27/11/2023 às 13h06min - Atualizada em 28/11/2023 às 00h02min

O impacto da SST na vida das pessoas

As ações de SST extrapolam os muros das organizações, levando conceitos de cuidado e segurança para as famílias e para a sociedade, impactando inclusive nas políticas públicas

Da Redação
Dr. Ricardo Pacheco, médico, presidente da ABRESST e da Oncare Saúde
O impacto da saúde e segurança no trabalho na vida das pessoas
As ações de SST extrapolam os muros das organizações, levando conceitos de cuidado e segurança para as famílias e para a sociedade, impactando inclusive nas políticas públicas
A saúde e segurança no trabalho têm um impacto significativo na vida das pessoas e na sociedade brasileira. Quando as condições de trabalho não são seguras, o resultado são acidentes, lesões e doenças ocupacionais, afetando a qualidade de vida dos trabalhadores e de suas famílias.
Esse tema é de extrema importância, visto que segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), que consideram apenas registros envolvendo pessoas com carteira assinada, os acidentes e as mortes, no Brasil, cresceram nos últimos dois anos. Em 2020, foram 446.881 acidentes de trabalho notificados; em 2021, o número subiu 37%, alcançando 612.920 notificações. Em 2020, 1.866 pessoas morreram nessas ocorrências; no ano passado, foram 2.538 mortes, aumento de 36%.
É nesse cenário que a Saúde e Segurança no Trabalho (SST) ganha protagonismo, pois busca garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis, protegendo os trabalhadores e promovendo seu bem-estar físico e mental.
Temos leis específicas que regulamentam a SST, como a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelecem padrões e diretrizes para garantir a segurança dos trabalhadores.
De acordo com Dr. Ricardo Pacheco, presidente da ABRESST (Associação Brasileira de Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho) e da Oncare Saúde, ainda tem o impacto econômico e social. “Investir em SST reduz custos com acidentes de trabalho, gastos com saúde e previdência, diminui a rotatividade de funcionários e aumenta a produtividade, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do País”, enfatiza o médico.
Também tem reflexo na responsabilidade social e empresarial. “Empresas que priorizam a SST demonstram responsabilidade social, preocupação com o bem-estar dos funcionários e contribuem para um ambiente de trabalho mais ético e saudável. Além do mais, a SST envolve ações preventivas que visam identificar, reduzir e eliminar riscos no ambiente laboral, promovendo a saúde e o bem-estar dos trabalhadores”, complementa o presidente da ABRESST.
Fomento a políticas públicas e benefícios para a sociedade
É fato que a falta de medidas de segurança no trabalho pode gerar custos econômicos e sociais, como gastos com saúde, perda de produtividade, aumento do absenteísmo e até mesmo impactos negativos na economia local.
Por isso, investir em saúde e segurança no trabalho não apenas protege os trabalhadores, mas também contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo, beneficiando a sociedade como um todo.
Ricardo Pacheco afirma ainda que a área de saúde e segurança no trabalho desempenha um papel significativo no fomento de políticas públicas no Brasil. “O governo, em conjunto com órgãos reguladores e instituições relacionadas, desenvolve e implementa normas, leis e políticas que visam garantir a proteção e a saúde dos trabalhadores, além de promover ambientes laborais seguros. Isso inclui regulamentações sobre condições de trabalho, prevenção de acidentes, programas de saúde ocupacional, entre outras medidas que impactam diretamente as políticas públicas relacionadas à saúde e segurança dos trabalhadores, que são replicadas por suas famílias e disseminadas nas comunidades”, esclarece o gestor em saúde.
Impactos positivos da saúde e segurança no trabalho no sistema de saúde e previdenciário no Brasil
A implementação eficaz de políticas de saúde e segurança no trabalho tem impactos positivos significativos no sistema de saúde e previdenciário do Brasil. Quando as condições de trabalho são seguras e saudáveis, ocorre uma redução no número de acidentes e doenças ocupacionais, o que diminui a demanda por serviços de saúde relacionados a esses problemas.
De acordo com o médico e presidente da entidade, isso resulta em uma diminuição das despesas: “gastos médicos associados aos tratamentos de lesões e doenças decorrentes do trabalho, o que alivia a pressão sobre o sistema de saúde. Além disso, a redução no número de afastamentos por motivos de saúde relacionados ao trabalho leva a uma diminuição dos gastos previdenciários, como benefícios por incapacidade temporária ou permanente”, completa Dr. Ricardo Pacheco.
Sobre a ABRESST
A Associação Brasileira de Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho é uma entidade civil, de caráter profissional e sem fins lucrativos, com atuação em todo território nacional. É uma entidade que desde 1998 reúne e representa as empresas do setor, evidenciando para a sociedade os esforços que seus associados têm feito para melhorar a qualidade de vida do trabalhador brasileiro.
Reunindo empresas da área de saúde e segurança no trabalho e criando normas e métodos de qualificação dos serviços da categoria, a ABRESST defende legalmente os interesses de seus associados, representando todos com muito empenho e dedicação.
A ABRESST é presidida pelo médico Dr. Ricardo Pacheco,
CRM-SP 87570 I RQE 22.683.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp