22/11/2023 às 15h46min - Atualizada em 23/11/2023 às 00h09min

O que as experiências anteriores na Black Friday e Cyber Monday podem ensinar para a edição de 2023?

Por Janeth Rodriguez, diretora de vendas LATAM da Infobip

MARIA LUCIA SOUZA
Freepik

 

À medida que nos aproximamos da temporada de compras mais aguardada do ano, composta pela Black Friday e a Cyber Monday, as empresas de todo o mundo se preparam para atender à crescente demanda dos consumidores ávidos por descontos. Nos últimos anos, essas datas se consolidaram como marcos cruciais para o comércio, com resultados significativos em vendas e, cada vez mais, com maior ênfase na experiência do cliente.

Os anos de 2021 e 2022 apresentaram um cenário de mudança para a Black Friday e a Cyber Monday. Com a pandemia de COVID-19, o comércio eletrônico disparou, e as vendas online superaram as expectativas. Em 2021, os consumidores gastaram impressionantes US$8,9 bilhões na Black Friday, de acordo com o relatório Adobe Digital Insights e isso inclui a aquisição por diferentes canais.  

Esses números destacam a crescente importância do comércio online. No entanto, também é crucial notar que os consumidores modernos esperam uma experiência omnichannel perfeita, o que significa que as empresas precisam fornecer opções de compra tanto online quanto offline.

Foco na estratégia omnichannel faz a diferença 

As empresas que priorizam o trabalho omnichannel durante essas datas importantes para o comércio têm uma vantagem competitiva significativa. Os consumidores desejam flexibilidade para comprar quando e onde quiserem, seja nas lojas físicas ou por meio de dispositivos móveis no conforto de suas casas.

Além disso, a integração de estratégias omnichannel permite que as empresas forneçam uma experiência de compra coesa e personalizada. Isso inclui ofertas direcionadas, recomendações de produtos e um atendimento excepcional ao cliente, que não deve ser subestimado.

A Infobip tem trabalhado com milhares de empresas de diferentes setores ao redor do Mundo para criar soluções e implementar mensagens oportunas, ricas e relevantes para os clientes delas, pensando em atender a essa demanda. Como resultado, é possível impulsionar novas vendas, atender de forma proativa às necessidades dos compradores, proteger as transações e agilizar as consultas dos consumidores.

Ao analisar os canais preferidos de interação dos consumidores para compras na Black Friday e Cyber Monday de 2021, a Infobip detectou uma significativa preferência por mensagens de aplicativos móveis (Multimedia Messaging Service), com 87% de aumento com relação ao ano anterior, push notifications (86% de aumento), SMS (51%), RCS (Reach Communications Service), com 44%, e voz e vídeo (26%).

Este ano, podemos esperar ver várias tendências continuarem a moldar o cenário dessas datas, como a continuidade das compras online, porém, com a experiência de compra melhorada pelos recursos disponibilizados pela Inteligência Artificial, além de compras que priorizem o aspecto social e sustentável, entre outros pontos. Conheça algumas delas:

IA e experiência do cliente: A IA desempenha um papel cada vez mais importante na personalização da experiência do cliente, enquanto a análise de dados permitirá que as empresas identifiquem tendências e ajustem suas estratégias em tempo real para atender melhor e converter melhor sua comunicação em vendas. 

Compras móveis continuarão em ascensão: À medida que os dispositivos móveis se tornam mais onipresentes, as compras por meio de smartphones e tablets continuarão a crescer. As empresas precisam garantir que seus sites e aplicativos estejam otimizados para dispositivos móveis, sem esquecer de um bom canal de comunicação com seus clientes para sanar dúvidas e para um atendimento personalizado. 

Sustentabilidade e responsabilidade social: Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade. As empresas que demonstrarem um compromisso genuíno com práticas comerciais sustentáveis e responsabilidade social terão uma vantagem.

Vendas antecipadas e eventos pré-Black Friday: A tendência de antecipar ofertas e eventos antes da Black Friday está ganhando força. Empresas que se destacarem nesse aspecto podem atrair consumidores com mais antecedência. E sair na frente da concorrência.

Experiência de compra aprimorada: A experiência do cliente, tanto online quanto offline, permanece fundamental. As empresas que oferecem uma experiência de compra excepcional se destacam em meio à concorrência.

O fato é que a Black Friday e Cyber Monday são eventos emocionantes para consumidores e empresas. No entanto, o sucesso dessas datas depende de como os varejistas conseguem atender às expectativas dos consumidores. O trabalho omnichannel e o foco na experiência do cliente se destacam como elementos críticos para o sucesso. À medida que as tendências de vendas para 2023 se desenrolam, as empresas que permanecem ágeis e inovadoras colherão os maiores benefícios.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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