24/11/2023 às 09h53min - Atualizada em 25/11/2023 às 00h06min

Cavalos bem suplementados têm melhor rendimento na lida com o gado, afirma especialista

Associação entre suplementação nutricional e boa alimentação promove mais saúde às tropas de propriedades rurais

Irvin Dias Costa de Souza Garcia
Pxhere
Em sua última atualização, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou para um plantel de 5,8 milhões de equinos no Brasil. Desse total, estima-se que cerca de 4 milhões sejam animais de lida – que formam as tropas de serviço nas propriedades rurais. “Esse grande contingente está diretamente ligado às características naturais dos equinos, que têm agilidade, força e robustez para realização de atividades diárias bem desafiadoras na pecuária”, explica Evandro Oliveira, gerente de produtos para grandes animais da Vetoquinol Saúde Animal – companhia que celebra 90 anos de fundação em 2023.

A nutrição de qualidade está na base do trabalho com produtividade e consequente lucratividade. Júlia Izoldi, coordenadora técnico-comercial de equinos da Vetoquinol, explica que, “com os animais de serviço, a preocupação deve ser a mesma em termos de garantia do bem-estar por meio do fornecimento adicional de nutrientes essenciais para a manutenção da saúde, como cálcio, fósforo, vitaminas e demais minerais essenciais”.

Aliada à dieta básica, a suplementação contribui para que os animais estejam sempre saudáveis para desempenhar suas funções com o máximo potencial. Em sistema de criação extensiva, principalmente, onde há grandes extensões de terra para a lida, são atribuições dos equinos tocar o gado e separar lotes, entre outras. Por longos períodos, os animais são exigidos fisicamente, o que pode comprometer o desempenho e gerar lesões.
Júlia explica que “os equinos têm exigências nutricionais diferentes dos bovinos. Porém, é comum destinar a mesma alimentação para ambos. Com isso, o cavalo pode ter deficiência nutricional, já que as pastagens não proporcionam o que ele necessita. Por isso, a escolha criteriosa do volumoso e do concentrado para a alimentação, além do complemento alimentar adequado, define a saúde da tropa”.

Atenta às necessidades da criação animal, a Vetoquinol desenvolveu Equistro® Mega Base. Suplemento mineral, vitamínico e aminoácido, Mega Base oferece cálcio, fósforo, vitaminas, minerais essenciais e oligoelementos com elevada biodisponibilidade, além de prebiótico. “Essa suplementação confere saúde aos animais que já têm alimentação balanceada, principalmente os cavalos alimentados com ração rica em cereais”, completa Evandro Oliveira.

“Os cavalos têm necessidades específicas e Mega Base supre todas essas exigências, contribuindo para ter um animal pronto para as diversas atividades diárias no campo e aumentando a sua vida útil nas fazendas”, ressalta Júlia Izoldi.

Para saber mais sobre o Mega Base, acesse: https://www.equistro.com.br/products/equistror-mega-base#

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2022, o faturamento global foi de € 540 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.
No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp