29/11/2023 às 10h21min - Atualizada em 30/11/2023 às 00h00min

Empreendedorismo Feminino: confira os impactos positivos de uma rede de apoio entre mulheres e como construí-la

Empresária e organizadora de projeto focado em contar histórias inspiradoras de mulheres explica a importância de uma rede de apoio para alavancar empreendimentos femininos e seus benefícios para a saúde mental

Assessoria Comunicação Conectada
Sylvia Bellio, CEO e Co-fundadora da itl.tech, empresa eleita por quatro anos consecutivos o Maior Canal de Vendas Dell Technologies
Imagem de lookstudio no Freepik

O empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais destaque na última década, principalmente como uma alternativa para combater as discriminações que as mulheres sofrem no mercado de trabalho.

Ao se tornarem empreendedoras, independente do setor, as mulheres podem criar suas próprias oportunidades e ainda gerar novas. Dados do Sebrae apontam que o número de negócios liderados por mulheres que oferecem oportunidade de emprego cresceu 30% no último ano — demonstrando a potência desses empreendimentos. No entanto, sabemos que nem tudo são flores.

A jornada como empreendedora pode ser difícil e solitária, visto que as mulheres nem sempre vão ter com quem contar, seja para auxiliar nas tarefas ou para desabafar. Sabemos que, além de lidar com as suas dificuldades do âmbito pessoal e com os obstáculos impostos pela sociedade — como o desemprego, discriminação, assédio —, as mulheres ainda precisam lidar com a famosa Síndrome de Impostora.

Este fenômeno acontece quando a percepção de um indivíduo sobre ele mesmo é de incompetência ou insuficiência, estando diretamente ligado a tendências de autossabotagem. Segundo Sylvia Bellio, empresária e autora dos livros “Mulheres Além do Óbvio” e “TI de Salto”, a síndrome está diretamente ligada ao público feminino e às expectativas que lhes são impostas desde muito novas.

“A sociedade sempre nos ensinou que devemos ser super-heroínas: uma mãe exemplar, uma ótima esposa, uma profissional de excelência e ter a sua independência financeira”, explica a especialista. “No entanto, sabemos que isso não é possível, ninguém consegue dar conta de tudo isso ao mesmo tempo — e é assim que a Síndrome de Impostora surge”.

Este sentimento é muito prejudicial para a saúde mental das mulheres, podendo instalar um sentimento crônico de culpa, por nunca estar satisfeita com a sua entrega — seja como mãe, profissional, parceira ou até sobre o cuidado com si. “Com expectativas irreais, vem o sentimento de culpa, a frustração e, por fim, a ideia de que você é uma fraude e em algum momento as pessoas vão descobrir”.

Diante deste cenário, uma das principais alternativas para uma vida profissional mais feliz e realizada é a construção de uma rede de apoio forte e leal. “Nós mulheres precisamos encontrar umas nas outras a força para seguir em frente”, diz Sylvia. “As conexões que realizamos são fundamentais para entender que não estamos sozinhas e que nossos problemas não são exclusivos. Todas já passamos por desafios parecidos e podemos nos ajudar a evoluir”.

 

Os impactos positivos de uma rede de apoio

Sylvia Bellio começou a carreira no setor financeiro, atuando como gerente da área administrativa de uma grande instituição financeira. A empresária sempre esteve inclinada ao sucesso — mas em outra área. Encontrou seu caminho no universo tecnológico e foi uma das únicas mulheres no curso técnico, sendo desafiada a estar em um ambiente totalmente dominado por homens e a enfrentar a situação de cabeça erguida e com muita força de vontade para crescer dentro da área.

Atualmente, é fundadora da itl.tech, eleita por quatro vezes o maior canal de vendas da Dell EMC no Brasil e, já foi agraciada, através de sua empresa, por anos consecutivos com os mais conceituados prêmios da fabricante.

Além de ser a única mulher a compor o conselho das empresas parceiras da Dell no país, participa ativamente de grupos femininos de debate e networking, e eventos internacionais dedicados ao universo feminino, como o Dell Women’s Entrepreneur Network (DWEN).

 

Criação de projeto que dá visibilidade às mulheres

O  projeto “Conte Sua História” surgiu no período pandêmico, onde foi preciso se reinventar para sair do óbvio e criar um espaço virtual para que mais mulheres pudessem contar suas histórias. Para inaugurar a iniciativa, Sylvia lançou o livro “Mulheres Além do Óbvio”.

A obra contou com entrevistas de empreendedoras e líderes, de todos os setores e de todas as idades, que contaram suas histórias de superação e desafios, inspirando toda uma nova geração de mulheres. Já no “TI de Salto”, Sylvia buscou mulheres do setor tecnológico para mostrar que elas não estavam sozinhas e, assim, criar um ambiente mais saudável e acolhedor, que incentiva a nova geração de meninas em TI.

“A ideia do projeto como um todo é crescer ao máximo com a proposta de que as mulheres possam se espelhar na luta e vitória de outras ou serem elas mesmas fonte de inspiração”, comenta Sylvia.

A empresária iniciou a carreira no setor financeiro, atuando como gerente da área administrativa de uma grande instituição financeira. Sylvia sempre esteve inclinada ao sucesso — mas em outra área. Ela encontrou seu caminho no mundo tecnológico e hoje é fundadora da itl.tech, eleita por quatro vezes o maior canal de vendas da Dell EMC no Brasil, e já foi agraciada, através de sua empresa, por anos consecutivos com os mais conceituados prêmios da fabricante, além de ser a única mulher a compor o conselho das empresas parceiras da Dell no país.

Ela sempre ressalta a importância de dar visibilidade às mulheres e, neste artigo, listou os principais impactos positivos de uma rede de apoio para empreendimentos liderados por uma mulher, confira:

  1. Suporte emocional: “Quando nos conectamos com pessoas que entendem nossas feridas, é mais fácil obter suporte, principalmente nos momentos de adversidade”, destaca Sylvia. Além disso, o sentimento de compreensão cria uma percepção de pertencimento, formando uma comunidade com a qual pode contar.
  2. Insights valiosos: Considerando que a sua rede de apoio seja formada por outras empreendedoras, este é um local fértil para trocar experiências e obter insights para o seu negócio.
  3. Construção de um networking: “Ao construir uma rede de contatos profissionais, oportunidades de parcerias podem surgir, além de ter acesso a informações que podem impulsionar sua carreira”, explica a especialista.
  4. Novas oportunidades para outras mulheres: Além de obter suporte, a rede de apoio é a oportunidade perfeita para ajudar outras mulheres que estejam precisando.
  5. Melhor qualidade de vida: “A rede é fundamental para lidarmos com os obstáculos da vida de maneira saudável. Seja a partir do apoio moral, físico ou emocional, este tipo de interação ajuda a nos sentirmos menos sozinhas e mais confiantes”, afirma.

 

Como construir uma rede de apoio?

Sylvia também explica como construir uma rede de apoio forte e leal que ajudará a alavancar o seu negócio de maneira saudável, confira:

  1. Identifique seus interesses, necessidades e habilidades: Esta etapa é importante para saber como as pessoas podem te ajudar e como você pode contribuir para a rede.
  2. Participe de eventos ou grupos dedicados ao universo feminino e busque por conexões: “Seja participando de eventos dedicados ao universo feminino ou através das redes sociais, esteja aberta para conhecer novas pessoas e se permita construir conexões com elas — deixando quaisquer receios e primeiras impressões de lado”, ressalta.
  3. Crie oportunidades para ajudar e ser ajudada: Lembre-se que a rede de apoio não vai funcionar se você não estiver aberta a participar — o que inclui se mostrar vulnerável. “É preciso acabar com essa pressão em ser perfeita o tempo todo. Não tem nada de errado em errar, ter dúvidas ou pedir ajuda. A rede de apoio é para isso”, reforça Sylvia.
  4. Construa um espaço seguro e saudável: “Vale ressaltar que, podemos criar oportunidades, mas não podemos forçar nenhuma relação”, explica. “Portanto, é fundamental que se crie um ambiente, seja físico ou virtual, que ofereça segurança, acolhimento e cuidado para que as trocas aconteçam naturalmente”.
  5. Não se limite ao âmbito profissional: Não limite a sua rede de apoio às parceiras profissionais ou pessoas que tenham algum atributo para o seu negócio. “A vida é muito mais que trabalho e, nós mulheres, sabemos como é difícil gerenciar tudo isso. Mantenha por perto mulheres diversas, resilientes e que te inspirem todos os dias a encontrar a potência em você e na sua vivência” conclui.

 

Sobre Sylvia Bellio

CEO e Co-fundadora da itl.tech — empresa eleita por quatro anos consecutivos o Maior Canal de Vendas Dell Technologies. Organizadora do Projeto Conte sua História que tem como objetivo divulgar, compartilhar histórias de mulheres da vida real. O primeiro livro do projeto foi lançado em 2020 – Mulheres Além do Óbvio.

Iniciou a carreira no setor financeiro, atuando como gerente da área administrativa de uma grande Instituição Financeira.

É autora dos livros “Simplificando TI”, “Impressões Digitais” e “TI de Salto”. Com mais de 20 anos de experiência no mercado de Tecnologia

Conduz sua equipe de arquitetos de soluções e executivos de negócios para se posicionarem lado a lado com os profissionais de TI na busca de soluções para resolver os desafios de negócios das empresas.

Introduziu no Brasil fabricantes como: DotHill Systems de armazenamento FC; EqualLogic armazenamento ISCSI; Force10 de networking; Compellent de armazenamento FC|ISCI, entre tantas outras fabricantes.

Tem papel de destaque no empoderamento feminino no universo da Tecnologia.  É a única mulher a compor o conselho das empresas parceiras da Dell Technologies no Brasil. Membro do DWEN Dell Women’s Entrepreneur Network e participante das últimas edições do evento. Integrante do WPN Women Partner Network. Integrante do Female Force Latam.


Sobre a Itl.tech

Presente no mercado há mais de 20 anos, a empresa é especializada em soluções de Armazenamento de Dados e Business Continuity e Hiperconvergência.

Considerada o maior canal de vendas Dell do Brasil. Faz parte da elite dos canais Dell, pois é Titanium, degrau mais alto do programa Partner Direct.

Oferece toda linha de produtos Dell EMC através de um modelo de negócios direto com o fabricante e suportado pelos melhores profissionais de pré-vendas, vendas e pós-vendas do segmento.

Atua com base no conceito de ser, realmente, um provedor de soluções, não apenas mais um revendedor de produtos. A companhia participa ativamente junto aos projetos de seus clientes, suportando-os da pré-venda à pós-venda, provendo todos os serviços de suporte e assistência técnica que as soluções demandarem.

Dentre o vasto portfólio, pode-se destacar os Servidores, Storages, Networking, Software, Serviços, Desktops e notebooks buscando sempre oferecer a melhor relação custo-benefício do mercado.

Acesse: www.itltech.com.br


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp