21/11/2023 às 11h11min - Atualizada em 23/11/2023 às 00h00min

Investimento e finanças: como mudar seu negócio de patamar através do levantamento de capital

Conheça as diferenças e as vantagens do private equity e venture capital

Leonardo Cruz
Leonardo Cruz é fundador da Koinz Capital e Managing Partner da Mergus Ventures. É conselheiro de diversas empresas. @koinzcapital
Internet

O acesso ao capital é fundamental para o crescimento e o sucesso de qualquer negócio. No entanto, conseguir levantar esse recurso pode ser um desafio, principalmente para empreendedores que estão apenas começando. Nesse processo, alguns empreendedores quase sempre recorrem aos investidores de venture capital.

Pouquíssimos, no entanto, entendem o private equity como uma forma de receber aportes nos estágios iniciais do crescimento de uma organização.

 

As empresas de private equity tendem a investir ou comprar empresas com receita ou fluxo de caixa sólidos, enquanto as de venture capital, geralmente, investem em startups e empresas nos estágios iniciais que têm alto potencial de crescimento. “Esse primeiro modelo a empresa investidora  compra parte da startup para aumentar o valor de mercado do negócio, e quando atinge a valorização determinada, ela vende sua participação e obtém lucro. Diferentemente do segundo, que investe em pequenas e médias empresas, com faturamento considerável, mas que estão no início das suas atividades e auxilia na aceleração desses negócios”, explica Leonardo Cruz, fundador da Koinz Capital e conselheiro de diversas empresas.

 

Vantagens do private equity:

 

O fundador da Koinz Capital destaca que as startups com fundo de investimento nesse modelo têm como vantagens, agregar recursos e conhecimentos com objetivo de ter uma aceleração no crescimento e sustentabilidade. “Além da profissionalização; maximização de valor, pois os gestores do investimento costumam ter elevada experiência; têm um fortalecimento da credibilidade e da imagem institucional; passam a ser competitivos no mercado global”, reitera.

 

Vantagens da venture capital:

 
  • Rapidez do processo de negociação;
  • Os processos são menos burocráticos e mais práticos;
  • Maior retorno do que investimentos tradicionais;
  • Retorno superior ao Private Equity (graças ao seu alto risco); 
  • Maior engajamento do investidor com a marca; 
  • Apoio à gestão; 
  • Visão a longo prazo; 
  • Alto crescimento

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp