29/11/2023 às 14h33min - Atualizada em 29/11/2023 às 20h00min

Social Commerce: como essa tendência pode mudar as vendas na Black Friday

*Por Jefferson Araújo

PiaR Group
Reprodução: Showkase

Os consumidores estão cada vez mais conectados e suas jornadas de compra cruzam múltiplos canais de vendas antes de serem finalizadas. A Black Friday é um dos eventos mais aguardados do ano no mundo do comércio. Tradicionalmente, os consumidores ansiosamente esperam as ofertas e descontos excepcionais que as lojas oferecem. No entanto, nos últimos anos, uma tendência revolucionária tem vindo moldar a forma como as pessoas fazem compras, o Social Commerce. E à medida que essa tendência continua a ganhar força, sua influência na Black Friday se torna cada vez mais evidente. 

 

O social commerce têm tido uma evolução natural do comércio eletrônico, uma vez que aproveita a tendência das pessoas de passar cada vez mais tempo nas redes sociais. Os consumidores não apenas descobrem produtos por meio de suas redes, mas também podem comprar diretamente sem sair do aplicativo ou site social. Um levantamento realizado pela All In e OpinionBox, revelou que 75% dos consumidores pesquisados utilizam as redes sociais para buscar informações sobre produtos, e 55% das pessoas que seguem influenciadores já fizeram compras por recomendação desses profissionais.

 

Plataformas sociais como Instagram e Facebook estão se tornando espaços valiosos para marcas interagirem com seus consumidores e impulsionar vendas. A exploração da Black Friday no Instagram e no Facebook por meio de postagens promocionais, anúncios direcionados e até mesmo recursos de compra direta, pode servir como um catalisador para conduzir tráfego e vendas para a loja online.

 

E como o Social Commerce pode mudar as vendas na Black Friday? O Social Commerce transformou as redes sociais em locais onde os consumidores descobrem novos produtos. As marcas agora podem usar anúncios direcionados e parcerias com influenciadores para alcançar públicos específicos; simplificar o processo de compra; aumentar o engajamento do cliente e personalizar de forma avançada suas ofertas e recomendações com base no histórico de interações do cliente.

 

Desafios do Social Commerce na Black Friday

Embora o Social Commerce tenha o potencial de revolucionar as vendas na Black Friday, existem desafios a serem superados, como a concorrência feroz. As empresas precisam destacar-se em um cenário onde todos estão tentando chamar a atenção dos consumidores. Além disso, o uso das redes sociais combinadas à loja online podem humanizar a marca, aumentar o engajamento nas redes sociais, ajudar o cliente a descobrir seus produtos e atraí-lo para sua página, trazendo possibilidades de aumentar o ticket médio. 

 

O Social Commerce está moldando a maneira como as pessoas fazem compras, e sua influência na Black Friday está se tornando cada vez mais evidente. Os consumidores estão descobrindo, comprando e compartilhando produtos diretamente nas redes sociais, tornando a experiência de compra mais conveniente e envolvente. Portanto, se você é uma empresa que participa da Black Friday, não subestime o poder do Social Commerce. Aproveite as redes sociais para destacar suas ofertas e criar uma experiência de compra excepcional para seus clientes.


*Jefferson Araújo é CEO da Showkase, plataforma inovadora de Social Commerce que auxilia empresas do varejo a vender mais através das redes sociais e canais digitais. Jefferson possui MBA em Gerenciamento de Projetos e mais de 10 anos de experiência com Desenvolvimento de Software, Gestão de Projetos e Inovação. O empreendedor possui uma grande vivência na Gestão de Projetos e Negócios de PD&I atuando diretamente com as principais indústrias de Eletroeletrônico do país.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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