Negócios de diversos tipos podem lucrar muito mais se conseguirem se organizar e efetivar uma boa gestão de sua base de clientes. O aumento do faturamento é possível utilizando sistemas, metodologia e ferramentas adequadas, garantindo a perenidade e o escalonamento da empresa. Construir uma base forte com clientes fiéis pode aumentar a receita e manter um negócio mais saudável e competitivo. Assim, é preciso trazer o cliente para o centro das operações.
Através do método VBC (Vendas para a Base do Cliente) criado pela administradora de empresas e especialista na área comercial, Fabrícia Maia, é possível vender de forma descomplicada, se importando sempre com o cliente e trazendo lucro e previsibilidade. Ela explica que essa metodologia é dividida em três pilares: Descoberta, Validação e Otimização. “Na primeira fase, entendemos profundamente o momento atual e as oportunidades existentes através de uma análise minuciosa. Este processo é como uma investigação detalhada, um mergulho profundo nos dados que revela insights valiosos e abre caminho para estratégias de venda personalizadas e eficazes”, destaca.
A validação é quando dá início a implementação do método, primeiro com o planejamento e em seguida com a execução. O objetivo é confirmar que as estratégias propostas serão efetivas antes de investir recursos significativos. “Já a otimização é quando as estratégias de vendas são aprimoradas para maximizar a eficiência e a eficácia, e assim investir recursos para ampliação do projeto para chegarmos finalmente na parte mais lucrativa e com resultados visíveis”, complementa a especialista na área comercial.
Cronograma
Os três pilares são divididos em etapas que são elas:
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