29/11/2023 às 01h10min - Atualizada em 29/11/2023 às 20h03min

Troca de escova dental é fundamental na prevenção de doenças bucais que afetam, atualmente, 45% da população mundial

Especialista faz orientações sobre uso, compartilhamento e substituição desse importante item de higiene bucal

Camila Crepaldi
Divulgação
O compartilhamento de escova dental não é considerado um hábito saudável, mas esse não é o único alerta que merece atenção quando falamos desse item de higiene.

Além de ser um ponto de acúmulo de bactérias, uma escova de dentes desgastada não é capaz de remover impurezas e pode provocar uma série de problemas bucais, como o mal hálito devido à não remoção de sujeiras nos cantos entre os dentes, ou desenvolvimento de placa bacteriana, retração gengival e, em casos mais graves, perda dos dentes.

A dentista e coordenadora do curso de Odontologia da Unime Lauro de Freitas, Ana Isabel Fonseca, destaca a importância de trocar o item regularmente e explica o porquê. “A higienização inadequada dos dentes favorece a multiplicação de microrganismos, deixando os dentes suscetíveis à desmineralização e a cavidade bucal contaminada por agentes contagiosos. Dessa forma, a troca da escova dental é fundamental, já que, pode conter microrganismos infecciosos. O uso constante deste utensílio de higiene bucal também exige que sua substituição aconteça de forma regular”, alerta.

Para conservar a qualidade das escovas, é necessário preservá-las em um ambiente que permita a secagem completa entre um uso e outro, pois a umidade constante contribui para a cultura de germes, fungos e bactérias que se multiplicam com o decorrer do tempo. Após a higienização bucal, é preciso lavá-las em água correte e guardá-las em pé. A recomendação da dentista é para que a substituição do item aconteça a cada três ou quatro meses, sempre que as cerdas estiverem com o aspecto gasto. 

Infecções 
Quando o indivíduo passa por um período de doenças respiratórias, como a gripe ou a Covid-19, ou enfrenta infecções na boca e dores de garganta, é aconselhado fazer a troca das escovas de dente. Os germes e vírus relacionados ao problema de saúde podem se alojar nas cerdas, mesmo que estejam novas, e causar a reinfecção depois da recuperação. Para evitar a contaminação de uma escova para a outra, é preciso utilizar porta-escovas com fendas para que uma peça não entre em contato com as outras do mesmo banheiro. 

Escova elétrica 
As escovas dentais elétricas têm a mesma capacidade de limpeza das convencionais e são indicadas para pessoas com problemas motores, por permitirem a limpeza dos dentes com menos movimentação das mãos. A troca também deve ser feita periodicamente e, de preferência, a cada três meses de uso, porém, apenas a cabeça da peça com as cerdas deve ser substituída. 
Geralmente, o indicado por especialistas é a escolha de cerdas macias para a higienização completa sem danos à gengiva ou desgaste do esmalte dental. A avaliação de um dentista qualificado irá auxiliar na escolha de escovas de dentes apropriadas para cada pessoa, de acordo com o tamanho da boca e da arcada dentária.

A Unime oferece atendimento odontológico à população em sua clínica-escola, de segunda-feira a sexta-feira, 8h às 11h e 13h às 16h, na Av. Luis Tarquínio Pontes, nº 600 - Centro - Lauro de Freitas.




Sobre a UNIME  
Fundada em 2000, a União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (Unime) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo completo ao aluno em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão, presencial ou a distância.  Presente no estado da Bahia, presta inúmeros serviços à população por meio dos Núcleos de Prática Jurídica, Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), Hospital Veterinário, Clínicas-Escola de Odontologia, Fisioterapia, Medicina e Nutrição, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Unime oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. O curso de Medicina possui nota 5 no Ministério da Educação- MEC e oferece infraestrutura completa com laboratórios de simulação que aprimoram o aprendizado por meio de aulas práticas. Para mais informações, acesse o site.


Camila Crepaldi 
[email protected]
(11) 99577-9020
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp