27/11/2023 às 19h21min - Atualizada em 28/11/2023 às 00h08min

Natura potencializa performance do negócio e reduz custos operacionais com IBM e ScaleUP Consultoria

Gabrielly Harnbaker
...
Adoção de IBM Turbonomic apresenta ROI superior a 100% nos primeiros meses de utilização, gera economia financeira e evita mais de 900 incidentes em TI

São Paulo, 27 de novembro de 2023 - c. A tecnologia foi implementada pela ScaleUP Consultoria, IBM Business Partner, que atuou diretamente com a empresa nesta transformação do negócio.

IBM Transformation Index: State of Cloud mostra que no Brasil, 76% dos tomadores de decisão de negócios e tecnologia acham que é difícil concretizar todo o potencial de uma transformação digital sem ter uma estratégia sólida de nuvem híbrida. Embora 83% dos líderes locais tenham adotado uma abordagem de nuvem híbrida, a maioria das organizações que responderam estão lutando com a complexidade para fazer com que todos os seus ambientes de nuvem funcionem juntos, e apenas 27% dos entrevistados gerenciam seus ambientes de nuvem híbrida de forma holística – o que pode criar pontos cegos e colocar os dados em risco.

A Natura possui uma infraestrutura robusta, logística e base de tecnologia digital que suporta uma série de aplicações críticas para os negócios, como sua plataforma de comércio eletrônico utilizada por representantes de vendas em todo o mundo. Com esta implementação, a Natura buscou inicialmente otimizar sua infraestrutura, ser mais eficiente e reduzir custos. Mas com o IBM Turbonomic, a empresa foi além: em 2023, poucos meses após a adoção da solução, a ferramenta já havia realizado mais de 4.500 ações automatizadas e evitado mais de 900 incidentes em TI, gerando economia financeira e apresentando um ROI (Retorno do Investimento) superior a 100% nos primeiros meses de utilização.

De acordo com Dennys Ber, gerente sênior de TI da Natura, a interconexão de IBM Turbonomic com o ambiente multicloud da empresa se mostrou extremamente funcional, o que permitiu que a Natura tivesse uma visão macro dos ambientes em questão de minutos e em um único dashboard. A empresa buscava uma forma de diminuir o trabalho manual da equipe e uma solução que pudesse dar inteligência e agilidade para execução. “Inicialmente, nós tínhamos um olhar mais direcionado a ganhar eficiência em nossos custos operacionais. Vimos que o Turbonomic atuava de uma forma diferente, com controle de recursos, possibilitando trabalhar também com questões de performance em um ambiente multicloud”, analisa Ber.

A solução IBM também permitiu uma revisão de eficiência de performance no ambiente on-premise de Natura: estava prevista a aquisição de novas máquinas e, com a adoção do Turbonomic foi possível tomar decisões informadas e entender que, fazendo movimentações de cargas de trabalho dentre os hosts, não seria necessário comprar equipamentos, pelo contrário, foi possível desativar um deles. Além disso, em consonância com a estratégia de sustentabilidade da Natura, o time de TI viu a solução diminuir significativamente a utilização de recursos. Vale ressaltar que a empresa possui uma meta de redução no consumo energético em seus principais datacenters de 5% em relação ao ano anterior.

Leandro Paes, diretor técnico da ScaleUP, relata que a consultoria trabalha com Turbonomic desde 2014, antes mesmo da aquisição da IBM, e este é o primeiro projeto com a Natura, já com resultados impactantes. “Quando fizemos a prova de valor de uma maneira bem personalizada e consultiva, antes mesmo de executar a venda da solução, a Natura percebeu que, além da economia, a solução ajudaria a potencializar o negócio como um todo, com um olhar para os componentes da TI executados de forma autônoma, com uso de IA. Quando automatizamos através de Turbonomic, começamos a evitar riscos diários e dar ainda mais escalabilidade ao negócio".

“Cada vez mais os negócios dependem de aplicativos complexos e devem enfrentar os desafios do gerenciamento eficiente de ambientes híbridos, enquanto as demandas mudam constantemente, o que pode sobrecarregar os times. Automatizar ações críticas em tempo real, como é a proposta da solução IBM Turbonomic, é fundamental para entregar o uso mais eficiente de recursos de computação, armazenamento e rede para um ambiente de nuvem híbrida, para evitar o provisionamento excessivo de recursos para seu ambiente de nuvem e usar apenas o que você precisa, resultando em uma conta de nuvem mais baixa e um ROI mais forte”, complementa Alexandre Ladeira Sales, Líder de AIOPs da IBM para América Latina.

Além da otimização de custos operacionais, a plataforma de automação de gerenciamento IBM Turbonomic também atua no planejamento de modernização para a cloud, otimização de data centers, automação de operações financeiras, otimização do Kubernetes e TI Sustentável. 

Assessoria de imprensa IBM 
Weber Shandwick
E-mail: [email protected]

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp