23/11/2023 às 17h10min - Atualizada em 24/11/2023 às 00h08min

Jogo-poema contemplado em chamamento do Itaú Cultural é lançado no metaverso

Palavralada dá seguimento à pesquisa do poeta Arthur Moura Campos sobre a intersecção entre poesia, arquitetura e jogos virtuais. O projeto busca fomentar ludicamente a forma de perceber a poesia, despertando novos olhares para os jogos e para a literatura.

Larissa Corrêa
Fábio H Mendes
No domingo, dia 26 de novembro, às 18h, o poeta e arquiteto Arthur Moura Campos lança, em live no seu Instagram (@arthur.moura.campos), o jogo-poema de ambiente social virtual interativo Palavralada. O projeto, que busca fomentar de forma lúdica a percepção da poesia e os olhares para os jogos e para a literatura, foi um dos quatro contemplados pelo chamamento realizado pelo Itaú Cultural entre julho e agosto do ano passado, voltado a ações de arte e cultura a serem realizadas no metaverso.

O jogo foi desenvolvido em parceria com a DIVE realities e pode ser acessado em www.diverealities.com/palavralada-game, tanto pelo computador e dispositivos móveis, quanto por óculos de realidade virtual. O trabalho conta com interpretação em Libras.

O projeto
Palavralada propõe um diálogo entre artistas, poetas, gamers, educadores, crianças e adolescentes, a partir da intersecção criativa entre literatura, arquitetura, jogos e realidade virtual. O jogo narra a história de um universo singular, no qual tudo é construído por palavras. Nele, a vida, que era marcada pelo movimento das letras, foi congelada por uma nuvem-nave, imobilizando essa pulsão e detendo o fluxo vital.

Nesse contexto, a proposta é que o jogador ajude a despertar esses cacos perdidos e a retome a energia, que, embora dispersa, ainda persiste nesse mundo. Para tanto, o usuário escolhe um avatar e, ao adentrar a atmosfera do espaço, vê uma plataforma flutuante em um cenário rodeado por cinco arquiteturas diferentes e com missões particulares.

Em cores, sons e formas próprias, cada uma das sílabas de palavralada nomeia as tarefas que compõem a experiência. Na seção “PA”, formas tridimensionais revelam letras ao serem rotacionadas, e seus contornos se revelam de acordo com o ângulo em que as letras são vistas pelo observador. Em “LA” – nos dois momentos em que aparece na palavra –, sílabas se desprendem das estrofes de um poema, mas, se forem encaixadas em uma posição significativa, reanimam o texto original.

Na seção “VRA”, o jogador encontra palavras girando em torno de alto-falantes, que devem ser acionados para que a frase seja reconstituída. Enfim, “DA” começa no topo de uma cachoeira, onde a pessoa insere uma frase, que cairá no fluxo da cascata e pode iniciar uma nova composição na lagoa ao fim do caminho d’água.

Sobre o artista
Arthur Moura Campos é natural de Goiânia (GO) e nascido no ano de 1993. Poeta e arquiteto pela Universidade de São Paulo (USP – 2019), fez intercâmbio estudando mandarim e paisagismo na cidade de Nanquim, na China, pelo Programa Ciência sem Fronteiras, entre 2013 e 2015. Suas principais atividades envolvem a literatura e seus campos expandidos.

Experimenta a poesia em diversas plataformas: livro, vídeo, gif, som, animação, art-game, objeto, cartaz e zine, entre outros. Tem vários livros publicados, sendo os mais recentes eucomeu (Ed. do Autor, 2023), Três pontos (Selo do Burro, Ed. do Autor, 2019) e SAÍDA (Selo do Burro, 2021). Em 2020, foi selecionado na convocatória Quarentena Projetada, da Mídia Ninja e Instituto Moreira Salles, e no Festival UP!.

Sobre o chamamento 
Entre julho e agosto de 2022, o Itaú Cultural, por meio do Observatório Itaú Cultural, abriu inscrições para projetos de arte e cultura a serem realizados no metaverso. O objetivo era apoiar e fomentar a expansão de espaços de criação artístico-cultural, mapear os trabalhos nesse campo e ampliar as discussões e reflexões sobre o tema.  
 
O chamamento foi direcionado a desenvolvedores, artistas, pesquisadores e produtores. Foram contemplados quatro projetos, vindos de diferentes estados: além de Palavralada, de Goiás, integram a seleção O Peregrino Digital, do maranhense Régis Oliveira, já lançado pelo Itaú Cultural; Deeper, do Olhares Instituto Cultural, de São Paulo; e Yura Xina – Centro do Conhecimento Yawanawa, da acreana Associação Cultural Yawanawa. 
 
SERVIÇO: 
Lançamento do jogo-poema Palavralada, contemplado no chamamento do Itaú Cultural para o metaverso
De Arthur Moura Campos
26 de novembro (domingo), às 18h
Em: @arthur.moura.campos
Jogo disponível em: www.diverealities.com/palavralada-game

Desenho de personagem de desenhos animados com texto preto sobre fundo branco    Descrição gerada automaticamente com confiança média

Desenho de personagem de desenhos animados com texto preto sobre fundo branco Descrição gerada automaticamente com confiança média

 

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp