28/11/2023 às 12h29min - Atualizada em 29/11/2023 às 00h01min

Corremos o risco de uma inflação mundial do arroz?

A possível crise dos preços de um dos principais itens do prato brasileiro tem ressaltado a importância de assegurar que os trabalhadores tenham acesso a benefícios extras para consumos de itens essenciais

Niky
Créditos: Envato

Em meio a uma conjunção de fatores climáticos adversos e decisões geopolíticas que impactam diretamente a produção e o comércio mundial de arroz, o Brasil e outros países correm o risco de enfrentar uma inflação significativa no preço desse grão que é tão tradicional nos pratos brasileiros.

 

Nos últimos meses, a combinação de seca persistente, ondas de calor intensas e chuvas irregulares ao longo do território brasileiro têm afetado negativamente a produção de arroz, contribuindo para uma redução na oferta interna. Esses eventos climáticos extremos têm levado a perdas consideráveis nas colheitas, resultando em um desequilíbrio entre a demanda crescente e a oferta limitada.

 

Outro fator crítico para essa equação é a recente decisão da Índia, responsável por aproximadamente 40% do comércio mundial de arroz, de bloquear temporariamente suas exportações desse grão. Essa medida, motivada por questões geopolíticas, tem gerado uma pressão adicional sobre o mercado global, exacerbando a escassez e impulsionando os preços para níveis alarmantes.

 

Frente a este cenário, de acordo com dados da pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) revelou que, somente no último mês, o preço do arroz registrou um aumento significativo de 3,41%. Em uma análise mais ampla, observa-se uma elevação alarmante de 18,25% nos últimos doze meses.

 

A situação tem gerado preocupação entre os consumidores, agricultores e autoridades governamentais, que buscam soluções para mitigar os impactos dessa iminente inflação no custo de vida e na segurança alimentar. Especialistas alertam que a conjunção de eventos climáticos extremos e decisões geopolíticas inesperadas destaca a vulnerabilidade da cadeia de suprimentos alimentares globais. 

 

Em um panorama em que a alimentação básica da população está em risco, a garantia de benefícios adicionais ao salário para os trabalhadores, como o auxílio-alimentação, ganha relevância enquanto aliado para ajudar milhares de consumidores a contornar a crise e não deixar de colocar arroz no prato. 

 

Para Matheus Rangel, CGO da Niky, a flexibilidade pode ser a chave para fazer com que cada vez mais empresas adotem benefícios para seus colaboradores e contribuam ainda mais para a dinâmica econômica, tendo em vista que — a partir da flexibilização na atribuição de benefícios — os próprios gestores podem definir o budget destinado a cada setor e, assim, permitir que os trabalhadores possam acessar diferentes soluções que facilitam seu dia a dia, os empoderam financeiramente e aumentam seu contentamento com as companhias.

 

"Diante do cenário desafiador que temos enfrentado, a gestão eficiente dos benefícios flexíveis se torna ainda mais crucial para empresas e colaboradores. Estamos atentos às oscilações do mercado e cientes de que a alimentação é um componente vital desses programas. Na Niky, estamos trabalhando de perto com nossos clientes para ajustar estratégias, garantindo que os benefícios oferecidos estejam alinhados com a realidade econômica atual. Além disso, exploramos alternativas e parcerias estratégicas para minimizar os impactos nos orçamentos destinados à alimentação dos colaboradores, mantendo o compromisso de promover bem-estar e qualidade de vida. É um desafio complexo, mas a flexibilidade e agilidade são fundamentais nesse momento", explica Rangel.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp