24/11/2023 às 14h12min - Atualizada em 26/11/2023 às 00h00min

Busca dos consumidores por crédito tem queda de 3,9% em outubro, indica Serasa Experian

Apenas quatro Unidades Federativas apresentaram números positivos; Segundo o economista da companhia, a melhora deve ser progressiva conforme avançamos para o próximo ano

Amélia Mirtilo
www.serasaexperian.com.br
Divulgação
Em outubro, a queda na procura dos consumidores brasileiros por crédito se tornou menos acentuada, de -3,9% em comparação ao mesmo período do último ano. Os dados são do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito, que não registra números positivos desde maio de 2022. Confira, no gráfico abaixo, o detalhamento mês a mês dos últimos 12 períodosEm outubro, a queda na procura dos consumidores brasileiros por crédito se tornou menos acentuada, de -3,9% em comparação ao mesmo período do último ano. Os dados são do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito, que não registra números positivos desde maio de 2022. Confira, no gráfico abaixo, o detalhamento mês a mês dos últimos 12 períodos:


“Conforme esperado, estamos presenciando os efeitos sutis e progressivos da redução da taxa básica de juros e da inflação, mas essa trajetória ainda deve levar alguns meses até atingirmos números positivos. Por enquanto, os consumidores com intenção de buscar linhas de crédito devem se atentar ao planejamento financeiro”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. 


Na visão por renda pessoal mensal desses consumidores, aqueles que ganham até R$500 marcaram a maior queda, enquanto os que embolsam mais de R$10.000 tiveram a menor. Veja, na tabela a seguir, os números completos nesta visão:


Quatro Unidades Federativas voltaram a apresentar alta


Ainda segundo o levantamento, de todas as Unidades Federativas (UFs) do país, apenas quatro registraram alta em outubro em comparação ao ano anterior (Santa Catarina, Alagoas, Paraná e Rondônia), após terem expressado queda em setembro na comparação anual (22 x 23). Confira o desempenho de todas as UFs no gráfico abaixo:


Metodologia do indicador


O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

Você também lê esta notícia no site:
https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida - desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes - nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp