27/11/2023 às 20h13min - Atualizada em 28/11/2023 às 00h05min

Como a linguagem não verbal impacta a imagem profissional

Mundo corporativo valoriza uma boa postura, movimentos corporais e expressões não exageradas tanto no ambiente de trabalho quanto em reuniões

Gabriella Oltramari Romancini
Pixabay
São Paulo, novembro de 2023 – A postura mantida no ambiente de trabalho, em cursos ou mesmo quando se exerce posições de liderança, reflete diretamente na imagem pessoal que é transmitida. Empatia, segurança, firmeza, frieza e muitas outras impressões são comunicadas por meio da postura. É uma característica muito valorizada no mundo corporativo e, por isso, vale a pena identificar possíveis pontos a serem melhorados.
 

“A postura reflete o que sentimos. No trabalho, a maneira como nos portamos com os colegas, clientes, em reuniões e até mesmo em comemorações é avaliada pela liderança, e com certeza, será considerada quando houver oportunidades de promoção. Ao alcançar um cargo de liderança, o profissional agrega ainda mais responsabilidade à sua postura, que passa a servir de exemplo para o time”, afirma Thais Almas, Business Partner Talent Acquisition da Pluxee.
 

Você já avaliou sua postura profissional? Listamos abaixo algumas dicas e pontos de atenção para levar em conta quando estiver no trabalho, em reuniões presenciais ou online:
 

1 – Reuniões presenciais
Saiba escolher um bom assento em uma sala de reuniões. Uma das dicas é avaliar sua agenda do dia. Está esperando uma ligação ou um e-mail urgente? Sente-se perto da porta e avise que precisará se ausentar. Você é um dos interlocutores? Escolha uma posição em que consiga falar diretamente com as outras pessoas. Ou, ainda, vai auxiliar quem guiará a conversa? Fique perto deste colega e se mostre disponível.
 

Estudos mostram que, normalmente, pessoas que se sentam na ponta das mesas são as que guiam as reuniões. Quem escolhe sentar no meio acaba passando despercebido, e quem está ao lado de líderes, geralmente está em condição de auxílio.
 

2 – O corpo fala
Desde jovens, escutamos que temos que manter uma postura ereta para sermos respeitados, não é mesmo? Nossos familiares têm razão: essa prática causa grande impacto na imagem pessoal. Demonstra confiança, seriedade, interesse e é uma dica valiosa a se seguir em compromissos de trabalho. Tente manter a coluna ereta, sentando-se de forma confortável e evite apoiar as mãos na cabeça ou na mesa, para não passar a impressão de desinteresse ou tédio.
 

3 – Mantenha contato visual
Especialistas dizem que um forte indício de insegurança é a falta de contato visual durante conversas. Portanto, mantenha os olhos atentos a quem está falando e, principalmente, quando for fazer uma pergunta. A mesma dica também vale para reuniões online - olhar diretamente para a câmera reforça sua confiabilidade e atinge diretamente os demais participantes.
 

4 – Cuidado com excesso de movimentos
Gestos e expressões faciais devem ser o mais natural possível para deixar a conversa mais leve e reforçar a confiabilidade do que está sendo dito. Quando praticados em excesso, podem passar a imagem de despreparo ou a necessidade de chamar atenção.
 

5 – Escolha o momento certo de falar
Nunca atrapalhe a fala de outros participantes, prefira levantar a mão ou aguardar alguém concluir o raciocínio para argumentar. São atitudes valiosas para manter a conversa fluida e o respeito aos colegas. Ao ter seu espaço, fale o necessário e não esconda notícias ruins. Mesmo que sejam desagradáveis, não devem ser ocultadas, pois poderão ser cobradas no futuro.
 

Tome nota de tudo o que foi falado, isso demonstra não só interesse sobre o tema, mas auxilia no plano de ações a ser realizado após a reunião.
 

6 – Câmera aberta ou fechada?
Ficar no conforto de casa é muito bom, mas o ambiente corporativo demanda socialização e precisamos sair da zona de conforto. Apesar do tema variar de acordo com a cultura de cada empresa, é sempre bem-visto abrir a câmera em reuniões online, principalmente quando os participantes já tomaram essa atitude. Essa é a oportunidade para praticar as dicas acima, mantendo contato visual e expressões.
 
Sobre a Pluxee
A Pluxee é a parceira líder mundial em benefícios e engajamento para trabalhadores que cria experiências significativas, envolventes e personalizadas para contribuir para o bem-estar dos colaboradores no trabalho e além. A empresa oferece um portfólio completo de soluções inovadoras e digitais em 31 países. De alimentação e refeição, cultura, presentes a bem-estar e mobilidade, seus produtos e serviços são projetados para trazer mais valor para as pessoas. A Pluxee promove o bem-estar de mais de 36 milhões de consumidores, acompanha 500.000 clientes para desenvolver relacionamentos mais significativos com seus funcionários e melhorar seu engajamento, além de simplificar a vida e ajudar a impulsionar o negócio de 1,7 milhão de comerciantes todos os dias. Fortalecida por seus laços históricos com a Sodexo, a Pluxee, com seus 5.000 funcionários, está comprometida a aumentar sua influência como líder de CSR Responsabilidade Social Corporativa, dando a seus clientes, parceiros e consumidores os meios para fazer escolhas mais sustentáveis todos os dias.
 
Informações
Assessoria de imprensa Pluxee
JeffreyGroup Brasil – [email protected]
Bruna Ortega | (11) 98267-1012
Bárbara Miranda | (11) 99773-8125
Gabriella Oltramari | (11) 91783-4565
Simone Sabatini | (11) 99742-1111
Daniela Teixeira | (11) 3185-0878

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp