12/05/2012 às 00h18min - Atualizada em 12/05/2012 às 00h18min

Diadema entra no circuito da Virada Cultural Paulista pela primeira vez

21 atrações serão distribuídas entre a Praça da Moça e o Teatro Clara Nunes

Fotos: Divulgação/ Secretaria do Estado da Cultura

Diadema recebe a Virada Cultural Paulista pela primeira vez, através de parceria entre Consórcio Intermunicipal Grande ABC e Secretaria de Estado da Cultura, com realização do Governo do Estado de São Paulo. A programação de 24 horas ocorre durante o sábado, 19, e domingo, 20, das 18h às 18h de cada um dos dias.

A Praça da Moça e o Teatro Municipal Clara Nunes (rua Graciosa, 300), pontos centrais da cidade, serão ocupados com 21 atrações de diversas linguagens que o projeto visa democratizar gratuitamente, entre elas, teatro, música e intervenções culturais. Alguns dos convidados são a Banda Jazz Sinfônica de Diadema, Planta e Raiz, Vivendo do Ócio e Cia. Mundu Rodá.

Em 2012 o elo entre Consórcio Intermunicipal Grande ABC – presidido pelo prefeito de Diadema – e Secretaria de Estado da Cultura resultou no ingresso de três cidades da região que ainda não tinham recebido edições anteriores do evento: Diadema, Santo André e São Caetano do Sul. Outro aspecto conquistado a partir da aliança foi a introdução de artistas de São Bernardo do Campo, Mauá e Ribeirão Pires em várias modalidades artísticas, como teatro, dança, literatura, cinema, música e artes visuais. O Grupo de Trabalho (GT) Cultura do Consórcio concretizou a iniciativa para manter a promoção de ações regionais ligadas à cultura.

 

Regionalidade – Desde 2007 a Virada Cultural Paulista se espalha pelo Estado de São Paulo. Este ano mais de 1,5 milhão de pessoas nas plateias das 27 cidades, participantes durante o mesmo final de semana, serão beneficiadas pela iniciativa inclusiva. Cerca de mil grupos, nacionais e internacionais, se apresentarão no total dos territórios.

A agenda da Virada Cultural Paulista é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Cultura. Já a infraestrutura, como palcos para os espetáculos e artistas locais, são mantidos e indicados pelas prefeituras. Jariza Rugiano

 

Confira os artistas, seus trabalhos e a programação completa:

 

Palco externo: Praça da Moça

 

Sábado, 19/05

18h DJ Valter Nu

Pop rock nacional e internacional serão discotecados pelo produtor musical Valter Nu na abertura. Atuante há uma década, o DJ apresentará mixagens de Mutantes a Strokes, de Cássia Eller a Florence and The Machine.

 

19h30 China – ‘Moto Contínuo’

Vocalista da banda Del Rey, China apresentará canções do seu novo CD – ‘Moto Contínuo’. O trabalho é acompanhado pela banda H.Stern e tem influência do pop e hard core.

 

20h30 e 22h Gutto Thomaz (Mágico Close Up) - intervenção

Gutto alcança um público heterogêneo, de várias idades com domínio da mágica ‘close-up’, a qual se sustenta com a inclusão dos espectadores. As bases de suas apresentações são humor e efeitos visuais. Com conhecimento em ilusionismo, foi o primeiro colocado no Festival Oriental Magic Show.

 

21h Eyes Of Beholder - Projeto Diadema Rock

Composições inéditas do álbum ‘Times Now’, que será lançado pelo grupo em junho deste ano, estarão no show junto às faixas clássicas da década de 60’, como as de Led Zeppelin. Desde 2004 o projeto Diadema Rock visa à formação, qualificação e difusão de bandas locais. Qualquer conjunto da região com interesse na ação realizada pela Associação Cultural Diadema Rock e Secretaria Municipal de Diadema deve fazer a inscrição semestral. O programa se estabelece mensalmente nos Centros Culturais municipais, promovendo melhorias artísticas e técnicas para os participantes.

 

22h30 Planta e Raiz

Uma das representantes do reggae brasileiro, os sucessos dos sete discos lançados desde 2001 pelo grupo serão apresentados com novas músicas em processo de gravação. Integrado a festivais semelhantes, o vocalista Zeider destaca o que mantém a ação: “A Virada democratiza a cultura e ainda une todas as tribos e classes sociais em um mesmo lugar”.

 

Palco interno: Teatro Clara Nunes

 

Sábado, 19/05

23h Gê de Lima

Samba e MPB vão agitar o Teatro Clara Nunes, com capacidade para receber aproximadamente 400 pessoas. Com referências desde Chico Buarque até Cartola, Gê de Lima também se apresentou na última Virada Cultural de São Paulo, onde abriu o show de Luiz Melodia.

 

00h30 DJ Fabio Jota e artistas residentes da Panela Musical - intervenções

O DJ Fabio Jota é artista residente do projeto Ponto de Virada, evento multicultural que acontece bimestralmente em Diadema. Exibirá uma experiência sonora que inclui ritmos de culturas populares e música eletrônica, misturando sons regionais com a cultura pop, remix, rock alternativo e ritmos peculiares de vários lugares do mundo.

 

02h Cia. Mundu Rodá - ‘Donzela Guerreira’

A peça teatral conta a história de uma jovem valente que se disfarça de homem para combater no lugar de seu velho pai. O espetáculo é uma tradução poética do romance ‘Grande Sertão Veredas’, do escritor João Guimarães Rosa. Porém a guerreira é atual em relação ao tempo, espaço, sons, palavras e corpos do elenco e pesquisadores. A obra explora ainda a dança e a música. Duração: 60 minutos. Classificação Indicativa: 12 anos.

 

03h30 Blues Etílicos

Dentro do gênero, a banda de blues rock é uma das mais tradicionais no país. O repertório do primeiro DVD autoral, em comemoração aos 25 anos, e músicas dos 10 discos existentes fazem parte do show. O vocalista norte-americano Greg Wilson dá autenticidade às canções na língua inglesa. Na gaita e guitarra, Flávio Guimarães e Otávio Rocha surpreendem os fãs com os solos, acompanhados por Pedro Strasser na bateria e Cláudio Bedran no baixo.

 

Palco externo: Praça da Moça

 

Domingo, 20/05

14h30, 16h e 17h30 Núcleo Cinematográfico de Dança – ‘Descabido’ -intervenção

Duas mulheres utilizam uma estante como escalada, moldando ou enquadrando seus corpos como quadros de cinema. A performance representa um corpo em constante conflito com o espaço. Além disso, possibilita dimensão não gravitacional e dá a impressão de que o piso está na parede, causando efeito cinematográfico.

 

15h Banda Jazz Sinfônica de Diadema

‘Maracangalha’ de Dorival Caymmi, ‘Asa Branca’ de Luiz Gonzaga, ‘Fita Amarela’ de Noel Rosa, além do jazz ‘Boogie Stop Shufle’ de Charles Mingus e a dançante ‘Fantasy’, originalmente gravada pelo Earth, Wind and Fire são algumas das faixas que serão apresentadas. A BJSD já esteve na Virada Cultural da capital em dois anos consecutivos (2010 e 2011). No ano passado também participou como convidada do 45º Montreux Jazz Festival, na Suíça, onde encantou um público composto por mais de mil pessoas.

 

16h30 Rainha Plebe - Projeto Diadema Rock

Há quatro anos na estrada, Rainha Plebe fará cover de Deep Purple, além de mostrar canções próprias.

 

18h Vivendo do Ócio

De Pelourinho, bairro de Salvador (BA), a banda tem dois CD’s: ‘Nem Sempre Tão Normal’ (2009) e ‘O Pensamento é um Ímã’ (2012), o qual traz riffs (pequenos solos) de guitarra acelerados, com apoio do baixo e bateria. O grupo tem influências de Raul Seixas, Clash, Artic Monkeys e Strokes. O compositor e cartunista Jajá pontua o que vão apresentar: “Fora Mônica e Amor em Fúria são algumas das músicas do primeiro disco que vamos tocar, junto com todas as inéditas”, diz ele.

 

Palco interno: Teatro Clara Nunes

 

Domingo, 20/05

13h30 Disc. Cover Street Dog

Coletivo de Mauá

 

14h30 e 16h Cia. Mundu Rodá – ‘Sambada de Reis’
O espetáculo-brincadeira é uma recriação cênico-musical referenciada na dança tradicional do Cavalo Marinho Pernambucano. O sapateado brasileiro, a forte pisada e a leveza se unem compondo várias coreografias e jogos ritmados. O colorido cortejo predomina nas figuras mascaradas e bonecões.

 

15h Banda Salário Mínimo

O hard/heavy brasileiro estará presente com a banda paulistana dos anos 1980. Os integrantes fizeram uma releitura no último álbum, ‘Simplesmente Rock’ (2010), que estará no show.

 

16h30 Banda Mr. Burns - A história do rock através dos tempos

De Ribeirão Pires, com início em 2008, o grupo se mantém representativo nas noites paulistas, em pubs e bares de São Paulo, ABC e interior.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »