21/11/2023 às 10h41min - Atualizada em 22/11/2023 às 16h15min

Estudantes da Maratona Tech se formam em Salvador

A competição impactou mais 1000 cidades em todos os estados brasileiros e o evento de premiação contou com a presença de diversos estudantes

JB
Divulgação

A Maratona Tech, considerada a maior competição de tecnologia do país, chegou à fase final da sua segunda edição. Para encerramento do projeto, um evento de formatura foi realizado no dia 17 de novembro, no Senai Cimatec, em Salvador, na Bahia. A iniciativa envolve professores e estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil e é promovida em parceria entre o Movimento Tech, coalizão que busca despertar o interesse dos jovens pelas carreiras em tecnologia, além de fomentar a formação e empregabilidade de pessoas de baixa renda no setor , e a Associação Cactus, ONG que atua na criação de cultura de protagonismo para jovens por meio da educação.
 

A iniciativa é formada por pessoas e organizações que trabalham para desenvolver jovens e adultos para as possibilidades da carreira em tecnologia, atuando também na capacitação e empregabilidade de novos brasileiros na indústria de tecnologia, fomentando novos empreendimentos. No total, a competição entre as escolas do país saltou de 85.000 no ano passado para mais de 900.000 alunos alcançados neste ano, deste número, 5700 foram premiados. A iniciativa impactou mais de mil cidades em todos os estados brasileiros.
 

Luanna Luna, Head de Educação do iFood e co-fundadora do Movimento Tech 2030, afirma que a Maratona Tech é uma competição educacional que desenvolve o pensamento computacional nos estudantes do fundamental, anos finais e ensino médio. “Independentemente do conhecimento prévio ou recursos escolares a competição atua em uma jornada de aprendizagem. Um dos objetivos é despertar o interesse de jovens para o mundo da tecnologia, além de desenvolver o protagonismo juvenil”, enfatiza.
 

Dos vencedores deste ano, 30 deles, dos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins participaram presencialmente do evento para receber medalhas de ouro, computadores e bolsas de estudo. Cerca de 500 pessoas, de forma híbrida e presencial, compareceram no evento, que também premiou alunos com medalhas de prata e bronze, por meio de transmissão ao vivo.
 

A competição conta com patrocínio ouro do iFood, empresa brasileira de tecnologia, que está entre os mantenedores do Movimento Tech, e também das organizações Accenture, Mercado Livre, FINEP, Raia Drogasil, Fundação Telles, Fundação Behring, Instituto Localiza, Grupo Boticário, Watch TV CI&T, ADA Tech, Copastur e Alura Start.
 

Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Sustentabilidade do iFood, aponta que 8 das 10 profissões que terão maior demanda nos próximos anos são da área de tecnologia, de acordo com um relatório do Fórum Econômico Mundial. “Temos observado que as profissões e habilidades exigidas pelo mercado vêm sendo revisadas constantemente”, analisa Vitti. “Por outro lado, os jovens seguem com o sonho de trabalhar com as mesmas profissões de dez anos atrás. Em cerca de 39% delas, espera-se que haja uma automatização”, acrescenta.
 

Roni Miranda, Secretário de Educação do Paraná, Mila Paes, Secretária de Desenvolvimento, emprego e renda de Salvador, Thiago Dantas, Secretário Municipal de Educação de Salvador, e Naomy Oliveira, Diretora de Inovação e Tecnologia do Rio Grande do Sul, foram alguns dos nomes do poder público que confirmaram presença no evento.
 

A programação da manhã contou com cerimônia de premiação regional e cerimônia nacional, na qual aconteceram as premiações e tour educacional pelo CIMATEC. Na parte da tarde, a agenda se voltou ao poder público, abordando pautas sobre tecnologia e educação.
 

"Foi espetacular acompanhar o impacto da Maratona em meninos e meninas de realidades tão diferentes, desde escolas em pequenas cidades do interior a grandes regiões metropolitanas. Os depoimentos, em todos esses casos, trazem a mesma mensagem - a capacidade da Maratona Tech de apresentar o mundo da tecnologia e encantar estudantes de todo o Brasil." Jefferson Vianna. Presidente da Associação Cactus.
 

Sobre o Movimento Tech

Coalizão de organizações que movem as alavancas necessárias desde a idade escolar até a formação e empregabilidade na área de tecnologia com foco em gerar um setor tecnológico mais forte e justo, com inclusão e equidade para pessoas de baixa renda e perfil sub-representado.
 

Sobre a Associação Cactus

Uma ONG que busca, através da educação e da criação de uma cultura de protagonismo, transformar a vida dos jovens nos contextos mais agrestes, garantindo educação de qualidade e gerando equidade no sistema de ensino público.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp