30/11/2023 às 12h41min - Atualizada em 30/11/2023 às 20h31min

Havaianas e o ator Klebber Toledo unem forças na 6ª edição do Havaianas Praia + Limpa em Santa Catarina

Em parceira com a Worldpackers, marca realizará a ação no próximo dia 2 de dezembro, na Praia de Garopaba; Iniciativa também apoiará a 11ª edição do Festival Re Surf e o projeto Eco Garopaba, onde surfistas competirão com pranchas feitas de garrafas PET recicladas, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a evolução do cenário do surf

Gabriela Bone
Maiana Perdomo

São Paulo, novembro de 2023 - Para ampliar e estimular a consciência sobre as atitudes corretas em relação ao meio ambiente, Havaianas realizará no próximo dia 2 de dezembro a sexta edição de 2023 do Havaianas Praia + Limpa, na Praia de Garopaba (SC), em parceria com a Worldpackers, uma comunidade global de voluntários e projetos anfitriões interessados em trocar habilidades por acomodação. O evento tem como objetivo fazer ações de limpeza em diversas praias no Brasil e no mundo, além de fomentar reflexões sobre economia circular e reciclagem, em colaboração com cooperativas.
 

“Havaianas sempre está se movimentando em busca de colaborar com a saúde do planeta. O Havaianas Praia + Limpa é uma iniciativa dentro da agenda de economia circular da marca e do ecossistema de reciclagem, que já estamos construindo através do programa Havaianas reCICLO que, desde 2020, já coletou mais de 60 toneladas de chinelos, e impactou positivamente mais de 2 mil famílias através da parceria com as cooperativas de reciclagem”, destaca Mariana Rhormens, diretora de marketing de Havaianas Latam.
 

O Havaianas Praia + Limpa ganha ainda mais destaque ao apoiar o projeto Eco Garopaba, liderado pelo casal Jairo Lumertz e Carolina Scorsin, que acontecerá no mesmo dia. Já existindo há uma década, o programa visa conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente. Inspirado pela paixão pelo surfe e pela natureza, o casal transforma garrafas plásticas recolhidas durante a limpeza das praias em pranchas de stand up, surf e bodyboard. Este ano, a Havaianas se une ao projeto, em parceria com a Worldpackers.

 

"Estamos muito felizes em apoiar o 11º Festival Re Surf, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. A parceria com o projeto reflete os valores de Havaianas, e esta edição é uma celebração significativa de nosso comprometimento com a comunidade e o planeta", complementa Rhormens. Vale ressaltar que a Havaianas já apoiou o projeto este ano durante a edição de Florianópolis em abril, onde participaram como convidados do evento com a segunda edição do Havaianas Praia + Limpa. Essa ação reforça o constante empenho da marca em promover a conscientização ambiental e contribuir para um futuro mais sustentável.
 

Para celebrar as conquistas do projeto, Jairo e Carolina realizam o único Festival de Surf no mundo com pranchas feitas de garrafas pet. A ação inclui categorias de baterias de surfe masculino, feminino, infantil e bodyboard, além de contar com aula de ioga, artesanato local, e a limpeza da orla durante o evento.

 

"A parceria com a Havaianas para a realização desta 11ª edição é extremamente gratificante. Admiramos muito a marca e seu notável trabalho nas limpezas de praia pelo Brasil, onde já participamos de uma edição. E poder contar com eles como apoiadores neste evento nos enche de alegria. O festival celebra as atividades anuais do projeto, destacando a importância ambiental e revelando a natureza como a verdadeira vencedora ao transformar centenas de garrafas PET poluentes em pranchas. Estamos confiantes de que esta parceria é apenas o começo de uma significativa união em prol do nosso planeta", comenta Carolina Scorsin, uma das idealizadoras do Eco Garopaba

 

Além disso, esta edição contará com a participação do ator Klebber Toledo (@klebbertoledo), padrinho do projeto Eco Garopaba há mais de dez anos, e do ativista ambiental e influenciador Diego Saldanha (@ecobarreiradiegosaldanha).
 

“Havaianas sempre fez parte da minha vida, desde criança até campanhas que tive a honra de participar. Agora eu tenho ainda mais carinho pela marca ao ver que ela vem se engajando e investindo no terceiro setor, nos ajudando a preservar a natureza e conscientizar as pessoas em relação às mudanças climáticas. Este é o único campeonato de surf ecológico do mundo, o próprio nome já nos traz a ideia de recicle, repense, reuse, reaprenda. A nossa prancha se tornou um grande símbolo de transformação e conscientização sobre o que fazer com o nosso lixo. Agradecemos a Havaianas por nos apoiar trazendo ainda mais atividades e visibilidade para a nossa causa” destaca o ator e padrinho do projeto, Kebbler Toledo.


 

Havaianas Praia + limpa Garopaba 

Os interessados devem se inscrever no site da Worldpackers, até 01/12. Nesta edição, aqueles que desejarem participar podem comparecer apenas no dia do evento para as atividades do dia, como a limpeza da praia, rodas de conversas sobre sustentabilidade e atividades físicas leves, como alongamento, e a oportunidade de assistir aos campeonatos de surfe.

 

Serviço 

Quando: sábado, 2 de dezembro.

Onde: Praia de Garopaba

Horário: a partir de 8h00

Para mais informações, acesse o evento no site da Worldpackers. As inscrições estão abertas até 01/12


 

Sobre a parceria 

Em 2022, Havaianas e Worldpackers se uniram para realizar um projeto piloto com duas ações de limpeza de praias no litoral norte de São Paulo, em Ubatuba e Maresias. Em 2023, o Havaianas Praia + Limpa foi lançado oficialmente e já realizou limpezas nas praias do Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Ilhéus (BA) e Ilhabela (SP). Até agora, a iniciativa já mobilizou 546 pessoas que recolheram 69,630 quilos de resíduos, sobretudo micro-plásticos, e 25.935 unidades de bitucas de cigarros. Todos os materiais recicláveis encontrados, como diversos materiais de plástico, vidro, papel e outros são destinados para as cooperativas de reciclagem locais, gerando renda para as mesmas. As sandálias encontradas nas ações são separadas para o Havaianas reCICLO, o programa de logística reversa de Havaianas, sendo posteriormente recicladas em itens como tapetes, vasos, pneus, pisos, bancos e acessórios.

 

Sobre a Worldpackers

A Worldpackers é uma comunidade global de voluntários e projetos anfitriões interessados em trocar habilidades por acomodação, que já ajudou mais de 140 mil pessoas a realizarem o sonho de viajar pelo mundo. Uma empresa brasileira, fundada em 2014, que atua em mais de 140 países, tornando o ato de viajar mais acessível e um caminho para a construção de uma sociedade mais colaborativa, consciente e regenerativa. Desde abril de 2021, organiza e promove os Beach Clean Ups, dando a oportunidade para seus usuários trocarem a dedicação na limpeza da praia por 2 diárias de hospedagem gratuitas em anfitriões parceiros da iniciativa. Até agora, já realizou 86 ações de Beach Clean Up, juntando mais de 1.500 voluntários e retirando 2 toneladas de resíduos, fortalecendo cooperativas de reciclagem, promovendo educação ambiental e engajando diversos atores locais para uma relação mais sustentável com os territórios.

 

E aí, vamos juntos limpar as praias por um planeta mais livre? 
 

Sobre o Eco Garopaba 

O casal Jairo Lumertz e Carolina Scorsin tem se destacado na sustentabilidade e na conscientização ambiental. Originário do amor pelo surf e preocupação com o meio ambiente, Jairo criou pranchas feitas de garrafas PET em 2007, após morar alguns anos no Hawaii. Ao retornar ao Brasil, ele conheceu Carolina, que se encantou com a ideia e juntos começaram a palestrar em escolas sobre sustentabilidade, incentivando o esporte e a reciclagem. Com o projeto, chamado Eco Garopaba, já palestraram para mais de 60 mil crianças, em 17 estados brasileiros, retiraram mais de 30 mil garrafas plásticas do meio ambiente para transformá-las em pranchas e também envolvem a comunidade na produção de quadros e brincos a partir do lixo plástico. Além disso, anualmente, o casal realiza o Festival de Surf em pranchas de garrafas PET em Garopaba, celebrando uma década de impacto positivo.


 

Agência Lema

Leandro Matulja / Letícia Zioni / Guilherme Maia

 

 

Informações para a Imprensa:

Gabriela Bone (+55 11) 99751-5121

[email protected]

 

Gabriel Hsu (+55 11) 96350–2213

[email protected]

 

Sofia Carnavalli (+55 11) 96343-7918

[email protected] 


 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp