21/11/2023 às 10h14min - Atualizada em 23/11/2023 às 00h19min

Como evitar golpes da Black Friday

A advogada Rafaela Queiroz explica como aproveitar as promoções da Black Friday de maneira segura

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Comunicação Rafaela Queiroz
As promoções da Black Friday já estão acontecendo como “esquenta” e as compras podem ser feitas tanto em estabelecimentos físicos, quanto em estabelecimentos virtuais. A Advogada Rafaela Queiroz comenta que, nos estabelecimentos físicos, é mais fácil para o consumidor se precaver, porque ele comparece até a loja e realiza a compra de um produto diretamente das mãos do vendedor. Já nas compras online, segundo ela, estão as maiores chances de problemas.
A profissional conta que uma nova fraude, que vem sendo observada é o golpe com PIX, onde são oferecidos descontos muito acima do normal para pagamento em link de transferência por pix. “A pessoa é induzida a realizar uma compra pelo imediatismo visando ao desconto alto oferecido e quando é feito o pagamento via PIX, observam que o destinatário nem sempre é o estabelecimento do anúncio, configurando fraude”, alerta Rafaela.
Outro ponto a ser observado é que alguns anúncios publicitários, certas vezes, vêm com algum erro e, em casos específicos, quando o valor de um bem é extremamente discrepante do seu valor real, a empresa pode se eximir de cumprir a oferta publicitária. Para isso, ela deve ter corrigido o erro a tempo e fazer uma ampla divulgação de que houve uma falha de divulgação naquele produto específico.
Rafaela Queiroz conta que, por outro lado, também é direito do consumidor desistir da compra. No caso da compra online, ele tem até sete dias depois do recebimento do produto ou serviço para fazer a desistência. “Alguns sites já alongam mais esse prazo do que outros. Sete dias é o prazo legal, mas existem sites que dão prazos maiores. É preciso estar atento”, afirma.
A advogada explica que o principal órgão responsável pela fiscalização dos preços das vendas e divulgações realizadas na Black Friday, como de todas as vendas do comércio, são os órgãos do PROCOM. “Uma dica especial é que, em havendo algum problema, as pessoas não necessariamente precisam se dirigir até um órgão do PROCOM para tentar uma solução. Hoje, existem sites, que existem para reclamações e acesso direto à empresa. Um deles é o reclame aqui”, destaca ela.
Em caso de algum problema com uma loja ou com a venda de um produto, o consumidor pode fazer um cadastro simples e fazer uma reclamação virtual direcionada para aquela empresa, observando-se que essa reclamação tem que ser fundamentada com provas para que tenha uma solução.
Para evitar cair nos golpes, a advogada deixa quatro dicas importantes, nessas compras da Black Friday: pesquisar os preços antecipadamente e em diversas lojas, muito cuidado com os sites e links que acessa, atenção na hora do pagamento e estar de olho no 'prazo de arrependimento'.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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