23/11/2023 às 11h51min - Atualizada em 24/11/2023 às 00h02min

ação da américas amigas com unidade móvel para exames de mamografia chega ao litoral norte

objetivo é possibilitar que mulheres vulneráveis da região façam o rastreamento do câncer de mama

Sig Eikmeier
americasamigas.org.br

 -  Unidade móvel para exame gratuito para diagnóstico de câncer de mama chega a São Sebastião nesta segunda-feira, 27 de novembro, após passar por Jundiaí, Paraisópolis, Embu das Artes, Guarulhos, Poá, Itaim Paulista, Ribeirão Pires e Potim. Exames de mamografia serão realizados em Potim até 01 de dezembro. 

-  Podem se cadastrar pessoas a partir de 40 anos de idade; as vagas são limitadas e devem ser agendadas previamente pelo site da entidade. Em dezembro a  unidade ainda passará por e São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

- Cerca de 45% de mulheres diagnosticadas com câncer de mama estão abaixo dos 50 anos e acima de 69 anos de idade – faixa (50 a 69) de rastreamento ativo pelos serviços públicos. Sociedades médicas recomendam rastreamento a partir dos 40 anos, idade seguida pela Américas Amigas.

- O câncer de mama tem chance de cura de até 95%, se diagnosticado precocemente.

- A Américas Amigas atua em todo Brasil, provendo acesso gratuito a diagnóstico completo de câncer de mama, principalmente a mulheres em regiões de vulnerabilidade social. Este ano, já esteve com unidade móvel ou em parceria com entidades locais, em áreas remotas das regiões Norte e Nordeste, entre outras localidades.

- O Brasil deve registrar 74 mil novos casos de câncer de mama a cada ano, entre 2023 e 2025, de acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer, o Inca. Esse tipo de câncer é o de maior incidência entre a população feminina, atrás apenas do câncer de pele não melanoma, e muitas pacientes ainda enfrentam desafios para conseguir o diagnóstico rápido e elevar as chances de cura.

Com o objetivo de promover acesso gratuito a diagnóstico precoce de câncer de mama, contribuindo, assim, para a redução de mortalidade por esta doença, a Américas Amigas disponibiliza exame de mamografia a mulheres vulneráveis da região de Itaim Paulista. O atendimento é realizado para pessoas pré-cadastradas pelo site Link ou pelo app Américas Amigas. As vagas são limitadas.

As ações da Américas Amigas acontecem durante todo ano, promovendo o diagnóstico completo de câncer de mama por meio de unidade móvel, ou em parceria com entidades e empresas parceiras.

40 anos + A Américas Amigas atende principalmente mulheres a partir dos 40 anos de idade, conforme recomendação das sociedades médicas (nos serviços públicos, o rastreamento ativo é dos 50 a 69 anos idade).  Segundo os registros da entidade, 45% das mulheres com diagnóstico de câncer de mama ocorrem a partir dos 40 anos e acima dos 69 anos de idade: quanto mais precoce o diagnóstico e início de tratamento, o câncer de mama tem chances de 95% de cura².

 

Agenda: Ação Américas Amigas com Unidade Móvel de Exames (Gratuitos)

Atendimentos para detecção gratuita do câncer de mama

Necessário inscrição prévia no site: Link

 

 

São Sebastião (Litoral Norte)

Local: Instituto Verdescola (Av. Marginal, 44)

Data: 27/11 a 01/12

Horário: 7h às 16h

 

São Bernardo do Campo

Local: CREC Pauliceia (R. Francisco Alves, 460)

Data: 05 a 09/12

Horário: 7h às 16h

 

Sobre a Américas Amigas - Fundada em 2009, a Américas Amigas é uma Organização da Sociedade Civil, que tem como propósito contribuir e promover a redução da mortalidade por câncer de mama, principalmente para a população em situação de vulnerabilidade social, por meio de conscientização, informação e promoção de acesso à detecção e ao diagnóstico precoce da doença. A atuação da Américas Amigas está estruturada em três programas principais: doação de equipamentos e insumos, capacitação e treinamento de profissionais de saúde e doação de exames, além de ações de conscientização e informação sobre a doença. Entidade sem fins lucrativos, a Américas Amigas cumpre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e, em 2022, foi considerada uma das 100 melhores ONGs em atividade no Brasil.  Suas ações e projetos são desenvolvidos por meio de doações de empresas e pessoas físicas, além de parcerias com outras ONGs e serviços de saúde. Para mais informações, Link e @americasamigasoficial, no Instagram.

Referências:

  1. https://bvsms.saude.gov.br/inca-lanca-a-estimativa-2023-incidencia-de-cancer-no-brasil/
  2. https://www.americasamigas.org.br/blog/cancer-de-mama-tem-cura

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp