23/11/2023 às 15h59min - Atualizada em 24/11/2023 às 00h08min

Black Friday além do B2C: como empresas B2B podem aproveitar a data

Buscando estratégias para potencializar as vendas no período, empresas business-to-business apostam em campanhas de marketing e logística

Maria dos Santos
Freepik

Com a Black Friday se aproximando, as empresas que atuam no mercado B2B também têm uma oportunidade valiosa para investir suas estratégias de vendas e expandir a base de clientes. Para obter o benefício máximo desse evento, é fundamental desenvolver um plano sólido e específico para o segmento, estabelecer preços competitivos e se preparar de maneira adequada, garantindo que a infraestrutura logística esteja pronta e segura para atender a possíveis aumentos na demanda.

 

“As estratégias do B2B para datas comemorativas são diferentes daquelas dos comércios focados no público final. Não é simplesmente baixar os preços e fazer publicidade massiva; exige fortalecimento das relações e parcerias. É essencial que as empresas B2B conheçam bem seu público, analisem seu histórico de vendas e identifiquem os produtos ou serviços com maior potencial de atrair novos e velhos clientes durante a Black Friday. Além disso, é importante avaliar a capacidade de produção ou oferta desses itens”, afirma Leonel Carvalho, BDM da Unentel, distribuidora de soluções tecnológicas para companhias.

 

Criar estratégias de cross sell e up sell é uma forma eficaz de aumentar o valor médio das vendas. O cross sell envolve oferecer serviços adicionais que complementam a compra original, resultando em um valor final maior. Por outro lado, o upsell consiste em propor um upgrade do item adquirido, incentivando o cliente a escolher uma versão mais avançada ou de maior valor. 

 

Além disso, reativar leads desengajados e recuperar vendas perdidas durante esse período pode ser uma abordagem interessante para conquistar clientes que não fizeram compras recentemente ou retomar negociações interrompidas. Com isso, a empresa busca restabelecer o interesse e a confiança desses leads para convertê-los em clientes ativos novamente. Isso pode ser alcançado por meio de ações direcionadas, como campanhas de marketing personalizadas e ofertas especiais. 

 

Por fim, o planejamento antecipado é a chave para o sucesso de uma campanha de Black Friday. Passos acredita que, apesar de ser um conselho comum, a sua importância não pode ser subestimada, porque ele desempenha um papel fundamental na capacidade de lidar com contratempos. 

 

“A preparação para a Black Friday no contexto B2B requer uma abordagem estratégica e minuciosa. As empresas precisam desenvolver suas operações e identificar áreas que precisam de ajustes para lidar com o possível aumento de demanda. Isso pode envolver o fortalecimento da infraestrutura tecnológica e o aumento da capacidade de produção. Além disso, é crucial estabelecer parcerias sólidas com fornecedores e distribuidores para garantir um abastecimento adequado de produtos e serviços”, finaliza Carvalho. 



 

Sobre a Unentel

A Unentel Distribuição tem mais de 40 anos de mercado, distribuindo grandes marcas com soluções de videoconferência, audiovisual, redes LAN/WLAN, cibersegurança, devices e automação em todo o território nacional. Focada no público B2B, destacou-se entre as empresas que mais cresceram no país por dois anos seguidos, no Ranking EXAME Negócios em Expansão de 2021 e 2022, tornando-se referência no setor de tecnologia brasileiro.



 

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