28/11/2023 às 19h08min - Atualizada em 29/11/2023 às 00h06min

Delphi é reconhecida entre Melhores Empresas para se Trabalhar pela sétima vez consecutiva

Unidade de Piracicaba é certificada desde 2016 pelo Great Place to Work

Assessoria
https://www.grupoprinter.com.br/
PHINIA Brasil
A PHINIA, companhia global líder no desenvolvimento de soluções para a mobilidade e para o aftermarket automotivo, por meio de sua marca Delphi, conquistou pela sétima vez consecutiva o certificado GPTW (Great Place to Work), que reconhece mundialmente as melhores organizações para se trabalhar, de acordo com a avaliação dos colaboradores.
A certificação ocorreu em outubro de 2023, para a operação localizada em Piracicaba (SP), onde são produzidos e distribuídos os produtos Delphi, uma das marcas mais tradicionais e respeitadas de componentes automotivos em todo o mundo.

Reafirmando a trajetória de sucesso desde 2016, os funcionários, por meio de uma pesquisa anônima e confidencial, mais uma vez reconheceram a PHINIA como um excelente lugar para se trabalhar. A pesquisa identificou como principais fortalezas:
  • Respeito: 94% consideram que a empresa oferece um local fisicamente seguro para o trabalho e 91% reconhecem que recebem os equipamentos e recursos necessários para desempenharem suas funções;
  • Orgulho: 91% têm orgulho de contar a outras pessoas que fazem parte da organização;
  • Camaradagem: 91% dos que responderam à pesquisa disseram que se sentiram bem-vindos quando entraram na empresa.

Em relação à pesquisa anterior, o índice de favorabilidade, que mensura a satisfação geral com o ambiente de trabalho, avançou seis pontos percentuais, alcançando 83%. “Estes resultados nos permitem identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria em nossas atividades e aprimorar nossos processos, contribuindo com o fortalecimento de sentimentos positivos e o orgulho de todos com a organização da qual fazem parte”, explica Amaury Oliveira, Vice-Presidente de Aftermarket da PHINIA para a América do Sul. “É uma atividade contínua, que mantemos em constante evolução e que é intensificada pelas diferentes ações que realizamos durante o ano todo”, acrescenta.  Listamos as principais medidas em andamento:

Ações de inclusão e diversidade– Atualmente, a PHINA emprega 39 colaboradores com com deficiência em Piracicaba. Entre eles, estão profissionais surdos e deficientes auditivos, que trabalham na linha de produção, e pessoas com síndrome de down, na área de logística. “Nosso objetivo é garantir que todos tenham espaço e possam exercer suas funções com dignidade, se desenvolver e sustentar suas famílias, Para nós o importante é educar todos os colaboradores no convívio diário com um time heterogêneo derrubando barreiras e minimizando preconceitos”, afirma Oliveira.
Para cultivar um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, a organização mantém o compromisso de ser um empregador que oferece oportunidades iguais, independente de raça, cor, idade, religião, sexo, orientação sexual, identidade de gênero e origem. Com a intenção de concretizar esse comprometimento, foi estabelecido o Comitê de Diversidade e Inclusão, composto por líderes e representantes de diversos departamentos e que tem como objetivo promover iniciativas voltadas para a diversidade e a inclusão nas tomadas de decisão.


Presença feminina em posições de chefiaAs mulheres têm uma presença significativa na PHINIA, com 27% delas ocupando cargos de liderança na unidade de Piracicaba, além de estarem presentes em cargos em funções administrativas, comerciais, tecnológicas, na manufatura e no aftermarket, onde respondem por 50% de toda o quadro de funcionários. Para incentivar cada vez mais o protagonismo feminino, a empresa mantém o programa “Woman in Leadership” e sessões de mentoria, que encorajam e desenvolvem as profissionais para ocuparem cargos executivos.


Segurança do trabalho – A planta da PHINIA em Piracicaba está há mais de 23 anos sem registrar acidentes com afastamento. Essa conquista é resultado de iniciativas que incorporaram a cultura da segurança no dia a dia da empresa. Entre elas está o Diálogo de Segurança, que consiste na comunicação objetiva e transparente sobre potenciais riscos e campanhas voltadas para a prevenção de acidentes, assim como, demais assuntos relevantes. A SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), que ocorre anualmente, realiza campanhas para a prevenção de acidentes no local de trabalho e fora dele, como na rua ou em casa. “Para cada ano desenvolvemos um tema diferente a ser explorado durante a semana, por meio de atividades lúdicas levamos informação e conscientização aos funcionários”, explica Amaury Oliveira. “Também abordamos pautas sobre os cuidados com saúde física e mental dos trabalhadores”.

Incentivo ao voluntariado – O cuidado não só com o público interno, mas também com a comunidade, faz parte da rotina da fábrica. O apoio e a presença dos colaboradores em atividades voluntárias é frequente e faz parte da cultura corporativa. Várias instituições são apoiadas pela organização como a APAE, Espaço PIPA, CUFA, Educando pelo Esporte, entre outras. Também são realizadas palestras para estudantes das escolas municipais pelos funcionários sobre a importância da preservação ambiental. Profissionais de diferentes atribuições e cargos atuam no tempo livre e atuam em diversas iniciativas sociais. Outras, como as campanhas do agasalho e de doação de sangue, também são realizadas durante o ano, com grande adesão do público interno. “Elas fortalecem o espírito de solidariedade e cidadania que cultivamos com Piracicaba há mais de 20 anos, reforçando nossos laços com a comunidade”, reforça Amaury Oliveira.

Cuidados com a saúde – A atenção à saúde é outro fator de grande relevância na PHINIA. Durante o ano são realizadas campanhas de conscientização sobre a prevenção de doenças, como no Setembro Amarelo com informação sobre o cuidado com a saúde mental, Outubro Rosa sobre o câncer de mama e o Novembro Azul, sobre o câncer de próstata, alertando o quadro de colaboradores sobre a necessidade da realização de exames preventivos para doenças graves. “. A saúde dos nossos colaboradores é essencial para um ambiente de trabalho seguro, por este motivo incentivamos a prática de exercícios físicos com o exemplo do nosso grupo de corrida que tem mais de 50 participantes atualmente e continua crescendo! É importante alertar que, assim como um carro envia sinais quando algo não está funcionamento corretamente, nosso corpo faz a mesma coisa. E que nesse momento não podemos ignorar esses sinais”, finaliza Oliveira.

Sobre a certificação GPTW   

O certificado GPTW é concedido pela consultoria Global Great Place to Work (Excelente Lugar para se Trabalhar), uma instituição presente em 97 países e referência no reconhecimento das melhores empresas para se trabalhar no mundo. Em 2023 a instituição já certificou mais de 2.300 corporações, impactando mais de 2 milhões de profissionais ao redor do globo.  
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp