23/11/2023 às 15h21min - Atualizada em 24/11/2023 às 00h00min

Fundação Dom Cabral e AEVO lançam o Ranking Growth Startups

Prêmio reconhece startups que mais crescem no Brasil para incentivar cultura de inovação e promover a interação entre corporações e startups

redação
divulgação

 A AEVO,  empresa líder em gestão da inovação e estratégia,  em parceria com a Fundação Dom Cabral, considerada a 7ª melhor escola de negócios do mundo, lançam o Growth Startups Ranking, para reconhecer as startups brasileiras que mais  cresceram nos últimos 5 anos, em 6 categorias. O objetivo é incentivar uma cultura de inovação aberta e promover a interação entre empresas e startups. As startups na categoria FinTechs e InsurTechs já podem se inscrever. 

“Com a inovação no nosso DNA, queremos impulsionar essa cultura em todo o ecossistema brasileiro. Reconhecer as startups que mais crescem por meio da inovação é uma forma de fortalecermos esse ambiente transformador e mostrar, na prática, como essas soluções tecnológicas estão revolucionando o mercado brasileiro. O lançamento do Growth Startups Ranking é mais uma iniciativa que reforça o nosso compromisso de promover inovação em todo o Brasil, evidenciando essas startups para o mercado”, afirma Luis Felipe Carvalho, CEO da AEVO, que atende centenas de empresas no Brasil e no mundo.

Para avaliar o crescimento das startups brasileiras, a Fundação Dom Cabral realizará a análise quantitativa e qualitativa de todas as empresas que se inscreverem no ranking.  Na primeira etapa, a FDC vai avaliar as informações preenchidas no formulário sobre o crescimento do negócio, percentual de receita e colaboradores da startup, e o percentual de investimento levantado e colaboradores, desde sua fundação.  Na segunda etapa, o time irá analisar o grau de novidade do negócio e destaques em premiações e acelerações, das 20 startups que melhor se posicionaram na primeira fase de avaliação.

“As startups compreendem um universo muito rico e dinâmico dentro do ambiente de negócios. O Ranking poderá nos ajudar a entender como funcionam e quais são seus desafios para que permaneçam relevantes e longevas neste ambiente”, explica Hugo Tadeu,  professor e diretor do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

O ranking é destinado para startups e scale-ups em diferentes estágios de maturidade e ecossistemas. Para serem elegíveis ao ranking, as empresas interessadas devem possuir um modelo de negócio inovador, produto ou serviço escalável na categoria desejada, CNPJ ativo, mais de 3 pessoas na equipe, ter operações no Brasil e ter sido fundada há menos de 10 anos.  Além de cumprirem os critérios de avaliação como: inovação, escalabilidade, tração e impacto, independente do momento de maturidade do negócio. 

“Buscamos escolher critérios que permitam que startups de diferentes estágios consigam ser elegíveis a serem reconhecidas. Nesse sentido, vimos que o conceito básico de uma startup é ela ser escalável, muitas vezes vemos startups que cresceram mais com um "inchaço de pessoas e recursos". Assim, o principal critério é startups que conseguiram ter um percentual de crescimento de receita alto, a partir de um crescimento baixo de funcionários”, afirma Rodrigo Penna,  pesquisador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

A categoria que está aberta é direcionada para FinTechs e InsurTechs, empresas que estão revolucionando o setor financeiro, oferecendo soluções inovadoras para questões relacionadas a empréstimos, investimentos, seguros, análise de dados e gerenciamento de finanças pessoais e empresariais. Saiba aqui se a sua empresa se encaixa. 

Confira o cronograma mês a mês das demais categorias que farão parte do Growth Startups Ranking:

ESG;
PropTechs e ConstruTechs;
IndTechs;
EdTechs;

Todos os dados serão cruzados com informações públicas disponíveis para conferência de informações. Havendo uma ou mais startups com a mesma pontuação, caberá à Banca Avaliadora fazer o desempate.  Os interessados em participar da primeira edição do prêmio, devem se inscrever de forma gratuita e exclusiva no formulário no site.
 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp