23/11/2023 às 18h34min - Atualizada em 24/11/2023 às 00h00min

Black Friday e experiência do usuário: como fidelizar clientes?

*Por Vinicius Pessin, CEO da logtech Eu Entrego

NB Press
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A temporada de descontos e promoções que ocorre no final de novembro, conhecida como Black Friday, é originária dos Estados Unidos, mas segue sendo sucesso absoluto no Brasil. A cada nova edição, as empresas se empenham não apenas em concluir vendas sazonais, mas também em buscar maneiras de conquistar os clientes, visando à fidelização. Nesse contexto, a experiência do usuário se torna a palavra-chave. Quando um cliente realiza sua primeira compra e recebe um produto de qualidade dentro do prazo estipulado, é mais provável que retorne.

Inicialmente, a empresa deve adotar a perspectiva do cliente, uma vez que todos nós desempenhamos o papel de consumidores. Quando realizamos uma compra, naturalmente aguardamos que a entrega seja eficiente e, durante a Black Friday, essa expectativa se intensifica. Portanto, a marca deve superar os anseios em cena de maneira positiva, especialmente quando se trata da primeira compra.

Para melhor atender o cliente, é fundamental ouvir suas necessidades. Buscar feedbacks dos consumidores ao longo do ano permite à empresa aprimorar constantemente a experiência do usuário, que desempenha papel fundamental na construção da lealdade. Dessa forma, quando a Black Friday chegar, a companhia estará bem preparada para suprir as demandas, garantindo um serviço de alta qualidade e demonstrando o compromisso em proporcionar a melhor jornada de compra.

No entanto, é preciso lembrar que a relação com o consumidor não se encerra nesse momento. Enviar mensagens de agradecimento e solicitar informações sobre a experiência não apenas contribui para a melhoria dos serviços, como também demonstra o apreço da empresa pela opinião dos clientes. Por isso, após a temporada de compras, é fundamental continuar proporcionando soluções eficientes, o que inclui atender problemas de forma eficaz, oferecer suporte de qualidade e manter a transparência nas políticas de devolução e garantia.

A Black Friday representa muito mais do que simples ofertas temporárias. Trata-se de um período com oportunidades valiosas para estabelecer vínculos sólidos. A compreensão das necessidades, a manutenção de uma comunicação eficaz e um atendimento consistente são elementos essenciais para construir relações duradouras.

*Vinicius Pessin é CEO da Logtech Eu Entrego,startupde entregas colaborativas.

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