29/11/2023 às 10h10min - Atualizada em 30/11/2023 às 00h00min

Movimento do comércio brasileiro cresceu 1,7% em outubro, revela Serasa Experian

Setor de Veículos, Motos e Peças teve resultado mais expressivo em decorrência do alto volume de vendas no mês

Amélia Mirtilo
www.serasaexperian.com.br
Divulgação
Em outubro, segundo dados do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, o varejo físico brasileiro cresceu 1,7%, o maior resultado desde novembro de 2022, quando o indicador chegou a 2,4%.

“Datas comemorativas que incentivam o consumo, como o Dia das Crianças em outubro, naturalmente costumam impulsionar os resultados do comércio. Com a chegada dos meses de novembro e dezembro, em que os consumidores se preparam para as festividades e contam com o 13° salário, a tendência é que o indicador mantenha números positivos”, analisa o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. Veja, no gráfico abaixo, a variação mensal dos últimos 12 meses:

 

Veículos, Motos e Peças impulsionam o varejo

Ainda segundo o levantamento, dos segmentos contemplados pelo Indicador de Atividade do Comércio, o de “Veículos, Motos e Peças” se destacou com avanço de 4,0% em relação a setembro, e Rabi afirma que isso se dá pelo alto volume de vendas de automóveis e motocicletas em outubro, segundo dados do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). Em seguida ficaram “Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas” e “Combustíveis e Lubrificantes”, ambos com 0,7%, “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (0,5%) e “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (0,2%). “Material de Construção” foi o único a registrar baixa (-0,2%). Confira o comparativo por setor no gráfico a seguir:
Na comparação anual do indicador, os dados também foram animadores, com “Veículos, Motos e Peças” atingindo um crescimento de 4,0% frente a outubro de 2022. Nesse cenário, “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” teve o melhor desempenho (9,8%), e “Material de Construção” o pior (-2,4%).

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio é construído, exclusivamente, pelo volume de consultas mensais realizadas por cerca de 6.000 estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian. As consultas são tratadas estatisticamente pelo método das médias aparadas, com corte de 20% nas extremidades superiores e inferiores das taxas mensais de crescimento, relativas a cada estabelecimento comercial dentro de cada um dos seis segmentos varejistas pesquisados. Para a formação da série agregada do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as taxas de crescimento resultantes de cada segmento varejista são ponderadas pelo peso relativo de cada um deles na Pesquisa Mensal de Comércio – Varejo Ampliado, do IBGE, respeitando-se as suas revisões metodológicas.

 
###

Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp