27/11/2023 às 10h58min - Atualizada em 28/11/2023 às 00h02min

Tendência por ambientes inteligentes cresce na educação unindo metodologias tradicionais aos avanços tecnológicos

A modernização do ensino e a integração dos mundos real e virtual contribuem para maior engajamento em sala de aula a partir de estratégias pedagógicas que cativam os alunos e combinam teoria com prática

Assessoria de Imprensa
Imagem: Divulgação / Educacional
As formas de ensinar e aprender se modernizam constantemente e fazem do uso de novas metodologias educacionais uma prática primordial para que as instituições do setor se conectem com professores e estudantes. Uma tendência que vem ganhando espaço nesse processo é a construção de ambientes inteligentes, que promovem a educação completa integrando metodologias e abordagens de conceitos dos mundos real e virtual. Para Martin Oyanguren, CEO do Educacional, área de negócios da Positivo Tecnologia voltada para o setor ensino, “essa fusão cria o diálogo entre a tradição e a tecnologia em que nenhuma dessas áreas se opõe à outra. Pelo contrário, elas se complementam”.

Mais do que um espaço tecnológico, os ambientes inteligentes são parte de uma estratégia que busca a promoção de uma educação inovadora. Para se construir esse espaço, um dos primeiros passos é integrar a grade curricular da instituição de ensino à tecnologia com a qual ela está equipada. “Aplicar metodologias que favoreçam a dinâmica das escolas é tão importante quanto os investimentos em transformação digital”, aponta Oyanguren. 


Outro diferencial é estar alinhado à ‘linguagem’ do aluno, oferecendo a ele uma abordagem que gere interesse e curiosidade e o torne protagonista do seu processo de conhecimento – independente da disciplina estudada.

Neste contexto, a metodologia STEAM [sigla que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática em inglês] é um exemplo de uma prática simples que pode trazer ótimos resultados e tem aplicação fácil. Além dela, a gamificação do ensino e da aprendizagem é uma maneira de gerar estímulo e mesclar os mundos digital e analógico com a proposta lúdica de desafiar o estudante a avançar em seu progresso e recompensá-lo como em um jogo de videogame. “Esse método consegue gerar maior engajamento dos alunos no aprendizado em geral, pois enquanto se divertem eles aprendem novos conceitos e desenvolvem maior afinidade com a tecnologia”, aponta o CEO do Educacional.

O executivo lembra, porém, que a instituição de ensino deve levar em conta o seu contexto geral para personalizar a educação de acordo com as demandas e com as limitações do local. É preciso também testar a aceitação dos alunos, dos responsáveis e em relação aos recursos aplicados e à transformação que está sendo realizada. “Toda mudança precisa do costume de seus envolvidos. É fundamental sempre considerar a opinião dos principais interessados em todo esse processo, para que se sintam parte da tomada de decisões”, diz ele.


Nessa trajetória de transformação dos ambientes é importante também que a transição para o uso de novas práticas, ferramentas e metodologias seja realizada de maneira progressiva e que estimule a integração. “Os ambientes inteligentes não são apenas espaços exclusivamente tecnológicos. É importante oferecer meios para que a interação aconteça entre os estudantes e os docentes envolvidos” reforça Martin Oyanguren. Com isso, ambientes confortáveis, que favoreçam a criação e a criatividade, devem ser parte das estratégias educacionais.

Para conhecer mais sobre as soluções do Educacional, clique aqui.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp