28/11/2023 às 15h36min - Atualizada em 28/11/2023 às 20h04min

Inovações em segurança no trânsito ajudam a evitar sinistros

Duas das principais tendências são os sistemas de assistência ao motorista e a comunicação veículo-veículo (V2V)

PAULA BATISTA
Volvo
As inovações em segurança no trânsito têm o potencial de salvar vidas e reduzir o número de sinistros nas estradas. À medida que a tecnologia continua a evoluir, é importante que condutores estejam cientes dessas ferramentas e as utilizem para melhorar a segurança pessoal e coletiva no trânsito.
          Duas das principais tendências são os sistemas de assistência ao motorista e a comunicação veículo-veículo (V2V). Conheça alguns exemplos nesse sentido.
Sistemas de Assistência ao Motorista (ADAS - Advanced Driver Assistance Systems)
A assistência à frenagem de emergência, os famosos sistemas AEB, detectam obstáculos à frente e podem aplicar os freios automaticamente se o motorista não reagir em tempo. “A frenagem automática de emergência é uma tecnologia que detecta objetos ou pedestres à frente do veículo e aciona os freios automaticamente para evitar uma colisão. Esse sistema utiliza sensores de radar ou câmeras para identificar obstáculos e pode ajudar a prevenir sinistros em situações de trânsito intenso ou distração do motorista. Alguns modelos de veículos também possuem uma versão mais avançada desse sistema, que pode detectar ciclistas e até mesmo animais na estrada”, explica Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons.
Já o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) ajusta automaticamente a velocidade do veículo para manter uma distância segura do carro da frente, ajudando a evitar colisões traseiras. Importante também para os carros adaptados para PcDs.
Outra inovação é a assistência à manutenção de faixa (LKA). Esses sistemas monitoram a posição do veículo na pista e emitem alertas ou corrigem a direção se o veículo estiver saindo da faixa sem sinalização. Novidade também na detecção de ponto cego (BSD), que são sensores que detectam veículos nos pontos cegos e alertam o motorista, para evitar mudanças de faixa perigosas.
          Por fim, o reconhecimento de sinais de trânsito (TSR), que identificam e exibem informações sobre sinais de trânsito, como limites de velocidade, no painel de instrumentos.
Comunicação Veículo-Veículo (V2V)
A comunicação V2V permite que os veículos compartilhem informações uns com os outros, incluindo localização, velocidade, direção e status de frenagem. Isso pode ajudar a evitar colisões e melhorar a eficiência do tráfego.
          Um dos exemplos, é o aviso de colisão imi​nente (ICA), que pode emitir alertas para motoristas quando há uma situação de colisão prestes a acontecer com outro veículo, mesmo que esteja fora do campo de visão direta.
          Também o IVC - Intersection Vehicle Collision Prevention, que avisa sobre veículos se aproximando de cruzamentos. A V2V ainda promove a melhoria da eficiência do tráfego, já que pode ser usada para otimizar o fluxo, sincronizando semáforos e coordenando a fluidez do trânsito.
Além desses exemplos, alguns veículos já estão equipados com sistemas V2V que monitoram o comportamento do condutor para detectar sinais de distração ou fadiga. Isso pode alertar o motorista ou até mesmo intervir para evitar sinistros. “Tecnologia aplicada ao trânsito é uma grande aliada na busca por ruas e vias mais humanas”, finaliza Campos.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp