28/11/2023 às 14h51min - Atualizada em 28/11/2023 às 20h20min

Pacto de Promoção da Equidade Racial realiza agenda de eventos para discutir investimento social privado nas organizações

Os encontros antecederam a 2ª Conferência ESG Racial que irá acontecer nos dias 29 e 30 de novembro, em São Paulo

JB
Freepik

Com o objetivo de analisar e discutir  o investimento social privado em equidade racial nas organizações, a Associação Pacto de Promoção da Equidade Racial realizou na última semana, encontros com filantropias e empresas brasileiras. Foram apresentadas durante o evento, ações de impacto que vêm sendo desenvolvidas pela organização, além da funcionalidade do Protocolo ESG Racial e planejamento de atividades para 2024.

 

“A agenda racial é para todos e estamos trabalhando para mudar a realidade brasileira. Quando trazemos essa discussão para o mercado, apresentamos indicadores que medem a desigualdade racial dentro das corporações. Nossa intenção não é punir as empresas,  mas sim trazer a questão racial para o centro do debate econômico brasileiro. Esse é um dos nossos objetivos: convocar cada pessoa à reflexão através de posicionamento teórico e prático, a fim de reeducar, seja racionalizando um debate ou levantando conceitos de termos da pauta racial”, declarou Gilberto Costa, diretor executivo do Pacto de Promoção da Equidade Racial.

 

A iniciativa além de se preocupar com a educação como grande pilar, tem também como foco acelerar a mudança na desigualdade das mulheres negras. Para isso, a organização lançou o Pacto Transforma, que é um programa de mentoria onde selecionou 30 mulheres das cinco regiões brasileiras, graduadas em áreas de negócios e correlatas. 

 

Ednalva Moura, gerente de relações institucionais do Pacto destacou a importância desses eventos para reforçarem que existem profissionais negros preparados no mercado. “Todas as ações do Pacto servem para mensurar o quanto a população negra ainda precisa ser vista como ecossistema de geração de oportunidades. O Pacto das Pretas, O Pacto Transforma e Conferência ESG Racial, criam espaços para networkings e oportunidades. Precisamos que empresas enxerguem potencial nessas pessoas”, afirma.

 

Para 2024, a Associação visa ampliar ainda mais as ações de impacto buscando o envolvimento das empresas. “Temos metas de capacitar 50 mulheres no Pacto Transforma lançado esse ano, realizar o Pacto das Pretas e a Conferência ESG Racial para até 2 mil pessoas e para isso precisamos que todos se unam em prol dessa agenda”, enfatiza Sérgio Pereira,  gerente de projetos e parcerias do Pacto.

 

Os eventos contaram com a parceria da Neca Setubal, Presidente Fundação Tide Setubal e o Escritório Pinheiro Neto Advogados e participaram algumas das maiores empresas do país, entre elas: Pinheiro Neto, Gerdau, GOL, Vale, Suzano, Aché, Grupo Soma entre outros.

 

Esses e outros debates também acontecerão nos dias 29 e 30 de novembro, na  2ª Conferência Empresarial ESG Racial,  uma realização do Pacto de Promoção da Equidade Racial com a Anbima, apoio social da United Airlines, Ambev e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativa de São Paulo Ambev e patrocínio da Vale, XP, Ifood, Oracle. 

 

Sobre o Pacto de Promoção da Equidade Racial 

O Pacto de Promoção da Equidade Racial é uma iniciativa que propõe implementar um Protocolo ESG Racial para o Brasil, trazendo a questão racial para o centro do debate econômico brasileiro e atraindo a atenção de grandes empresas nacionais e multinacionais e da sociedade civil para o tema.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp