19/11/2013 às 10h41min - Atualizada em 19/11/2013 às 10h41min

Eu maior

Documentário líder de crowdfunding no Brasil será lançado dia 21 de novembro em formato inovador

BOP Comunicação

Estreia na quinta-feira, 21 de novembro, o documentário EU MAIOR, longa que traz uma reflexão contemporânea sobre autoconhecimento e busca da felicidade, e líder de financiamento coletivo (crowdfunding) para cinema no Brasil. Questões essenciais como “qual o sentido da vida?” e “o que é a felicidade?” são exploradas por 30 expoentes de diferentes áreas, incluindo líderes espirituais, intelectuais, artistas e esportistas. Pessoas tão distintas como o físico Marcelo Gleiser, o surfista Carlos Burle, a monja budista Coen, o filósofo Mário Sérgio Cortella, o cronista Rubem Alves e a ex-ministra Marina Silva, entre outros.

A própria produção do filme foi inovadora. Apoiando-se nas redes sociais para divulgar o projeto, os diretores Fernando e Paulo Schultz, juntamente com os produtores Marco Schultz e André Melman, levantaram R$ 208,6 mil junto a 600 patrocinadores pessoa-física. O valor corresponde a 25% do valor total do projeto, que também contou com o patrocínio de empresas de peso como NET e Cinemark.  Esta foi a 1ª vez que um longa-metragem utilizou crowdfunding com incentivo fiscal (Lei do Audiovisual) para complementar o seu financiamento. As pessoas puderam deduzir o patrocínio do Imposto de Renda (em até 6% do valor total), tiveram seu nome incluído nos créditos finais do filme, e ganharam ingressos para duas exibições exclusivas – uma em São Paulo e outra no Rio – que juntas reuniram mais de 1,6 mil pessoas. “A oportunidade de deduzir o patrocínio do IR ajudou, mas a maioria dos patrocinadores nos apoiou porque acha que os desafios do mundo atual pedem níveis mais altos de discernimento e consciência individual, e o filme fala sobre isso”, afirma o co-diretor Fernando Schultz. 

A forma como o EU MAIOR será lançado é igualmente inovadora - serão quatro plataformas distintas: streaming (Youtube), download (iTunes), home-video (DVD e Blu-ray) e cinema. Graças a uma parceria dos realizadores do filme com o portal de crowdfunding Catarse e a rede de cinemas Cinemark, as pessoas poderão organizar exibições em qualquer uma das 36 cidades onde a empresa tem salas de cinema. Propostas de exibição serão inscritas no Catarse, e quem conseguir 150 apoiadores contribuindo com R$ 20 garantirá a exibição. “É algo que estamos chamando de crowdcinema, porque dá às pessoas o poder de trazer um filme para cinemas da sua cidade, e assisti-lo com outras pessoas igualmente interessadas no tema”, afirma o co-produtor André Melman.  A partir do dia 21 de novembro o filme também poderá ser visto gratuitamente no Youtube ou baixado no iTunes. Já a versão em DVD e Blu-ray trará conteúdos extras exclusivos. Perguntado se o lançamento gratuíto no Youtube atrapalhará a comercialização do filme nos outros formatos – além do próprio crowdcinema – o co-diretor Paulo Schultz acha que não.  “Lançar na web significa pulverizar.  Quem quiser assistir de outra forma, procurará os outros formatos.”  “O EU MAIOR é um filme com ideias profundas, que precisam ser assimiladas aos poucos”, completa o co-produtor Marco Schultz.  “Quem vê uma vez quer ver de novo”, conclui.

O FILME – Quem sou eu?  Qual é o sentido da vida?  Por que as respostas que eu tinha ontem não me satisfazem mais hoje?  Calcadas na experiência de vida contemporânea, as questões existenciais ganham novas nuances no documentário EU MAIOR.  O filme entrevistou 30 personalidades com perfis bem distintos, mas que têm em comum a disposição de compartilhar experiências de vida que ampliaram suas percepções de si e do mundo.

Com 90 minutos de duração, EU MAIOR é um filme de perguntas, mais do que respostas.  Perguntas essenciais e universais, numa época de grandes transformações e desafios, que pedem níveis mais altos de discernimento e consciência individual. Informações adicionais sobre o filme, incluindo clipes das entrevistas, estão disponíveis no www.eumaior.com.br.

OS ENTREVISTADOS – Araquém Alcântara (fotógrafo), Ary Rainsford (engenheiro nuclear), Bárbara Abramo (astróloga), Benjamim Taubkin (músico), Carlos Burle (surfista), Flávio Gikovate (psiquiatra), Glória Arieira (professora de Vedanda), Greta Silveira (ativista GLBT), Kaká Werá (educador), Laís Bodansky (cineasta), Leonardo Boff (teólogo), Letícia Sabatella (atriz), Marcelo Gleiser (físico e astrônomo), Marcelo Yuka (músico), Márcio Libar (ator e clown), Marina Silva (líder política), Mário Sérgio Cortella (filósofo), Monja Coen (líder religiosa), Paulo Tarso de Lima (médico), Prem Baba (líder humanitário), Professor Hermógenes (professor de yoga), Ricardo Lindemann (teósofo), Richard Simonetti (autor espírita), Roberto Crema (psicólogo), Rubem Alves (escritor e educador), Sônia Café (escritora), Tatiana Clauzet (pintora), Vanete Almeida (educadora), Waldemar Falcão (músico), e Waldemar Niclevicz (alpinista).


Sobre os realizadores:

Fernando Schultz (co-diretor): formou-se em cinema nos Estados Unidos, onde deu início à profissão.  Também produz eventos ligados à cultura de paz e desenvolvimento humano integral, como o Yoga pela Paz (2007) e o Encontro do Bem (2008).

Paulo Schultz (co-diretor): formado em cinema nos Estados Unidos, onde morou 23 anos. É diretor, produtor e roteirista.  Juntamente com seu irmão Fernando, dirige a produtora Catalisadora Audiovisual, com projetos realizados dentro e fora do país.

André Melman (co-produtor): empreendedor digital, fundador do site Farofa.la.  Engenheiro pela USP com pós-graduação pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Trabalhou como consultor na área de recursos humanos e empreendedorismo social.

Marco Schultz (co-produtor): professor de yoga e meditação, coordena o Simplesmente Yoga, programa de estudo e aprofundamento dedicado ao autoconhecimento. Viaja extensivamente ministrando cursos e retiros, além de satsangs - encontros caracterizados pelo canto de mantras e pela investigação de temas relacionados ao caminho espiritual. Viveu vários anos no exterior, estudando diferentes áreas no campo da saúde holística e do desenvolvimento integral. Lidera grupos de estudos em viagens a importantes centros de peregrinação espiritual pelo mundo.

 

Ficha técnica:

Eu Maior – Documentário – Brasil, 90 minutos

Direção: Fernando Schultz e Paulo Schultz

Produção: Fernando Schultz, Paulo Schultz, André Melman e Marco Schultz

Assistente de Produção: Felipe Cordeiro

Serviço:

O que: Lançamento do documentário EU MAIOR

Quando: 21 de novembro (quinta-feira), 21 horas

Onde: Salas da rede Cinemark em diversas cidades do Brasil

Site: www.eumaior.com.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »