28/11/2023 às 17h49min - Atualizada em 29/11/2023 às 00h00min

Hydro apresenta 20 trabalhos técnicos na 41ª ICSOBA Conference

Evento internacional reúne as principais empresas das indústrias de bauxita, alumina e alumínio no mundo. Edição de 2023 aborda novas tecnologias, sustentabilidade e análises de mercado.

Renata Grieco
https://www.hydro.com/pt-BR/
Divulgação Hydro
A Hydro, empresa integrada de alumínio e energia, foi destaque entre os participantes da conferência anual do Comitê Internacional para Estudo de Bauxita, Alumina e Alumínio (ICSOBA) 2023, que foi realizado de 5 a 9 de novembro, em Dubai. A companhia apresentou 20 trabalhos, contemplando cases de sucesso da mina de bauxita Hydro Paragominas e da refinaria Hydro Alunorte. Três trabalhos técnicos foram premiados como “melhor artigo” em suas respectivas categorias.

Na categoria Bauxita, os dois trabalhos premiados foram “Monitoramento Preditivo Online de Ativos via Sistema Especialista Baseado em Nuvem” e “Fecho de Barragem de Rejeitos com Revegetação: Uso de Fertilizante Verde para Melhoria de Tecnossol Construído a partir de Rejeitos de Bauxita”. Na categoria Alumina, também foi premiado o artigo “Aprimorando a Separação Sólido-Líquido em Refinarias de Alumina: Um Estudo Comparativo de Decantadores por Gravidade e Filtros Diastar”.

O diretor de Tecnologia da B&A, Raphael Costa, representando o vice-presidente de Estratégia, Energia e Sourcing, Sandy Sutherland, apresentou o plano de descarbonização de longo prazo da Hydro Alunorte e participou do painel sobre descarbonização da cadeia de valor do alumínio. “Mais uma vez a Hydro teve a oportunidade de apresentar um número recorde de trabalhos técnicos em um dos principais eventos globais do setor, com temas que demonstram nosso compromisso com a sustentabilidade, além da busca constante por eficiência e inovação em nossas operações. Os cases apresentados na ICSOBA reforçam que estamos no caminho certo, alinhados às melhores práticas internacionais, trabalhando sempre para ser uma referência positiva para as indústrias que atuam na cadeia do alumínio”, explica Raphael Costa.
 
Ao longo do evento, a Hydro trouxe estudos de caso sobre novas tecnologias, uso de Inteligência Artificial e outras soluções de digitalização, projetos voltados ao reaproveitamento de resíduos de bauxita, reflorestamento, iniciativas para redução de emissões de carbono, dez anos do BRC (Biodiversity Research Consortium), e o implantação do Plano Operacional de Licenciamento Ambiental da Hydro Paragominas, entre outros.
 
Sobre o ICSOBA

O ICSOBA é uma associação reconhecida internacionalmente, sem fins lucrativos, que reúne profissionais do setor das principais empresas produtoras de bauxita, alumina e alumínio, fornecedores de tecnologia, pesquisadores e consultores de todo o mundo. A associação promove o intercâmbio de ideias e resultados do trabalho de diferentes áreas de pesquisa relacionadas à exploração e mineração de bauxita e à produção de alumina e alumínio.

Este ano, o evento focou em temas, como: Sustentabilidade e descarbonização; Desafio energético; Depósitos de bauxita e mineração; Refino de alumina; Resíduo de bauxita; Eletrodos para eletrólise de alumínio; Eletrólise do alumínio; Operação de fundição de fundição; Novas tecnologias; Atividades Greenfield e Brownfield; Casos de sucesso na implementação de projetos; Saúde, meio ambiente e segurança e Cenários de mercado e perspectivas econômicas.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp