24/11/2023 às 09h47min - Atualizada em 25/11/2023 às 00h03min

Assinatura eletrônica: conheça os tipos e quando usar

Empresas que adotam este tipo de ferramenta têm mais vantagem competitiva, beneficiando-se de maior eficiência, redução de custos e melhor atendimento ao cliente

Redação
Divulgação

Com o avanço da tecnologia e a crescente digitalização dos processos, a assinatura eletrônica emergiu como uma ferramenta crucial em transações e documentos digitais, proporcionando praticidade, segurança e eficiência para os negócios. No entanto, muitos ainda desconhecem que existem diferentes tipos de assinaturas eletrônicas, cada uma com seu próprio nível de segurança e aplicação específica. 

De acordo com Michel Cury, Diretor Executivo da Rocket Lawyer LatAm, é fundamental compreender quando cada uma delas deve ser utilizada para garantir a integridade e autenticidade dos documentos e transações. “A assinatura eletrônica é uma representação digital da assinatura manuscrita e tem validade jurídica em muitos países, incluindo o Brasil. Existem três tipos principais: simples, avançada e qualificada. Cada uma serve a propósitos distintos e deve ser escolhida com base nas necessidades específicas de uma transação ou contrato”, afirma Michel.

O diretor ainda explica que as companhias (sejam de pequeno, médio ou grande porte) que abraçam a assinatura eletrônica estão à frente, desfrutando de maior eficiência, redução de custos e melhor atendimento ao cliente. “O serviço é muito mais do que uma conveniência tecnológica; é uma ferramenta essencial para empresas modernas que buscam eficiência, segurança e competitividade. A adoção dessa tecnologia proporciona economias substanciais de tempo e dinheiro, fortalece a confiabilidade das transações e garante a conformidade com regulamentações rigorosas”.

 

Cury explica quais são os tipos de assinatura eletrônica e quando usá-las. Confira!

Assinatura eletrônica simples: é chamado de assinatura nível 1, geralmente constituída por uma imagem de assinatura escaneada ou uma marca digital. Já possui força suficiente para validar a grande maioria dos documentos do dia a dia.

Assinatura eletrônica avançada: esse tipo de assinatura requer a autenticação do signatário por meio de elementos únicos, como um código PIN ou uma senha. Geralmente é utilizada no meio jurídico, em, por exemplo, peticionamentos eletrônicos.

Assinatura eletrônica qualificada: é a assinatura usada quando os cartórios realizam processos online,  e exige a utilização de certificado digital específico. Seu uso é indicado somente para os casos em que a lei obriga seu uso.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp