25/11/2023 às 06h03min - Atualizada em 26/11/2023 às 00h04min

Dia Nacional do Doador de Sangue: Hospital do Servidor Público SP quer ampliar coleta

Objetivo é sensibilizar doadores para elevar os estoques, principalmente dos fatores negativos; doação pode ser feita de 2ª a 6ª feira

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/dia-nacional-do-doador-de-sangue-hospital-do-servidor-publico-sp-quer-ampliar-coleta/
doação de sangue

doação de sangue

Uma doação ao Banco de Sangue do HSPE pode salvar até quatro vidas

Neste sábado (25) é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) marca a data com uma campanha de agradecimento e sensibilização para atrair mais doadores.

O objetivo é equilibrar os estoques e melhorar a coleta principalmente dos tipos de sangue: O negativo, A negativo, B negativo e AB negativo, que estão em nível crítico.

“A coleta de sangue é necessária ao longo de todo o ano, mas nem sempre conseguimos manter os mesmos índices de doadores mês a mês, principalmente em períodos de feriados, que favorecem as viagens; e até mesmo as alterações bruscas de temperatura interferem no volume de doadores. Por isso, chamamos a atenção da população para criar uma rotina periódica e manter a frequência nas doações”, destaca Fábio Lino, diretor do Serviço de Hemoterapia do Hospital do Servidor Público Estadual, principal unidade do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público (Iamspe) no Estado de São Paulo.

Lino alerta que geralmente, o sangue de fator negativo é o que se mantém com estoques mais críticos ou até zerados, embora todos os tipos sanguíneos sejam bem-vindos.

Qualquer pessoa pode doar sangue a partir de 16 anos (menores acompanhados por responsáveis legais) e até 69 anos, com peso mínimo de 50 kg, e desde que a primeira doação seja feita até os 60 anos.

Uma bolsa salva quatro vidas

Ao fazer uma doação, com coleta aproximada de 450 ml de sangue, é possível salvar até quatro vidas.

O doador de sangue tipo O positivo, por exemplo, pode atender à necessidade de receptores igualmente do tipo O+, além do A+, B+ e AB+. Já o O negativo supre a necessidade todos os demais tipos, sejam eles Rh positivo ou negativo. É o chamado doador universal.

Um doador de sangue tipo AB positivo atende apenas pacientes do mesmo tipo e fator sanguíneo. O AB negativo pode ser doado para receptores do mesmo tipo, tanto nos fatores positivo como negativo.

O tipo A positivo pode ser doado para pessoas com o mesmo tipo e fator Rh e para quem tem sangue AB+. Já o A negativo pode ser doado tanto para A como para AB, ambos de Rh positivo ou negativo.

O tipo B positivo atende a necessidade de pessoas com tipos sanguíneos B+ e AB+. Já o tipo B negativo pode ser doado para pessoas tanto do tipo B como AB, de ambos os fatores Rh.

O Banco de Sangue do HSPE funciona de 2ª a 6ª feira, das 9h às 16h, e aos sábados, das 8h às 16h. Fica na Rua Pedro de Toledo, 1.800, São Paulo-SP.

Em outras localidades, a doação pode ser feita no Banco de Sangue mais próximo.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Dia Nacional do Doador de Sangue: Hospital do Servidor Público SP quer ampliar coleta apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp