23/11/2023 às 21h35min - Atualizada em 25/11/2023 às 00h02min

Dra. Sonaira esclarece sobre o tratamento cirúrgico de fístula

Avanço tecnológico permite o tratamento com laser minimamente invasivo

Graciliano Candido
Divulgação
A médica proctologista dra. Sonaira Bernardes, esclarece as dúvidas sobre o tratamento para fístulas anais, de maneira minimamente invasivo, sem ruptura ou lesão do esfincter. As fístulas anais tem em sua origem o abcesso perianal. “De forma prática: ocorre o abcesso, depois o conteúdo dessa infecção sai e uma passagem é formada ao lado do ânus. Isso é a fístula perianal”, exemplifica a especialista.

A médica explica que na maioria das vezes o paciente só percebe as fistulas, quando toca no local e sente uma elevação, num formato de carocinho, sempre ao lado do orifício anal, e em outros casos a fístula é extremamente dolorida, secretando pus, deixando a região muito úmida, e às vezes irritada. “Por isso se faz necessário o exame físico para o diagnóstico e programação do tratamento, para evitar a evolução para um quadro mais complexo”, alerta.

A cirurgia com laser com diiodo é realizada para tratar a fístula e fechar a passagem anormal. Pode ser realizada com anestesia local e sedação para proporcionar maior conforto ao paciente durante todo o procedimento. Os exames de imagens serão úteis para auxiliar no local exato da patologia e fazer a cauterização, ou seja, fechar o túnel anormal. “O método à base do laser não afeta a funcionalidade anal, preservando a musculatura, a forma o esfíncter anal. O pós-operatório é bastante tranquilo e de recuperação mais rápida que a cirurgia convencional. O paciente tem alta poucas horas após a cirurgia”, complementa a cirurgiã.

Vale ressaltar que a cirurgia de fístula anal com laser pode ser uma opção em certos casos mais complexos, mas nem todos os pacientes são candidatos a esse procedimento. O tratamento pode variar dependendo da gravidade, localização e características individuais da fístula, e o cirurgião decidirá o melhor curso de ação para cada situação.

Dra. Sonaira Bernardes Formada em medicina pela UnB, residência médica em cirurgia geral. Residência médica em coloproctologia, pelo Hospital das Forças Armadas e Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Proctologia.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp