22/11/2023 às 13h59min - Atualizada em 22/11/2023 às 16h16min

Scala e Iochpe-Maxion: tecnologia a serviço da otimização dos processos de compra e gestão de estoques de matérias-primas

A estratégia utiliza a solução OptiMax para proporcionar uma visão de planejamento potencializada

Thayna Franzo
Stefanini
Com o objetivo de aprimorar significativamente a gestão de compras e estoque de matérias-primas na cadeia de suprimentos, a Iochpe-Maxion, líder global na produção de rodas automotivas, buscou a Scala, empresa do Grupo Stefanini especializada em Processos, Analytics e Inteligência Artificial, para um novo projeto. A estratégia utiliza as tecnologias oferecidas pela solução OptiMax, para proporcionar uma visão de planejamento altamente otimizada.

A parceria iniciou em novembro de 2022, na fábrica de Cruzeiro, interior de São Paulo, após a prova conceito (PoC) aplicada pela Scala ter contribuído no escopo e nos critérios de sucesso esperados pela multinacional. O projeto apresenta uma perspectiva abrangente de gestão, antecipando as necessidades da Maxion em toda a jornada da cadeia de suprimentos, aprimorando a capacidade de planejar - de forma eficaz - as operações de compra e estoque de matérias-primas, por meio da solução OptiMax, que se baseia na tecnologia da IBM.

A solução, impulsionada por algoritmos de otimização, é baseada em princípios de pesquisa operacional e programação linear, e adota uma metodologia que explora as melhores combinações de suprimento, respeitando lista de materiais para atender à produção das peças utilizadas na fabricação de produtos finais via as ordens de produção.

“Os benefícios desse projeto são notáveis. Otimizar o custo logístico total, ou seja, a soma dos custos de aquisição, frete, estadia, beneficiamento, é um dos resultados mais destacados. Além disso, a utilização da tecnologia IBM na nuvem garante que nossa infraestrutura seja usada de maneira mais eficiente, permitindo escalabilidade para outras regiões onde a Maxion possui filiais”, comenta Danielle Franklin, diretora da Scala.

Com a primeira fase concluída, a Maxion já conta com decisões de compras mais assertivas que determinam quantidades, períodos ideais e antecipações. Para a segunda etapa, a equipe da Scala trabalha na implementação da configuração das ordens de produção no sistema de gestão da SAP, que aprimorará ainda mais a eficiência operacional e a capacidade de atender às demandas dinâmicas do mercado.

“A parceria entre a Iochpe-Maxion e a Scala está impulsionando nossa empresa em direção a um futuro mais eficiente. Para este projeto, estamos prevendo o retorno do investimento em 18 meses. Estamos entusiasmados com as perspectivas futuras e confiantes de que esta colaboração estratégica continuará gerando benefícios significativos para ambas as partes”, ressalta Daniel Magalhães, gerente de logística da Iochpe-Maxion e responsável pelo projeto.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp