29/11/2023 às 09h59min - Atualizada em 29/11/2023 às 20h03min

Nutricionista dá dicas de como comer bem durante o verão, que se aproxima

Durante a última onda de calor, muita gente teve dificuldade para se alimentar

EP
EP
Comunicação Elisa Lobo
Embora estejamos vivendo um clima mais ameno, as últimas semanas tiveram temperaturas extremamente altas em diversas regiões do Brasil, fazendo com que já se levantasse a possibilidade de um verão ainda mais quente. O que de fato deve acontecer, pois novas ondas de calor estão previstas para os meses de janeiro e fevereiro. Durante o calor excessivo, uma das queixas recorrentes foi a alimentação. Muita gente teve dificuldades para se alimentar no período e se sentiu mais inchada, gerando outro incômodo.
A nutricionista ortomolecular, Elisa Lobo, explica que, em temperaturas mais quentes, existe sim uma maior tendência à retenção de líquido, principalmente pela alteração no sistema circulatório, podendo, inclusive, acarretar um aumento de peso na balança, de quem está mais propenso a essa retenção.
Ela destaca que é um momento importante para focar em alguns cuidados especiais, priorizando alimentos mais frescos, sempre levando em consideração a própria retenção de líquido. Alimentos ricos em água e que não contêm aditivos químicos, como o sódio, são os mais indicados. Mais uma vez, segundo Elisa, o ideal é priorizar a ‘comida de verdade’, muita água, durante todo o dia, saladas, legumes frescos e frutas como a melancia, o melão, a maçã e os chás. “Temos ótimas opções de chás diuréticos, lembrando que chás são indicados caso a caso. Mas, de uma maneira geral, podemos citar o chá verde, o de cavalinha, o de hibisco e o chá de salsa, que são excelentes para a retenção de líquido. Muito usado também com excelentes resultados está o gengibre ou em forma de chá, ou in natura, na alimentação e nos sucos”, afirma ela.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp