22/11/2023 às 17h18min - Atualizada em 23/11/2023 às 00h00min

Mercado Imobiliário

Estruturação foi realizada em agosto de 2023 e é o primeiro passo para simplificar o acesso a crédito imobiliário no Brasil 

PinePR
Créditos: Luciano Alves
 

AmFi e netspaces viabilizam 1º financiamento de compra e venda de imóvel no Brasil com tokens como garantia

Estruturação foi realizada em agosto de 2023 e é o primeiro passo para simplificar o acesso a crédito imobiliário no Brasil 

 

Com o alto preço, baixa liquidez e burocracia em geral para compra e venda de imóveis, a AmFi, plataforma que conecta originadores a investidores globais, juntamente com a netspaces, plataforma para a criação, transação e gestão de propriedades digitais, acabam de realizar a primeira operação de financiamento imobiliário com a tokenização de um imóvel real. O objetivo da parceria é eliminar barreiras para que mais brasileiros possam acessar aluguéis e compra de apartamento ou casa de forma mais simples e eficiente, por exemplo, adquirindo-os em partes ou de forma fracionada. 


De acordo com o  Censo QuintoAndar de Moradia, realizado em parceria com o Datafolha, 70% dos brasileiros residem em imóveis próprios, sendo 62% já quitados e 8% deles financiados. Ainda por ser um mercado tradicional, esse setor é pouco impactado pelas novas tecnologias e, a partir deste cenário, as duas organizações observaram uma oportunidade de negócio.
 

“Nosso sonho é democratizar o acesso de milhões de brasileiro ao mercado de capitais. A parceria com a netspaces é o início da transformação do mercado imobiliário brasileiro  e os benefícios da tokenização, com fracionamento dos imóveis e  a segurança e transparência envolvidas vão permitir que muito mais pessoas realizem o sonho da casa própria. Imaginem poder negociar com segurança e transparência qualquer pedaço de um imóvel de forma simples? Isso destrava inúmeras possibilidades. Pense que eu posso começar morando ou tendo meu negócio em um espaço alugado, por exemplo, e com o tempo ir comprando 'pedaços' dele, o que me torna progressivamente dono da propriedade e reduz o aluguel ao longo do tempo”, afirma Paulo David, CEO da AmFi.

 

Toda estrutura do financiamento da operação foi realizada pela AmFi utilizando uma Cédula de Crédito Bancária tokenizada, que é um instrumento que traz formalidade e segurança jurídica para o trabalho. Os investidores da operação, por sua vez, adquiriram os tokens representativos e podem acompanhar em tempo real a performance de tudo que acontece.


“É um processo longo e o repagamento será feito em 160 parcelas mensais. Os tokens do imóvel dado em garantia ficam travados na carteira do comprador até a finalização do pagamento, e podem ser liquidados em caso de inadimplência em certas condições. Conforme o comprador faz os pagamentos, a AmFi já recebe automaticamente os valores, concilia e os distribui pró-rata aos investidores da CCB”, explica Paulo.

 

"Essa parceria é muito valiosa para nós. Com a chegada da solução de crédito da AmFi aos tokens de propriedade digital, conseguiremos permitir que qualquer um seja capaz de adquirir seu imóvel financiado em questão de poucos minutos, não em várias semanas como ocorre hoje. É o verdadeiramente digital chegando ao mercado imobiliário e por todas as frentes", relata Andreas Blazoudakis, CEO e fundador da netspaces.
 

Pensando nos próximos passos, a AmFi já planeja construir operações tokenizadas ainda maiores, de pelo menos R$ 100 milhões  para fazer o funding de recebíveis imobiliários. “A ideia é colocar outros produtos imobiliários no ar, como home equity, que ajuda a usar imóveis para acessar capital de maneira mais barata; antecipação de aluguel para investidores que já tenham tokens de um imóvel; e auxiliar condomínios e outros projetos imobiliários a acessarem  liquidez", finaliza o CEO da AmFi.


A plataforma da fintech já foi utilizada em mais de 35 operações neste ano, tendo avaliado, tokenizado e processado mais de 3.000 ativos financeiros.

Sobre a AmFi:

A AmFi é uma fintech que está transformando o mercado de capitais brasileiro com o desenvolvimento de uma plataforma financeira que resolve as principais dores dos originadores e dos investidores, conectando-os e utilizando a blockchain como tecnologia principal. Os originadores estruturam, distribuem e operam seus próprios produtos financeiros de forma fácil e rápida, com liberdade, menos intermediários e mais padronização e eficácia para no final acessarem mais liquidez. Enquanto os investidores têm acesso a produtos de crédito com rentabilidade atrativa, estruturados com controle, segurança e transparência superiores ao padrão de mercado. A empresa foi fundada por um time de empreendedores de 3ª geração, como Paulo David, Artur Malabarba e João Pirola, sócios que estiveram à frente da Grafeno e Biva, fintechs que mudaram para sempre o mercado financeiro brasileiro. A AmFi espera alcançar 50 originadores e R$ 500 milhões em operações até o fim de 2023.

Sobre a netspaces

A netspaces é uma fintech que conecta e integra os principais players do mercado de propriedades. Por meio de uma tecnologia proprietária construída sobre blockchain, é a primeira startup a digitalizar um imóvel, permitindo aos proprietários transacionar seu bem imobiliário com maior agilidade, dentro de um ecossistema online totalmente seguro em que estão integrados todos os serviços necessários, seja para vender, ou obter crédito com garantia imobiliária.

 

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Gabriela Caruso - (11) 91340-4747; gabriela,[email protected]

Isabella Tsunematsu - (11) 95030-0549;  [email protected] 

Vanessa Ratti - (11) 997367-5439; [email protected]

Ivan Netto  - (11) 99363-6563; ivan@pinepr.com  

 

www.pinepr.com


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp