30/11/2023 às 17h01min - Atualizada em 30/11/2023 às 20h03min

Regeneração de Cartilagem Articular

Entendendo mais sobre o motivo que ela se desgasta.

Dr. Adriano Leonardi - Ortopedista e Médico do Esporte
http://www.adrianoleonardi.com.br
Arte feita por: Patrícia Vianna - Jornalista e Designer Especializada em Canva - @pat.vianna | @consultoriafortis

Regeneração de cartilagem articular


O tratamento do desgaste da cartilagem articular é um dos maiores desafios da medicina moderna.
Com um baixíssimo poder regenerativo espontâneo, a cartilagem, uma vez lesada, não se regenera e, dependendo da extensão da lesão, fatores genéticos e idade, pode existir rápida progressão para a artrose.
 

Regeneração de cartilagem articular, entendendo mais sobre o motivo que ela se desgasta.

Antes de falar especificamente da regeneração de cartilagem articular, é importante entender como é formado este tecido e por que em alguns casos, ele se desgasta.
A cartilagem articular é um tecido avascular, sem aporte sanguíneo, linfático ou nervoso, que possui características bioquímicas que refletem a composição da matriz extracelular. Sendo um tecido hiper hidratado, possui grande parte de sua formação sendo água, seguida de compostos sólidos, orgânicos e inorgânicos.
O equilíbrio entre elasticidade e rigidez tecidual é o resultado de uma relativa incompressibilidade das moléculas de proteoglicanos.
Mas afinal, por que este tipo de tecido se desgasta?
A resposta pode variar muito. No geral, entre os casos mais comuns, são estresses mecânicos constantes, como no caso de desequilíbrios ou desvios articulares, ou ainda, por fatores metabólicos e diferentes tipos de reumatismos.
Independentemente da situação, a cartilagem começa sofrendo pequenos danos, sendo que ela começa a ser rompida, fragmentada e em determinadas situações, perfurada, ocasionando o impacto entre duas estruturas ósseas.
Isso gera inúmeros problemas, que em muitos casos, precisam ser corrigidos de forma cirúrgica. Porém, mesmo com cirurgias, muitas vezes, as articulações não se tornam totalmente saudáveis, justamente pela falta de tecido cartilaginoso.
Neste sentido, a regeneração de cartilagem articular é fundamental para a melhora do quadro de grande parte dos pacientes e de sua funcionalidade.

Como é feita a regeneração de cartilagem articular?

A melhor compreensão do comportamento biológico das chamas células-tronco mesenquimais (MSCs) vem trazendo luz a este grande desafio e a regeneração de cartilagem articular, na grande maioria dos casos, vem se tornando possível.

Que tipo de células tronco são usadas para a regeneração de cartilagem articular?

Estas células tronco são isoladas a partir das células da medula óssea do próprio paciente e utilizadas imediatamente durante qualquer procedimento cirúrgico. A forma mais comum de sua obtenção é microfratura (perfuração óssea) no momento da cirurgia. Adicionalmente, pode-se utilizar um procedimento denominado Concentrado de Aspirado de Medula Óssea (BMAC). Segundo alguns estudos, o procedimento aumentaria o número de MSCs no tecido operado.
 Em outros países, há formas de isolá-las também através do cordão umbilical, de tecido sinovial, tecido adiposo e em alguns casos muito específicos, de sangue periférico em adultos.

Métodos de regeneração de cartilagem articular

Há diferentes formas de regeneração de cartilagem articular, onde sua aplicação vai depender basicamente, da individualidade do paciente, a extensão da lesão e inúmeros outros fatores.
Mas, de forma resumida, a regeneração de cartilagem articular acontece, na grande maioria dos casos, através de dois métodos:
 
  1. Aplicação de células tronco cultivadas in-vitro no local lesionado
No caso da regeneração de cartilagem articular ser feita através da aplicação de células tronco no local lesionado, são aplicados scaffolds que são um suporte, onde por exemplo, células tronco são cultivadas para a construção de tecidos in-vitro.
Dependendo da estratégia usada na cirurgia em si, a forma como estes scaffolds são aplicados, bem como a maneira como se busca a precisão para que eles sejam colocados no lugar certo, pode variar bastante.
Este procedimento está em estudo e ainda não é permitido no Brasil.
 
  1. Aplicação direta de células tronco no local lesionado
Neste procedimento, ao invés de utilizar scaffolds para cultivar as células tronco, elas são aplicadas diretamente no local lesionado.

Não cabe aqui, discutir qual o melhor método para cada situação. Basicamente, utilizam-se células tronco, ou em algumas situações, outros tecidos, aplicados diretamente no local lesionado, para assim, regenerar a cartilagem.
Naturalmente, há formas diferentes de aplicação de cada uma destas técnicas. Tudo vai depender da forma como a engenharia de tecidos foi construída, dos materiais biocompatíveis utilizados, bem como da individualidade de cada caso.
Além disso, em algumas situações, ainda há a utilização de plasma rico em plaquetas, aplicados a regeneração de cartilagem articular.

Em que situações a regeneração de cartilagem se mostra eficiente?
O primeiro ponto a ser analisado é o grau de lesão que a cartilagem apresenta e o perfil individual do paciente, bem como seu histórico.
Por exemplo, quando a o dano cartilaginoso em um atleta, devido a um impacto, há chances de a reconstrução ser mais efetiva. Dependendo do histórico do atleta, a reconstrução de cartilagem articular vai gerar uma recuperação mais rápida e eficiente.
Mas como já citei, tudo depende da extensão da lesão, bem como do contexto e individualidade do procedimento a ser utilizado.
Em termos de lesões, todas aquelas onde a origem do problema seja baseada no desgaste da cartilagem. Há ainda os casos, geralmente em traumas, onde a cartilagem é afetado por um impacto e danificada.
Já há, por exemplo, estudos e técnicas bem avançadas que se utilizam da reconstrução de tecidos, como ligamentos e tendões. Mas isso é assunto para outro texto.
Concluindo, a regeneração de cartilagem articular é uma realidade e já pode ajudar milhões de pessoas a serem mais funcionais e saudáveis. Com a utilização dos métodos corretos e seguindo os protocolos adequados, é possível tornar uma articulação doente, em saudável.
Diversos estudos estão em andamento e tanto a regeneração da cartilagem, quanto de qualquer tecido serão aprimoradas nos próximos anos, trazendo esperança a diversas pessoas com lesões de prognostico restrito.

Dr. Adriano Leonardi
CRM/SP 99660
Médico ortopedista, com título de especialidade na Sociedade Brasileira de Ortopedia e traumatologia (SBOT)
Especialista em cirurgia do joelho, com título de especialidade na Sociedade Brasileira de cirurgia do Joelho (SBCJ)
Médico do Esporte, com título de especialidade na Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE)
Mestre em ortopedia e traumatologia pela Santa Casa de São Paulo
Site: http://www.adrianoleonardi.com.br
Instagram: @dr.adrianoleonardi
Youtube: @dr.adrianoleonardi
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp