29/11/2023 às 15h49min - Atualizada em 29/11/2023 às 20h16min

Desmistificando o acesso ao crédito para pequenos e médios provedores de internet no Brasil

A falta de histórico de crédito sólido e as incertezas regulatórias são barreiras que dificultam o crescimento dos provedores

Fábio Moreira
Divulgação

Por Fábio Moreira 

 

Em um universo marcado por seu dinamismo, de alta tecnologia e conectividade, os provedores de internet de pequeno e médio porte encaram um obstáculo muitas vezes oculto no Brasil, porém crucial: o acesso ao crédito. Esta é uma questão que, quando abordada de maneira efetiva, pode catalisar o crescimento e aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos por esses provedores. As dificuldades enfrentadas por esses empreendedores ao buscar financiamento para investir em seus negócios são multifacetadas.  

 

Não por acaso, dentro de um cenário orientado a inovações constantes e uma crescente demanda por largura de banda, a necessidade de investimentos em infraestrutura é premente. No entanto, para muitos provedores de menor porte, as portas dos tradicionais canais de crédito permanecem praticamente cerradas. 

 

Desafios financeiros e regulatórios para provedores emergentes 

Uma das principais barreiras enfrentadas é a falta de histórico de crédito sólido. Os provedores emergentes, muitas vezes, não têm um extenso histórico financeiro que atenda aos critérios rigorosos dos tradicionais fornecedores de crédito. Isso cria um ciclo vicioso, onde a falta de acesso ao crédito impede o crescimento, limitando, por sua vez, a capacidade de construir um histórico de crédito robusto. 

 

Além disso, as incertezas regulatórias que circundam o setor de telecomunicações e internet no Brasil adicionam uma camada extra de complexidade. Os provedores menores, recorrentemente, se deparam com desafios regulatórios imprevisíveis, o que pode intimidar os investidores e tornar o ambiente de crédito ainda mais restritivo. 

 

 

Os obstáculos existem. O que deve ser feito? 

Contudo, é fundamental entender que a superação dessas barreiras não é apenas uma necessidade para os provedores de internet, mas também para o avanço da conectividade no país como um todo. Ao proporcionar condições mais acessíveis de crédito, não apenas se promove o crescimento desses provedores, mas se fortalece a espinha dorsal da infraestrutura digital, correspondendo a demandas de um país que pode e deve ser mais digital.  

 

A expansão desses provedores de pequeno e médio porte não se traduz apenas em ganhos financeiros para eles próprios, mas também em benefícios tangíveis para os consumidores. O aumento da concorrência resultante impulsiona a inovação e promove uma melhoria substancial na qualidade dos serviços oferecidos, à medida que os provedores buscam diferenciar-se em um mercado cada vez mais saturado. Na prática, trata-se de um efeito dominó de proporções extremamente positivas.  

 

Nesse contexto, medidas que visem desmistificar o acesso ao crédito para os provedores de internet emergentes se tornam imperativas. Incentivos fiscais, linhas de crédito específicas e parcerias público-privadas são algumas das estratégias que podem ser exploradas para abrir caminhos e fornecer o impulso financeiro necessário. 

 

Em última análise, a superação destes desafios não é apenas uma questão de interesse para os provedores de internet, mas uma necessidade estratégica para a sociedade brasileira. O acesso facilitado ao crédito não só permitirá que esses provedores floresçam, mas também garantirá que todos os cantos do país estejam conectados, capacitando os cidadãos e promovendo a prosperidade econômica por meio da rede digital. 

 

Fábio Moreira é Diretor de Marketing na Celeti. 

 

Sobre a Celeti   

Fundada em 2019, a Celeti é uma empresa que fornece hardware e serviços para provedores de internet no Brasil. Atendendo mais de 4.500 ISPs, possui sede em Santa Catarina, centros de distribuição e serviços também em Santa Catarina, Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Com foco em provedores independentes, busca capacitar os profissionais, com planos de negócio e soluções de ponta das mais diversas, para que consigam competir de forma sustentável com grandes players da área de Telecom. A Celeti conta com duas frentes de negócio e entra no segmento de streaming, somando a serviços financeiros, de gestão e de networking, a fim de aumentar o ticket de oferta desses provedores de internet para as áreas mais remotas do país a valores mais acessíveis e formas diferenciadas de pagamento. Saiba mais em:  https://www.celetihub.com.br/ 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp