27/11/2023 às 10h38min - Atualizada em 28/11/2023 às 00h00min

Explorando os três pilares do método de Vendas para a Base do Cliente

Metodologia é dividida nos pilares da Descoberta, Validação e Otimização

Fabricia Maia
Fabricia Maia, 45 anos, casada, administradora de empresas e atuo há quase 20 anos na área comercial, 12 deles no mundo corporativo em uma multinacional. @fabriciamaiavaz
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Negócios de diversos tipos podem lucrar muito mais se conseguirem se organizar e efetivar uma boa gestão de sua base de clientes. O aumento do faturamento é possível utilizando sistemas, metodologia e ferramentas adequadas, garantindo a perenidade e o escalonamento da empresa.  Construir uma base forte com clientes fiéis pode aumentar a receita e manter um negócio mais saudável e competitivo. Assim, é preciso trazer o cliente para o centro das operações.

 

Através do método VBC (Vendas para a Base do Cliente) criado pela administradora de empresas e especialista na área comercial, Fabrícia Maia, é possível vender de forma descomplicada, se importando sempre com o cliente e trazendo lucro e previsibilidade. Ela explica que essa metodologia é dividida em três pilares: Descoberta, Validação e Otimização. “Na primeira fase, entendemos profundamente o momento atual e as oportunidades existentes através de uma análise minuciosa. Este processo é como uma investigação detalhada, um mergulho profundo nos dados que revela insights valiosos e abre caminho para estratégias de venda personalizadas e eficazes”, destaca. 

 

A validação é quando dá início a implementação do método, primeiro com o planejamento e em seguida com a execução. O objetivo é confirmar que as estratégias propostas serão efetivas antes de investir recursos significativos. “Já a otimização é quando as estratégias de vendas são aprimoradas para maximizar a eficiência e a eficácia, e assim investir recursos para ampliação do projeto para chegarmos finalmente na parte mais lucrativa e com resultados visíveis”, complementa a especialista na área comercial.

 

Cronograma 

 

Os três pilares são divididos em etapas que são elas:

 
  • Diagnóstico: entender o atual momento, rotina da empresa e as oportunidades em aberto;
  • Planejamento: desenhar todo processo de vendas considerando suas variáveis e preparar o time para a etapa de execução;
  • Execução e acompanhamento: acompanhar de perto a execução do processo a fim de identificar gargalos e corrigi-los com maior agilidade;
  • Gestão: acompanhar a evolução dos resultados e eficiência da execução;
  • Escala: ampliar o projeto de forma previsível que expanda os lucros e torne o mesmo cada vez mais sustentável;
  • Manutenção: manter o projeto atualizado e cada vez mais eficiente e robusto.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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