24/11/2023 às 17h09min - Atualizada em 25/11/2023 às 00h10min

Janela de comercialização de insumos diminuiu 80% e produtor que estiver capitalizado evitará prejuízos

O atraso na entrega dos insumos fez com que o planejamento e efetivação da compra de insumos diminuísse a janela para negociação.

Julia de Souza Calaça
Farmtech

O atraso na entrega dos insumos fez com que o planejamento e efetivação da compra de insumos diminuísse a janela para negociação. Houve um encurtamento de aproximadamente 80% do tempo. Em uma safra habitual, a comercialização levaria em torno de 100 a 90 dias para ser negociada e hoje levará em torno de 20 dias no máximo. Este cenário faz com que os produtores que estejam capitalizados, ou que tenham acesso a crédito liberado saiam na frente e consigam finalizar suas compras sem comprometer tanto o ciclo de manejo.

Entre as principais causas deste encurtamento estão a combinação de fatores que caracterizam, até o momento, a safra 2023/24. Se por um lado os custos de produção estão menores, por outro lado as cotações da produção brasileira caíram substancialmente, e isso faz com que o produtor rural tenha uma atitude mais conservadora para a compra dos insumos necessários, diminuindo assim a janela de comercialização e atrasando as entregas de sementes, fertilizantes e defensivos.

Nos Estados do Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, esse encurtamento da janela já é uma realidade. “Os produtores da região Centro-Sul ainda não estão enfrentando este cenário, pois, em sua grande maioria, o trigo ainda está nas áreas, e as que estão recebendo milho e soja ainda são pequenas. Porém, em um espaço de menos de um mês, também se repetirá o cenário do restante do Brasil”, avalia o CEO da Farmtech, Rafael Pilla.

Crédito rápido será um catalisador para safra

A mudança neste cenário da comercialização faz com que seja urgente a necessidade de crédito rápido. “Teremos uma safra que a compra será por oportunidade e aqueles que estão ainda procurando crédito, ou que estejam descapitalizados, ficarão atrasados no calendário de manejos, pois isso altera o próprio ciclo da safra. Um exemplo que já está acontecendo é o manejo de fertilizantes, que está sendo feito em cobertura, ou seja, quando a cultura já está instalada, e não no plantio, como ocorria em grande parte do território nacional. E para solucionar momentos como esse é que a Farmtech existe. Somos procurados diariamente por indústrias e revendas para fornecer crédito de forma rápida e descomplicada”, pondera Pilla.

O CEO explica que a liberação do crédito em momentos como este precisa estar alinhada e ser feita de maneira rápida. “O produtor rural hoje tem uma especificidade única em suas aquisições para a safra. Ele faz uma compra técnica e em sua jornada a Farmtech possui o papel de simplificar esta operação. Conseguimos disponibilizar crédito para nossos parceiros e clientes de forma rápida, descomplicada e alinhado à sua jornada de aquisição de insumos agrícolas”.

Com atuação no mercado de crédito digital rural há seis anos, a Farmtech tem como objetivo mudar a forma como a cadeia do agronegócio se relaciona com o crédito. Por meio de parcerias com grandes nomes da indústria e de revendas de insumos agrícolas, a empresa opera como um grande orquestrador para a viabilização do crédito ao setor através das cadeias econômicas. A empresa foi responsável pela liberação de mais de R$ 6,5 bilhões em crédito aos parceiros somente no ano de 2022, totalizando mais de 17 bilhões operacionalizados, em mais de 160 mil operações de crédito desde a sua fundação, em 2017. A expectativa é passar de 20 bilhões nos próximos meses.

Sobre a Farmtech

A Farmtech é pioneira na modalidade crédito digital rural no Brasil e é líder no movimento de digitalização do crédito da indústria de insumos ao produtor rural. Criada em 2017, o propósito da empresa é mudar a forma como a cadeia do agronegócio se relaciona com o crédito.

Através de programas personalizados, possibilita que seus parceiros tenham recursos disponíveis para a comercialização de insumos, sem que comprometam o seu fluxo de caixa. Com uma solução tecnológica e eficiente, é capaz de otimizar etapas na avaliação de crédito, de forma descomplicada e rápida.

 

Informações para a imprensa

Attuale Comunicação – (11) 4022-6824

Mariele Previdi - (11) 99954-4626 | [email protected]

Verônica Muccini Longhi – (54)99966-0125 | [email protected]


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp