22/11/2023 às 15h37min - Atualizada em 23/11/2023 às 00h03min

Saúde masculina: 63% dos homens expressam preocupação, mas afirmam enfrentar obstáculos

Santa Casa de Bragança reforça a importância dos exames preventivos no combate ao câncer de próstata

Viviane Soares Bucci
Divulgação
Pesquisa realizada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com o QualiBest, revelou que 63% dos homens no Brasil têm preocupação com a saúde, mas afirmam que enfrentam desafios para se cuidar.
O mesmo estudo, denominado "A Saúde do Brasileiro”, revelou que dos 815 entrevistados, 51% mencionaram a rotina estressante como principal obstáculo para manter uma rotina saudável e 32% relataram as dificuldades no acesso ao serviço de saúde.

Neste mês, a campanha Novembro Azul, busca conscientizar a importância da saúde masculina e o cuidado preventivo ao câncer de próstata, que é o segundo tipo de tumor mais incidente e com maior causa de óbitos na população masculina. No Brasil, estima-se que haverá 71.730 novos deste tipo de câncer no triênio 2023-2025.
Em fase inicial, o câncer de próstata normalmente não apresenta sinais e, ao se manifestar, os sintomas frequentes incluem dificuldade para urinar; atraso no início e término da micção; presença de sangue na urina; redução do fluxo urinário; e aumento na necessidade de urinar ao longo do dia ou durante a noite.

O médico urologista da Santa Casa de Bragança Paulista, Jean Datovo, explica que homens a partir dos 45 anos que possuem histórico familiar de câncer de próstata, por exemplo, ou a partir dos 50 anos sem esses fatores, devem realizar exames preventivos. “Por meio do exame de toque retal, o médico avalia o tamanho, a forma e a textura da próstata. Já o PSA é um exame de sangue que mensura a quantidade de Antígeno Prostático Específico (PSA) produzida pela próstata. Níveis elevados dessa proteína podem indicar câncer, mas também podem ser associados a doenças benignas da próstata”, fala.

Em casos de suspeita de câncer de próstata, outros exames, como biópsias, que extraem fragmentos da próstata para análise, guiadas por ultrassom transretal, podem ser solicitados. “Garantir a cura do câncer de próstata está no diagnóstico precoce, proporcionando uma taxa de cura em torno de 90%”, ressalta o especialista.

Crédito da foto: Divulgação
Legenda: Homens a partir dos 45 anos que possuem histórico familiar de câncer de próstata, por exemplo, ou a partir dos 50 anos sem esses fatores, devem realizar exames preventivos

Sobre o Complexo Hospitalar Santa Casa Bragança Paulista
Fundada em 31 de agosto de 1874, o Complexo Hospitalar Santa Casa de Bragança é um hospital geral, filantrópico, de atendimento secundário e referência na baixa e médica complexidade. Atualmente, possui um quadro com aproximadamente 1.200 profissionais e 350 médicos. A unidade atende a população composta por 520 mil pessoas, que residem nos 11 municípios da região bragantina.

Assessoria de Imprensa
Predicado Comunicação            
Carolina Fagnani - [email protected] (11) 9 9144-5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Vladimir Ribeiro – [email protected] (11) 94470-6660 WhatsApp

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp