando uma pessoa ou um algoritmo agrupa, co-relaciona, interpreta os dados e extrai deles algo que possa realmente ser utilizado, isso é informação.

Nossa equipe de Business Intelligence aqui na STANDOUT, por exemplo, é obsessiva em produzir as informações precisas para que as marcas e varejos se comuniquem perfeitamente com seus shoppers. Sim, comunicação é a chave do sucesso!

Dados de um determinado público, sobre um certo tipo de produto, em um ambiente específico nos ajudam a obter a informação de como implementar a melhor comunicação entre marcas e consumidores.

E todos ganham, em especial o shopper ao qual se deseja garantir o conhecimento necessário para uma decisão de compra consciente.

Claro que com mais de 100 milhões de shoppers acessando nossos conteúdos em centenas de e-commerce, o volume de dados a serem tratados e analisados é realmente gigantesco, mas ao direcionar o trabalho para um resultado bem definido ("como podemos ser mais eficientes na comunicação"), fazemos com que todos os esforços trabalhem na mesma direção. 

Portanto, tenha um foco bem claro, definido e delimitado para não se afogar nesse mar infinito de dados.

Voltando ao nosso exemplo, o resultado desta análise com foco, são marcas que de fato conhecem seus shoppers, sabem como falar com eles e principalmente valorizam o que esse público responde: cada nova interação com seu produto é uma nova oportunidade de escutar sua valiosa opinião. 

Conhecer a opinião deste universo de shoppers é o melhor e mais valioso feedback que as marcas podem receber sobre seus produtos. Mas isso já é mais uma nova rodada de análises de BI e que vai ficar para um outro artigo =)

 

*Andrea Miranda é Cientista de Computação, com mais de 30 anos de experiência em TI aplicada ao marketing digital e publicidade. Além disso, é cofundadora e CEO da STANDOUT, martech referência em trade marketing digital e auxilia marcas e indústrias a falarem diretamente com os seus públicos no último ponto de contato digital, que é a página de produtos dos e-commerces. Andrea é reconhecida como Winning Women'21 pela EY e também Top 3 no Empreendedorismo Feminino pela 100 Open Startups.


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