21/11/2023 às 12h10min - Atualizada em 22/11/2023 às 16h20min

Procura pelo financiamento para o curso de Agronomia cresce 146% e conta com 6 principais áreas de atuação

Busca pela graduação cresce de acordo com o Pravaler, principal plataforma de financiamento estudantil privado impulsionada pelas oportunidades do setor em ascensão, de acordo com docente da Wyden

Clara La Barbera de Queirós
Freepik
 

São Paulo, outubro de 2023 — O agronegócio ocupa uma porcentagem significativa do Produto Interno Bruto (PIB) do país e a estimativa é que o setor represente cerca de 24,5% neste ano, segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).  Com isso, e sabendo que o mercado nessa área está longe de estar saturado, o interesse pela graduação em Agronomia tem crescido de forma constante nos últimos anos. 

O Pravaler, principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil, registrou um aumento de 146% na busca pelo curso no primeiro semestre deste ano, comparado a 2022. O levantamento analisou a procura nos principais estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte. Segundo Beto Dantas, COO da edfintech, os brasileiros estão atentos às principais tendências do setor e, por isso, buscam se especializar. “A graduação não só contribui com o desenvolvimento exponencial das regiões brasileiras, como incentiva a carreira dos estudantes em um mercado que só tende a crescer. Nós, do Pravaler, já contribuímos com a inserção de mais de 300 mil pessoas nas universidades e caminhamos lado a lado das instituições de ensino para impulsionar ainda mais a educação superior no país”.

Quem deseja seguir a profissão de agrônomo deverá ter em mente que será responsável por todas as etapas da produção e comercialização dos produtos, acompanhando desde o plantio, como a escolha da cultura, preparação do solo, adubação e colheita, até o armazenamento e distribuição da mercadoria, além de planejar e executar obras e serviços técnicos de engenharia rural. “É preciso estar atento às funcionalidades das instalações, irrigação e drenagem para aumentar a eficiência da colheita e, se necessário, reimplantar novas tecnologias no setor agroindustrial para aproveitar da melhor forma possível os recursos naturais e ambientais”, explica o professor Simas Ferreira Aragão, coordenador do curso de Engenharia Agronômica da UNITOLEDO, do Grupo Wyden, uma das instituições de ensino parceiras do Pravaler. 

Outra opção dessa formação é seguir pelo caminho da agropecuária. Além de todas as responsabilidades com os métodos de cultivo, este profissional fica encarregado do manejo de animais bovinos, ovinos e equinos, e reprodução, controle zootécnico e preparação de pastagens para garantir a saúde e o bem-estar das espécies. “O Engenheiro Agrônomo é essencial para uma produção lucrativa e sustentável”, reforça o especialista.

Segundo ele, as melhores oportunidades na área estão nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, caracterizados pelo grande potencial agrícola de pequenos e médios produtores, e no Mato Grosso do Sul, que concentra a maior parte dos grandes empresários rurais e agrícolas. Indústrias processadoras de alimentos e produtoras de adubos, rações, fertilizantes, inseticidas, produtos agrícolas, matadouros, frigoríficos, bancos de crédito agrícola, cooperativas, grandes fazendas e colônias agrícolas, instituições de pesquisa e de ensino também oferecem vagas. 

Além de todas as possibilidades, existem funções mais específicas deste profissional. Abaixo, confira 6 áreas do mercado em que um estudante formado em Agronomia pode atuar:
 

  • Defesa sanitária

Trata-se da prevenção de doenças da lavoura e combate às pragas. O profissional dessa área também tem como objetivo a busca por parcerias com os setores público e privado, o que resultará numa maior aproximação entre o conhecimento científico e as necessidades do país na área de Defesa Sanitária, trazendo melhorias no bem-estar da sociedade brasileira pela rápida difusão das tecnologias geradas.
 

  • Engenharia rural

É a área voltada à supervisão da construção de instalações rurais, como nivelamento do solo, sistemas de irrigação e drenagem. Além disso, o profissional é responsável pela fiscalização das atividades, promoção da extensão rural, orientação aos produtores nos vários aspectos das atividades agrossilvipecuárias e do agronegócio, elaboração de documentação técnica e científica e promoção do desenvolvimento tecnológico e prestação de assistência e consultoria técnicas.
 

  • Fitotecnia

É um ramo dentro das ciências agrárias que pesquisa o crescimento e a melhor produção possível das plantas. A fitotecnia é uma ciência que estuda as possibilidades de produção de cada cultivar. O profissional dessa área, portanto, controla o uso de sementes, adubos e agrotóxicos e auxilia na prevenção de doenças e pragas. 
 

  • Agribusiness

Trata-se de uma área mais teórica da formação, cujo profissional fica responsável por pesquisar e orientar o uso de fertilizantes, agrotóxicos e rações, além de acompanhar a safra desde o plantio até a venda, e atua na comercialização e administração das propriedades. Seu foco é o de aumentar a produtividade de plantações através de técnicas de cultivo.
 

  • Agroecologia

É a área destinada a pesquisar meios de conservar e aumentar a fertilidade dos solos, zelando pela utilização racional da terra, água, flora e fauna. Esse profissional possui um vasto conhecimento acerca de agricultura orgânica, a agricultura de base ecológica, as técnicas de produção agroecológica, os princípios da biodiversidade, a gestão sustentável dos recursos naturais, a agricultura urbana, entre outros.
 

  • Zootecnia:

Os profissionais dessa área cuidam da saúde, alimentação, reprodução e adaptação ao meio do rebanho. Eles são preparados para planejar e administrar os empreendimentos agropecuários, da produção à comercialização dos produtos finais. Por isso, a atividade do zootecnista deve levar em conta a importância da gestão, do empreendedorismo e da inovação.
 



Sobre o Pravaler
O Pravaler é a principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. A companhia, que foi a primeira fintech fundada no País figurando entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG, também se tornou a primeira edfintech brasileira. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e zero burocrático, a empresa tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. No mercado há mais de 20 anos, tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú e, em 2021, fez sua primeira aquisição, a edtech Amigo Edu, com o objetivo de ampliar seu portfólio de produtos e serviços. Em 2022, incorporou a tecnologia da Jobis,  startup especializada em empregabilidade, com objetivo de criar uma vertical de empregabilidade para auxiliar a entrada de estudantes no mercado de trabalho. Nos anos de 2020, 2021 e 2022, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de R$ 300 milhões e mais de 500 colaboradores apaixonados por educação, a companhia tem como meta ampliar o acesso à educação e contribuir para a transformação da vida de muitas pessoas.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp