27/11/2023 às 16h39min - Atualizada em 28/11/2023 às 00h03min

Santa Cruz abre as portas para 2ª edição do Fórum Ilumina Zona Oeste

Idealizado pelo Instituto Phi e Instituto Rio, evento debaterá o desenvolvimento sustentável e a economia criativa na região do Oeste Metropolitano do Rio

Monica Hing - RPM Comunicação
Divulgação
O Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro e da Baía de Sepetiba vão irradiar luz na 2ª edição do Fórum Ilumina Zona Oeste. Idealizado pelo Instituto Phi e Instituto Rio, o evento será realizado na terça-feira (28/11), das 8h às 18h, na sede da ONG SerCidadão, em Santa Cruz.

O Fórum tem como principal objetivo fortalecer a rede criativa e social do território, com intensa e diversa programação cultural, gratuita, para a população local. As atividades propostas buscam discutir caminhos possíveis para impulsionar o crescimento da Zona Oeste carioca por meio de intervenções culturais.

Nesta edição, o foco será a cultura como ferramenta fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento de renda da região, através da aplicabilidade do conceito ASG (Ambiental, Social e Governança) na gestão da cadeia de suprimentos empresariais e na promoção da indústria criativa local. Além disso, o evento explorará o mapa afetivo dos participantes. Trata-se de um instrumento que simplifica o acesso aos sentimentos dos indivíduos em relação ao território onde vivem. O processo começa com um levantamento individual ou coletivo de impressões, sentimentos, histórias, experiências pessoais, potenciais e fragilidades do território. A ideia é destacar o papel fundamental das juventudes na comunicação comunitária do Oeste Metropolitano do Rio.

“O Ilumina Zona Oeste é um projeto criado para reunir e dar mais visibilidade às iniciativas que geram impactos positivos na cultura e no desenvolvimento social. Nos orgulhamos pelo fórum ter se tornado referência no intercâmbio artístico na cidade do Rio de Janeiro”, ressalta a fundadora e diretora-executiva do Instituto Phi, Luiza Serpa.

O evento conta com a participação de artistas, produtores culturais, lideranças sociais, empresas, pesquisadores e moradores da zona oeste do Rio, Itaguaí e Mangaratiba. Os destaques vão para os painéis ‘ASG e cadeia de suprimentos’, com representantes de empresas na área ambiental, e 'Narrativas Colaborativas: como dar mais visibilidade às histórias de vida real?', que contará com a participação de Alexandre Henderson e outros integrantes da equipe Expedição Rio.

Serviço:
II Fórum Ilumina ZO - 28/11, das 8h às 18h
Endereço: Rua Fernanda, 140 - Santa Cruz
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/ii-forum-ilumina-zo/2243354
Classificação etária livre e entrada gratuita
Acesse a programação no site: www.iluminazonaoeste.org.br

Sobre o Instituto Phi
O Instituto Phi é uma organização não governamental que atua assessorando indivíduos e empresas a fazer de maneira estratégica o planejamento de sua filantropia e, ao mesmo tempo, fortalecendo a gestão de projetos sociais e culturais, criando soluções inovadoras e customizadas para potencializar o Terceiro Setor. Em nove anos, o Phi já apoiou mais de 1.660 projetos sociais em todo o país, movimentou cerca de R$189 milhões para o setor e impactou a vida de mais de 2.5 milhões de pessoas.
                                       
Sobre o Ilumina Zona Oeste
O Ilumina Zona Oeste é uma rede criativa que une organizações da sociedade civil, empreendedores culturais e artistas do Oeste Metropolitano do Rio de Janeiro, e trabalha para reduzir desigualdades e impulsionar o desenvolvimento dos territórios. Este ano, a 7ª edição do Ilumina Zona Oeste é apresentada pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Fábrica Carioca de Catalisadores O Projeto conta com o patrocínio da ViaRio, Fábrica Carioca de Catalisadores, Ternium e Universidade Veiga de Almeida.

Idealizado por Instituto Phi e Instituto Rio, produção de Revés Produções, realização de Motriz Sociocultural, Trilhos Produções Artísticas e Ministério da Cultura


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp