22/11/2023 às 15h55min - Atualizada em 23/11/2023 às 00h03min

Instituto Brasileiro do PVC amplia campanha de apoio à doação de sangue

Em parceria com a Fundação Pró-Sangue de São Paulo, o Instituto amplia a campanha iniciada em junho, lembrando que o PVC é o plástico mais utilizado na área médica, inclusive em bolsas de sangue

Yara Lucia Provatti de Lima
www.pvc.org.br
IBPVC
No dia 25 de novembro, é comemorado do Dia Nacional do Doador de Sangue e a data é mais uma oportunidade para que o Instituto Brasileiro do PVC, entidade que completou seus 26 anos como representante legítima dos assuntos referentes ao PVC, reforçar a campanha de apoio à doação de sangue, lançada em junho último.

Os dados dos órgãos de saúde mostram que, a cada doação, quatro vidas podem ser salvas. E, para ampliar ainda mais o alcance dessa campanha, o Instituto Brasileiro do PVC estreitou parceria com a Fundação Pró-Sangue, instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O objetivo é ampliar ainda mais o diálogo com a população, mostrando a importância da doação de sangue, reforçando a total segurança no processo da doação, desde os cuidados com a higiene no procedimento, até os cuidados com o próprio sangue, garantindo a saúde da população e salvando vidas.

“O PVC é o principal plástico da área médica e está presente em aplicações diversas, desde as salas limpas, até as bolsas de sangue e soro. E nós, os representantes dessa cadeia produtiva que leva todos os benefícios do PVC - como a versatilidade, a capacidade de armazenamento e do transporte seguros do sangue ou do soro, total higiene que garante a saúde do usuário final, por exemplo - entendemos que a nossa participação nesse tipo de ação, além de informativa, presta um serviço importante à população”, afirma Alexandre de Castro, presidente do Instituto Brasileiro do PVC.

A campanha de comunicação está nas redes sociais do Instituto Brasileiro do PVC e conta com depoimentos de profissionais da saúde ligados à Fundação Pró-Sangue, no intuito de incentivar as doações. “Esse é um primeiro passo em apoio a essa causa. Esperamos daqui para frente aumentar o alcance de nossas ações para que a nossa contribuição seja cada vez mais relevante”, completa Castro. 


Ações da Fundação Pró Sangue
A Fundação Pró-Sangue promove a Semana Nacional do Doador de Sangue, de 21 a 25 de novembro. O objetivo do evento é estimular a doação de sangue e aumentar o número de doações, afinal os estoques estão em situação alarmante. Para incentivar a doação, a Semana do Doador de Sangue traz uma programação composta por apresentações musicais e artísticas no posto Clínicas, além de diversas surpresas em todos os seus postos. 
 
O evento também serve para a Fundação evidenciar os requisitos para doação de sangue. O candidato deve verificar os requisitos básicos para doação, sendo os principais: estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos (para menores de idade, consultar o site), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

Recomenda-se também evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes. Se o candidato estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apto à doação. 

A Fundação Pró-Sangue sugere ao doador verificar endereço e os requisitos, além de realizar o agendamento da doação, no site www.prosangue.sp.gov.br


O PVC na área médica
Por sua versatilidade e benefícios, o PVC é encontrado em praticamente todos os segmentos da economia, desde o saneamento básico, infraestrutura, até o setor automotivo, de brinquedos, moda, arquitetura e construção e, também na área médica.

O uso do PVC na área médica não é uma novidade e a quantidade de aplicações só cresce a partir de novos desenvolvimentos dessa cadeia produtiva. Mais de 35% dos equipamentos plásticos utilizados na área médica são de PVC. Isso se dá pelas características do material, como a versatilidade, que permite que o PVC se adapte às exigências específicas do uso a que se destina (transparência, flexibilidade, rigidez, resistência etc).

A confiabilidade também é importante e se reflete, por exemplo, quando encontramos o produto sendo usado em aplicações sensíveis: na proteção de medicamentos contra umidade, odores e oxidação, ou na embalagem de soro fisiológico e de sangue com segurança para armazenagem e transporte. Órgãos de controle, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), , a Administração Federal de Medicamentos e Alimentos dos Estados Unidos (FDA), a Farmacopeia Europeia, entre outros, aprovam o uso do PVC para tais finalidades. A segurança é outra característica importante para o uso do PVC na medicina. A alta transparência do produto permite saber com precisão o que se passa dentro de um sistema, como a formação de bolhas de ar, entupimentos ou incrustações. Por ser inerte, também é um dos materiais que apresenta maior resistência aos métodos de esterilização (vaporização, óxido de etileno ou raios gama).

Isso sem falar na praticidade. Proporcionar o conforto nas aplicações é muito importante, tanto para os profissionais de saúde como para os pacientes. Em casos de atendimentos de emergência fora dos hospitais, as características de fácil empilhamento, estocagem e movimentação dos artigos médicos à base de PVC, viabilizam os trabalhos nas unidades móveis. E, para os pacientes, propicia maior mobilidade.

Com tudo isso, hoje os produtos de PVC são encontrados entre os equipamentos de atendimento, tais como bolsas de sangue e soro, máscaras de oxigênio, cateteres e tubos de oxigênio, bolsas de diálise, bolsa de infusão intravenosa etc; entre os equipamentos médicos, como aventais, luvas cirúrgicas, botas, equipamentos estruturais, como protetores de travesseiros e de colchões, cortinas de isolamento e até mesmo nos balões de isolamento; assim como na arquitetura hospitalar, como em salas limpas: pisos sem emendas para evitar contaminação, perfis (chamados de bate-macas), revestimentos de parede, entre outros. 

Por fim, além de facilitar o trabalho dos profissionais da saúde e melhorar a vida dos pacientes, o PVC é um produto 100% reciclável, contribuindo para a preservação do meio ambiente e conservação dos recursos naturais. Artigos médicos hospitalares de PVC pós-consumo, observadas algumas restrições como contato com certos medicamentos e sangue, podem facilmente ser reciclados e usados na fabricação de outros produtos, desde que devidamente coletados. 

Para saber mais sobre a campanha de apoio à doação de sangue do Instituto Brasileiro do PVC, acompanhe a entidade nas redes sociais e no site: www.pvc.org.br


Sobre o Instituto Brasileiro do PVC: O Instituto Brasileiro do PVC é uma associação de classe que existe para representar, defender e difundir os interesses da cadeia produtiva do PVC para o mercado, poder público, academia, entidades nacionais e internacionais, além da sociedade de forma geral, mantendo a individualidade de cada associado e apoiando a integração e o desenvolvimento dessa indústria, fundamentado na postura ética e no respeito ao bem-estar social e ao meio ambiente. Tem como visão consolidar-se como referência legítima e proativa sobre os assuntos relacionados ao PVC, com foco em sua versatilidade, sustentabilidade, eficiência, inovação e qualidade das diversas aplicações. Para mais informações: www.pvc.org.br

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp