29/11/2023 às 12h12min - Atualizada em 29/11/2023 às 20h03min

Franquias avançam para além do Eixo Rio-SP e interior paulista se destaca segundo ranking ABF das 30 Maiores Cidades

Das 12 cidades que não são capitais no ranking das 30 Maiores, seis são do interior paulista.

Caroline Souza
Divulgação/Casa do Construtor
Em recente estudo, a ABF (Associação Brasileira de Franchising) divulgou as 30 cidades que mais cresceram em número de operações de franquias no País no 1º semestre. Indicando o aprofundamento da presença do setor pelo país, segundo o estudo, as cidades não capitais tiveram um crescimento médio de 9% em volume de operações, enquanto nas capitais esse índice foi de 5%.

O interior paulista foi um dos destaques, sendo que, das 12 cidades não capitais no ranking das 30 Maiores, seis são do interior de São Paulo (Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto, Rio Preto, Jundiaí e São José dos Campos). Além disso, analisando-se o interior paulista como um todo (não apenas as 30 maiores), o volume de unidades em operação chegou a 24% no 1º semestre.

De brechós aos tradicionais restaurantes, as franquias apostam no interior do Estado de São Paulo para ampliação de sua rede. Conheça marcas que voltaram seus olhos para o interior e contam com plano de expansão para diferentes cidades paulistas.

5àsec
Sendo a maior rede de lavanderias do Brasil, com mais de 550 pontos de venda, a 5àsec planeja ampliar sua atuação no interior de São Paulo até o final de 2024. Com diferentes modelos de negócios, a rede com um projeto destinado para cidades acima de 100 mil habitantes. Chamado de 5àsec Express, o negócio tem investimento menos, a partir de R$260 mil, e tamanho mais enxuto, mas com os principais serviços prestados pela empresa. Para a região paulista, a franquia espera implantar de cinco a oito operações, com foco em cidades como Americana, São Carlos, Jacareí, Hortolândia e Rio Claro. O prazo de retorno do investimento é de até 40 meses.

Água Doce Sabores do Brasil
Com grande parte dos restaurantes localizados em cidades do interior de São Paulo e de diferentes estados, a Água Doce Sabores do Brasil leva em seu DNA a brasilidade, apostando em receitas que carregam ingredientes típicos do País. Atualmente com 80 operações, a rede que foi fundada em Tupã, município mais de 500 km de São Paulo capital, conta com um plano de expansão para ampliar a presença no estado, principalmente em locais com mais de 50 mil habitantes. Para 2024, a marca incluiu no seu plano estratégico as regiões de Campinas, Araras, Sorocaba, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Taubaté e Bragança Paulista. Para ser um franqueado da rede, é necessário investimento a partir de R$ 305 mil, para o modelo Delivery; a partir de R$ 424 mil, no formato Express, que é mais enxuto e destinado para shopping center; e a partir de 590 mil, para o modelo Máster, que é destinado para implantação na rua.

Calçados Bibi
Com mais de 70 anos no mercado calçadista infantil, a Calçados Bibi planeja abrir sete operações no interior de São Paulo no próximo ano. As cidades mapeadas são Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São Carlos, Bauru, Mogi das Cruzes, entre outras. Referência no mercado varejista, a rede é a maior do segmento no Brasil, com mais de 130 unidades. Além disso, a marca conta com duas fábricas próprias, que produzem mais de 2,6 milhões de pares/peças ao ano. Com um modelo de negócio destinado aos shopping centers, para fazer parte da rede, o investimento é a partir de R$ 650 mil, com prazo de retorno de 36 meses.

Casa do Celular
Com uma estratégia de expandir de forma espiral, a Casa do Celular planeja a partir de uma cidade metrópole crescer em regiões adjacentes. Dessa forma, o processo de abertura de novas lojas é facilitado, principalmente em treinamentos de novos colaboradores. Para o interior de São Paulo, a rede visa a implantação de 10 operações até o final de 2024. Com unidades em funcionamento nas cidades de Registro, São José dos Campos e Araçatuba, a marca planeja iniciar atuação em Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos, Campinas e região, Franca e nas cidades da região do ABC de São Paulo. Para ser um franqueado da rede, o investimento parte de R$ 150 mil.

Casa do Construtor
Fundada em 1993, a maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina acelerou o seu plano de expansão e o bairro de bairro Santa Terezinha, na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo, detém a 500ª unidade da marca. A loja é a mais completa da rede e oferece mais de 90 opções para todas as fases da obra, como container, andaime, betoneira, rompedor, misturador, compactador de solo, gerador e até itens mais leves como furadeira e serras. Com 500 unidades em todo o País e quatro no Paraguai, é a única franquia com este formato no Brasil e o investimento é a partir de a partir de R$ 499 mil (Loja Tradicional) e faturamento médio mensal de R$ 115 mil.

Divino Fogão
Referência no serviço self-service no segmento Food Service, o Divino Fogão conta, atualmente, com mais de 210 pontos de vendas, entre restaurantes localizados em shopping center e cozinhas invisíveis. Para o interior de São Paulo, a marca que já possui presença nos principais centros comerciais, planeja a abertura de mais seis operações no próximo ano. As cidades mapeadas são Ribeirão Preto, Campinas, Araçatuba, Piracicaba e Sorocaba. Com 39 anos de atuação no segmento, a rede conta com culinária da fazenda, muito consumida pelos moradores dos municípios interioranos. Para ser um franqueado do Divino Fogão, é necessário investir a partir de R$ 800 mil. O prazo de retorno estipulado é de 36 meses.

Milon
Com o intuito de oferecer um ambiente exclusivo com foco em moda infantil nos shopping centers brasileiros, a Milon planeja aumentar sua capilaridade no interior de São Paulo. A rede, que possui 101 unidades franqueadas, planeja abrir oito lojas na região até o final de 2024. Parte do Grupo Kyly, maior empresa de vestuário infantil do Brasil, a rede mapeou as cidades de Araçatuba, Itu, Jacareí, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Sorocaba, Ribeirão Preto, entre outras, como foco para a expansão no próximo ano. Para ser um franqueado da marca, é necessário investimento de R$ 350 mil, com prazo de retorno a partir de 24 meses.

Peça Rara
A rede de franquias Peça Rara Brechó tem atualmente 26 lojas no Estado de São Paulo, sendo 10 no interior: em Campinas, São José dos Campos, Jundiaí, Ribeirão Preto (duas unidades), Bauru, Americana, Pirassununga, Indaiatuba e uma que será inaugurada ainda este mês, na cidade de Franca. Para o próximo ano já estão comercializadas mais três unidades (Piracicaba, São José do Rio Preto e Jundiaí (segunda unidade) com previsão de abertura no 1º trimestre.
 
“Vamos fechar o ano com 144 lojas, das quais 90 em operação. Estamos em todos os estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, além das capitais Belém, Manaus e Palmas, na região Norte. Para 2024, o plano de expansão é comercializar mais 216 lojas, totalizando uma rede de 360 lojas com foco nas regiões Sul e Sudeste, algumas delas no interior de São Paulo”, informa Bruna Vasconi, CEO e fundadora da marca.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp